Monday, June 05, 2006

REVIEW - OS BOÊMIOS


Comecei a assistir esse musical meio cético quanto ao resultado. Percebi de imediato que o acabamento era de primeira, mas só aos poucos fui me surpreendendo pela poesia dos diálogos, pela trilha sonora e pela interpretação. Trata-se aqui, de uma peça da Broadway adaptada para o cinema com competência e maestria pelo diretor Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmera Secreta, Esqueceram de Mim). Ele acertou na mosca em trazer de volta temas polêmicos como Aids, drogas e homossexualismo. A problemática se direciona na forma como que pode se conviver com as características e fatalidades que marginalizam o ser humano (Today for Me Tomorrow for You, já dizia o Angel).
Regado com um repertório musical que ecoará na sua cabeça por muito tempo, se não para sempre, Os Boêmios se constituem num hino a amizade, ao amor e a superação.
A história acontece num quarteirão esquecido de um bairro nova-iorquino (East Village), ocupado por artistas maculados cada um com seu drama pessoal. Eles se esforçam para pagar o aluguel (daí o título original do filme Rent, que significa Aluguel). Eles estão ameaçados de serem despejados não só pelo atraso nas mensalidades, mas pelo fato de que o proprietário dos apartamentos pretende demolir o lugar para a realização de outros projetos.
Embora o mote do filme seja o terror imobiliário enfrentado pela comunidade "boêmia" de ficar desalojada, esta não é a parte que interessa do filme, e sim uma desculpa para que outras vozes se manifestem e que o espírito de luta e solidariedade prevaleça. Essa afirmação é demonstrada num tom moderno e longe de ser piegas ou apelativo.
Embora exista cenas em que a pessoa mais sensível correrá risco de derramar lágrimas, a lição de esperança e felicidade é a que triunfa. O sentimento do bem estar e satisfação nos inunda ao final do filme nos mostrando que as dificuldades é que nos maturam e nos ensina a sermos mais positivos e de bem com a vida aproveitando o agora.
Os Boêmios se constitue numa daquelas obras singulares que aparece ocasionalmente e que nos arrebenta marcando de forma definitiva. É filme para ver e rever.

Notas:
Muitos dos nomes escritos nas paredes são de guias da WB tour de Nova Iorque.
Na performance da música "What you own" quando Mark e Roger estão no telhado, dá-se pra ver rapidamente o lado do edífico. Olhando-se de perto se enxerga a palavra ANGEL que está pintada de spray na parede. Isto foi pura coincidência.
A festa de ano-novo tournou-se um evento real e as pessas realmente acabaram festejando de verdade.
Durante "Today 4 U" Angel pula na mesa. Wilson Jermaine Heredia fez a cena em dois takes. O primeiro é o que aparece no filme; no segundo ele escorregou e bateu com os joelhos na quina da mesa.
Depois do Tango de Maureen, quando Joanne esta falando com Maureen no telefone, atrás dela o reflexo na televisão mostra a equipe de filmagem. Esta cena teve que ser levada a Industrial Light and Magic para retirar essa impressão.
Quando Mark e Roger estão conversando, logo após o telefonema dos pais de Mark, se vê ao fundo um pôster do filme Ran de Akira Kurosawa. Ele foi mencionado também na música La Vie Boheme.
A mãe de Mark é interpretada por Randy Graff, esposa do diretor do musical original de Tim Weil.
O DVD apresenta um final alternativo baseado na produção dos palcos com todos as personagens cantando com exceção de Angel. No fim da música Angel aparece e se junta ao grupo.
Originalmente no número "One Song Glory" teria um flashback de April caindo morta no vaso sanitário, porém foi difícil decidir em que momento a cena deveria ser inserida, por isso foi deletada na edição final.
Rosario Dawson disse ter feito uma coreografia elaborada para sua audição da música "Out Tonight". Na hora do seu teste de cena ela ficou tão nervosa que mal conseguia se mover. Convencida que tinha arruinado a sua audição ela deixou a sala desapontada. Entretanto, Chris Columbus ficou tão impressionado com sua apresentação que foi atrás dela e a contratou de imediato.
As personagens de Ali, Gordon, Pam e Sue no Life Support (organização para portadores de AIDS freqüentada por alguns personagens do filme) são nomes de amigos de Jonathan Larson que faleceram devido a AIDS.
Tracie Thoms (Joanne Jefferson no filme) foi ouvida para participar do musical da Broadway inúmeras vezes mas nunca foi selecionada.
Para poder filmar o início da cena que apresenta o número da música "I'll Cover You" teve-se que construir no East Village uma entrada falsa para o metrô.
Embora não apareçam no lançamento dos cinemas, os números do "Halloween" e a segunda parte de "Goodbye Love" foram filmadas. Esses números aparecem no lançamento em DVD.
A primeira parte do filme se passa durante o inverno, mas foi filmada em São Francisco e Nova Iorque durante o verão e primavera, sendo assim toda a fumaça que sai da boca dos personagens (demonstrando a baixa temperatura) são criadas por computador com exceção da que acontece no número "I'll Cover You" onde o hálito quente não foi forjado.
Grande número de peças do figurino foram tirados diretamente da peça.
O primeiro roteiro elaborado acabava revelando a existência de um filme dentro do filme. A medida que a cena final terminava de ser rodada, a câmera se afastava do spot revelando ao seu redor a existência de sem-tetos e viciados em droga numa Nova Iorque real.
Robert DeNiro tentou persuadir seu amigo de longas datas, Martin Scorcese a dirigir a produção, mas o lendário diretor não ficou satisfeito com os ensaios do roteiro que leu e desistiu do projeto.
O toque de guitarra que Roger toca durante o show é baseada na "Musseta's Waltz" de La Boheme.
Spike Lee por muito tempo foi cogitado para dirigir Rent; outros foram Sam Mendes, Rob Marshall e Baz Lurhman.
Taye Diggs (Benny), Wilson Jermaine Heredia (Angel), Jesse L. Martin (Collins), Idina Menzel (Maureen), Adam Pascal (Roger) e Anthony Rapp (Mark) são todos os atores originais da peça Rent de 1996 em seus papéis originais.





Título original: Rent.

Gênero: Musical/Drama.

Ano: 2005.

País de origem: USA.

Duração: 135 min.

Língua: Inglês.

Cor: Cores.

Diretor: Chris Columbus.

Elenco: Anthony Raap, Adam Pascal, Rosario Dawson, Jesse L. Martin, Wilson Jermaine Heredia, Idina Menzel, Tracie Thoms, Taye Diggs .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/