REVIEW - POLTERGEIST, O FENÔMENO

Para enganos de muitos, este filme foi apenas produzido por Steven Spielberg. Tobe Hooper é
quem recebe os créditos no filme como o diretor.Poltergeist, O Fenômeno é um dos filmes mais aterrorizantes da década de 80. Ele foi rodado contemporaneamente junto a outro grande blockbuster da época, que também tinha a participação de Spielberg, E.T. - O Extra-Terrestre.
Os efeitos especiais criados para o filme foram tão impressionantes quanto o tema em si: possessões espirituais.
Após alguns anos morando num conjunto residencial recém construído, o casal "cabeça" Steve, Diane e seus três filhos parecem constituir uma família feliz. Eles começam, contudo, a perceber fenômenos sobren
aturais ocorrendo dentro de sua casa sem saber que sua filha mais nova Carol Anne, inocentemente, já mantém contato com os seres desconhecidos. Quando num ataque fantasmagórico ela é raptada e aprisionada no mundo dos mortos pelos espíritos que perseguem a sua luz, sua família irá em busca de ajuda. Com o auxílio de um grupo de parapsicólogos, eles terão que enfrentar não apenas os espíritos desencarnados, mas a força do mal
para que possam trazer sua filha de volta.Embora possa parecer fora de época, já que apresenta uma violência superada pela a que já estamos acostumados a ver nas telas dos cinemas nos dias de hoje, Poltergeist ainda impressiona e é capaz de dar bons sustos. As imagens de terror que mais chamam a atenção geralmente são aquelas que podem parecer mais inocentes e que não exige tantos truques de efeitos visuais. Temos como um bom exemplo a macabra cena do palhaço de brinquedo qu
e adquire vida após um jogo de câmera em vários ângulos. O clima de terror que se cria é insuperável.Poltergeist, o Fenômeno já é um dos grandes clássicos do gênero terror produzido pelo hiper-talentoso Steven Spielberg.
Notas:
Enquanto nos créditos, que aparecem nas telas, vimos o nome de Tobe Hooper com diretor existem fortes evidências indicando que o
roteirista/produtor Steven Spielberg foi o responsável pela maioria das decisões de criação do filme, ficando Hooper simplesmente responsável pelo mecanismo de filmagem das cenas.A mão que vai arrancando a carne do rosto do investigador no banheiro é de Steven Spielberg.
O jeito esquisito como os menbros da família descem a escada no início do filme foi filmada com os atores
subindo as escadas de costas e rodando o filme em reverso. O mesmo efeito foi usado mais tarde na cena da gravação dos fenômenos fantasmagóricos.A cena em que a casa é engolida, o que vemos na verdade é uma maquete de cerca de dois metros, e embaixo dela foi posto um aspirador de pó que foi sugando a maquete até a mesma estar dentro do saco por completo.
Steven Spielberg trabalhou na produção deste filme e na produção de E.T. o Extra-Terrestre simultaneamente do começo ao fim.Jerry GoldSmith compôs a trilha sonora para os dois filmes.
Para dar aos fantasmas uma movimentação mais etérea quandos eles aparecem descendo as escadas, o diretor fez com que os atores subissem as escadas de costas e depois revertendo
o filme na edição final.Na cena inicial de televisão o file que aparece sendo exibido é A Guy Named Joe, de 1944, que conta a estória de um piloto que retorna ao mundo como fantasma. Esse filme foi refilmado por Spielberg, em 1989, como Além da Eternidade (Always).
Heather O'Rourke, a Carol-Anne do filme, e Dominique Dunne, que interpretava sua irmã, foram enterradas no mesmo cemitério:
Westwood Memorial Park, em Los Angeles. Dunne foi estrangulada até a morte cerebral pelo seu namorado em 1982, o ano de lançamento do filme. Seis anos depois, após ter filmado a duas últimas seqüência do filme, O'Rourke morreu com uma constipação intestinal.Durante a cena em que Robin (Oliver Robins), o irmão de Carol-Anne, está sendo enforcado pelo palhaço, os braços do boneco em torno do seu pescoço estão muito apertados e Oliver começa a sufocar e
grita 'eu não posso respirar !'. Spielberg, achando que ele estava improvisando, enas o instruiu para olhar para a câmera, até que nota que o rosto do garoto estava ficando roxo. Neste momento ele correu para soltar os braços do palhaço do pescoço de Robin.Drew Barrymore foi considerada para o papel de Carol-Anne, mas Spielberg queria alguém mais angelical. Barrymore fez a audição apenas para esse papel, mas por este teste ela conseguiu o papel em E.T. o Extra-Terrestre.
O efeito de som usado para dar voz a besta foi a fonte para o atual barulho feito pelo leão da MGM.
Quando os escritores Michael Grais e Mark Victor se encontraram com
Spielberg pela primeira vez, eles tinha sido contratados para roteirizar o filme que por fim seria Além da Eternidade. Quando Spielberg mencionou que também tinha uma idéia para um filme sobre fantasmas, Grais e Victor disseram que preferiam esrever uma estória sobre fantasmas do que Além da Eternidade e foi assim que conseguiram o trabalho.Os esqueletos que emergem da piscina enqu
anto Dianne procura por ajuda são de verdade. A atriz JoBeth Williams não sabia disso até depois que a cena fosse filmada.A cena da carne que começa a se movimentar como uma largata, é um pedaço de bife de verdade que anda graças a fios de arame amarros a ela por baixo de uma abertura no balcão que se encontra.
Spielberg produziu a maioria das cenas desse filme. Ele se referiu em entrevista que "se E.T. era um suspiro, Poltergeist era um grito".Foi oferecido um papel a Shirley MacLaine, mas ela desistiu devido ao seu papel em Laços de Ternura.
A cena das cadeiras que se posicionam de forma espetacular sobre a mesa em apenas alguns segundos enquanto Dianne abaixa-se para pegar alguns produtos de limpeza foi filmada em apenas uma tomada. No momento em que a câmera
se afasta focalizando a ação de Dianne, vários menbros da equipe põe em cima da mesa a estrutura já montada das cadeiras e retiram as cadeiras que a contornavam.JoBeth Williams estava hesitante nas filmagens da cena da piscina devido a grande quantidade de equipamentos que se espalhavam sobre e em volta da piscina. Para confortá-la e dar mais segurança
, Spielberg entrou junto com ela na piscina e disse 'se algo der errados nós dois iremos fritar'. A estratégia funcionou.Na verdade Craig T. Nelson e JoBeth Williams são apenas 14 e 11 anos mais velhos que Dominque Dunne que faz o papel de sua filha.
A cena em que Diane abre a porta do quarto e se depara com um grito assustador foi a primeira a ser rodada
.A cena em que Marty alucina quando está olhando para espelho foi a última cena a ser rodada.
Ambos os medos que aterrorizam Robie no filme, vem dos medos reais de Spielberg quando era criança. O do palhaço de brinquedo e o da árvore que é vista no lado de fora da janela.
Spielberg e Hooper quiseram
por no elenco da família Freelings atores pouco conhecidos, pois estrelas conhecidas tirariam um pouco do realismo e do foco centrado na estória.As luzes que aparecem saindo do armário do quarto das crianças foram feitas numa montagem em que a luz era refletida através de um aquário cheio e com um ventilador na frente para dar o efeito de espiral.
Para homenagear George Lucas, Steven Spielberg
decorou o quarto com pósteres e bonecos do Star Wars.A casa utilizada para essas filmagens está localizada em Simi Valley na Califórnia e ainda existe. A família que morava na casa na época das gravações ainda residem lá.
Além das duas aparições que a besta tem durante o filme, no script original ela apareceria mais
uma vez quando estão escutando a fita com a gravação dos espíritos.O fantasma gigante que aparece com cara de um velho e que repentinamente faz uma cara assombrosa, é o homem que iremos conhecer nos próximos filmes como Henry Kane.
A tradução da palavra alemã poltergeist é espírito vagante.
Durante todos as cenas de horror que ocorreram
no filme, apenas uma realmente assustou Heather O'Rourke, a cena em que um ventilador vai lançando os brinquedos dentro do armário e ela tem que se segurar para não ser levada. Ele caiu em desespero, fazendo com que Steven Spielberg parasse o filme, tomando-a em seus braços e prometendo que não teriam que repetir aquela cena novamente.Título original: Poltergeist.
Gênero: Terror.
Ano: 1982.
País de origem: USA.
Duração: 114 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Tobe Hoppe.
Elenco: Heather O'Rourke, Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Dominique Dunne, Oliver Robins, Beatrice Straight.

1 Comments:
Por que nao:)
Post a Comment
<< Home