Wednesday, June 14, 2006

REVIEW - POLTERGEIST, O FENÔMENO


Para enganos de muitos, este filme foi apenas produzido por Steven Spielberg. Tobe Hooper é quem recebe os créditos no filme como o diretor.
Poltergeist, O Fenômeno é um dos filmes mais aterrorizantes da década de 80. Ele foi rodado contemporaneamente junto a outro grande blockbuster da época, que também tinha a participação de Spielberg, E.T. - O Extra-Terrestre.
Os efeitos especiais criados para o filme foram tão impressionantes quanto o tema em si: possessões espirituais.
Após alguns anos morando num conjunto residencial recém construído, o casal "cabeça" Steve, Diane e seus três filhos parecem constituir uma família feliz. Eles começam, contudo, a perceber fenômenos sobrenaturais ocorrendo dentro de sua casa sem saber que sua filha mais nova Carol Anne, inocentemente, já mantém contato com os seres desconhecidos. Quando num ataque fantasmagórico ela é raptada e aprisionada no mundo dos mortos pelos espíritos que perseguem a sua luz, sua família irá em busca de ajuda. Com o auxílio de um grupo de parapsicólogos, eles terão que enfrentar não apenas os espíritos desencarnados, mas a força do mal para que possam trazer sua filha de volta.
Embora possa parecer fora de época, já que apresenta uma violência superada pela a que já estamos acostumados a ver nas telas dos cinemas nos dias de hoje, Poltergeist ainda impressiona e é capaz de dar bons sustos. As imagens de terror que mais chamam a atenção geralmente são aquelas que podem parecer mais inocentes e que não exige tantos truques de efeitos visuais. Temos como um bom exemplo a macabra cena do palhaço de brinquedo que adquire vida após um jogo de câmera em vários ângulos. O clima de terror que se cria é insuperável.
Poltergeist, o Fenômeno já é um dos grandes clássicos do gênero terror produzido pelo hiper-talentoso Steven Spielberg.

Notas:
Enquanto nos créditos, que aparecem nas telas, vimos o nome de Tobe Hooper com diretor existem fortes evidências indicando que o roteirista/produtor Steven Spielberg foi o responsável pela maioria das decisões de criação do filme, ficando Hooper simplesmente responsável pelo mecanismo de filmagem das cenas.
A mão que vai arrancando a carne do rosto do investigador no banheiro é de Steven Spielberg.
O jeito esquisito como os menbros da família descem a escada no início do filme foi filmada com os atores subindo as escadas de costas e rodando o filme em reverso. O mesmo efeito foi usado mais tarde na cena da gravação dos fenômenos fantasmagóricos.
A cena em que a casa é engolida, o que vemos na verdade é uma maquete de cerca de dois metros, e embaixo dela foi posto um aspirador de pó que foi sugando a maquete até a mesma estar dentro do saco por completo.
Steven Spielberg trabalhou na produção deste filme e na produção de E.T. o Extra-Terrestre simultaneamente do começo ao fim.
Jerry GoldSmith compôs a trilha sonora para os dois filmes.
Para dar aos fantasmas uma movimentação mais etérea quandos eles aparecem descendo as escadas, o diretor fez com que os atores subissem as escadas de costas e depois revertendo o filme na edição final.
Na cena inicial de televisão o file que aparece sendo exibido é A Guy Named Joe, de 1944, que conta a estória de um piloto que retorna ao mundo como fantasma. Esse filme foi refilmado por Spielberg, em 1989, como Além da Eternidade (Always).
Heather O'Rourke, a Carol-Anne do filme, e Dominique Dunne, que interpretava sua irmã, foram enterradas no mesmo cemitério: Westwood Memorial Park, em Los Angeles. Dunne foi estrangulada até a morte cerebral pelo seu namorado em 1982, o ano de lançamento do filme. Seis anos depois, após ter filmado a duas últimas seqüência do filme, O'Rourke morreu com uma constipação intestinal.
Durante a cena em que Robin (Oliver Robins), o irmão de Carol-Anne, está sendo enforcado pelo palhaço, os braços do boneco em torno do seu pescoço estão muito apertados e Oliver começa a sufocar e grita 'eu não posso respirar !'. Spielberg, achando que ele estava improvisando, enas o instruiu para olhar para a câmera, até que nota que o rosto do garoto estava ficando roxo. Neste momento ele correu para soltar os braços do palhaço do pescoço de Robin.
Drew Barrymore foi considerada para o papel de Carol-Anne, mas Spielberg queria alguém mais angelical. Barrymore fez a audição apenas para esse papel, mas por este teste ela conseguiu o papel em E.T. o Extra-Terrestre.
O efeito de som usado para dar voz a besta foi a fonte para o atual barulho feito pelo leão da MGM.
Quando os escritores Michael Grais e Mark Victor se encontraram com Spielberg pela primeira vez, eles tinha sido contratados para roteirizar o filme que por fim seria Além da Eternidade. Quando Spielberg mencionou que também tinha uma idéia para um filme sobre fantasmas, Grais e Victor disseram que preferiam esrever uma estória sobre fantasmas do que Além da Eternidade e foi assim que conseguiram o trabalho.
Os esqueletos que emergem da piscina enquanto Dianne procura por ajuda são de verdade. A atriz JoBeth Williams não sabia disso até depois que a cena fosse filmada.
A cena da carne que começa a se movimentar como uma largata, é um pedaço de bife de verdade que anda graças a fios de arame amarros a ela por baixo de uma abertura no balcão que se encontra.
Spielberg produziu a maioria das cenas desse filme. Ele se referiu em entrevista que "se E.T. era um suspiro, Poltergeist era um grito".
Foi oferecido um papel a Shirley MacLaine, mas ela desistiu devido ao seu papel em Laços de Ternura.
A cena das cadeiras que se posicionam de forma espetacular sobre a mesa em apenas alguns segundos enquanto Dianne abaixa-se para pegar alguns produtos de limpeza foi filmada em apenas uma tomada. No momento em que a câmera se afasta focalizando a ação de Dianne, vários menbros da equipe põe em cima da mesa a estrutura já montada das cadeiras e retiram as cadeiras que a contornavam.
JoBeth Williams estava hesitante nas filmagens da cena da piscina devido a grande quantidade de equipamentos que se espalhavam sobre e em volta da piscina. Para confortá-la e dar mais segurança, Spielberg entrou junto com ela na piscina e disse 'se algo der errados nós dois iremos fritar'. A estratégia funcionou.
Na verdade Craig T. Nelson e JoBeth Williams são apenas 14 e 11 anos mais velhos que Dominque Dunne que faz o papel de sua filha.
A cena em que Diane abre a porta do quarto e se depara com um grito assustador foi a primeira a ser rodada.
A cena em que Marty alucina quando está olhando para espelho foi a última cena a ser rodada.
Ambos os medos que aterrorizam Robie no filme, vem dos medos reais de Spielberg quando era criança. O do palhaço de brinquedo e o da árvore que é vista no lado de fora da janela.
Spielberg e Hooper quiseram por no elenco da família Freelings atores pouco conhecidos, pois estrelas conhecidas tirariam um pouco do realismo e do foco centrado na estória.
As luzes que aparecem saindo do armário do quarto das crianças foram feitas numa montagem em que a luz era refletida através de um aquário cheio e com um ventilador na frente para dar o efeito de espiral.
Para homenagear George Lucas, Steven Spielberg decorou o quarto com pósteres e bonecos do Star Wars.
A casa utilizada para essas filmagens está localizada em Simi Valley na Califórnia e ainda existe. A família que morava na casa na época das gravações ainda residem lá.
Além das duas aparições que a besta tem durante o filme, no script original ela apareceria mais uma vez quando estão escutando a fita com a gravação dos espíritos.
O fantasma gigante que aparece com cara de um velho e que repentinamente faz uma cara assombrosa, é o homem que iremos conhecer nos próximos filmes como Henry Kane.
A tradução da palavra alemã poltergeist é espírito vagante.
Durante todos as cenas de horror que ocorreram no filme, apenas uma realmente assustou Heather O'Rourke, a cena em que um ventilador vai lançando os brinquedos dentro do armário e ela tem que se segurar para não ser levada. Ele caiu em desespero, fazendo com que Steven Spielberg parasse o filme, tomando-a em seus braços e prometendo que não teriam que repetir aquela cena novamente.






Título original: Poltergeist.

Gênero: Terror.

Ano: 1982.

País de origem: USA.

Duração: 114 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Tobe Hoppe.

Elenco: Heather O'Rourke, Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Dominique Dunne, Oliver Robins, Beatrice Straight.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Por que nao:)

6:30 AM  

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/