Saturday, May 27, 2006

REVIEW - INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA


O herói Indiana Jones retorna nesta última "cruzada" (está em pré-produção o 4º episódio), cinco anos após enfrentar os desafios do Templo da Perdição. Com uma produção mais requintada e com efeitos especiais mais apurados, este talvez seja o melhor da série até agora. O tema, como sempre, está ligado a um valor moral mas que desta vez esta bem mais explícito. O ingrediente a mais no filme é a preocupação que se dá ao tornar mais humano o arqueólogo exibindo problemas e fatos concernentes à sua vida íntima.
O obstinado Indy não tem escolha e se aventura novamente a procura de seu pai, professor Henry Jones (Sean Connery), que desapareceu misteriosamente na Itália enquanto decifrava o enigma que o levaria a localização do Santo Graal (cálice usado por Jesus na última ceia). O diretor do museu, Marcus (Denholm Elliot), volta a participar deste filme assim como Sallah (John Rhys-Davies) seu amigo egípcio. Mais uma vez as forças do mal são representados pelos nazistas que se apoderam do papel de vilão da mesma forma como ocorreu em Os Caçadores da Arca Perdida.
Indiana Jones e a Última Cruzada começa dando explicações sobre algumas características do personagem desenvolvidas na época em que era escoteiro. O adolescente Indiana é aqui interpretado por River Phoenix. São dados os motivos pelo qual o mesmo tem medo de cobras e de onde surgiu a cicatriz acima de seu queixo. Já comprovamos, também, de imediato que a sua sina em se frustrar sempre que consegue por a mão em um artefato antigo, vem desde sempre. Toda esta primeira parte é narrada num ritmo muito veloz e extremamente agradável.
A dificuldade de relacionamento de Indiana com seu pai também é explorada expondo suas dificuldades no passado e que não foram resolvidas. Essa é a tônica maior do filme: as incongruências entre pai e filho. Alguns momentos engraçados e inusitados advirão disso. Um desses momentos é quando se fecha o triângulo amoroso patrocinado pela beleza da estonteante Elsa Schneider (Alison Doody) que o recepciona logo na chegada em Veneza. Ela é o famoso ingrediente "romance" da aventura.
Indiana Jones é o que há de mais competente para o entretenimento no mercado, sendo assim, que venha o 4º !!!


Notas:
Quando descreveu de que forma ele construiu o personagem de Indiana Jones jovem, River Phoenix respondeu que teve como base não o personagem Indiana Jones adulto, mas no comportamento do ator Harisson Ford fora das filmagens.
Para conseguir o som emitido pelos milhares de ratos utilizados numa cena do filme o designer de som Ben Burtt utilizou o som de milhares de galinhas numa altura de som mais elevada.
No climax do filme quando o templo começa a desabar um dos sons utilizados e de um assistente esfregando um balão.
Está registrado que Steven Spielberg aceitou fazer o terceiro filme por duas razões: 1ª) Para cumprir a trilogia que se comprometeu a fazer com George Lucas; 2ª) Para se redimir do criticismo que recebeu do filme anterior, Indiana Jones e o Templo da Perdição.
Este terceiro filme é o favorito de Spielberg entre os três.
Quando se iniciaram as filmagens da cena dos ratos, os produtores perguntaram a seguradora se eles seriam reembolsados caso se os animais por algum motivo seja indisposição, doença, acidente ou simplesmente porque eles não quissessem atuar. Esse era um assunto delicado, já que um dia de atraso nas filmagens centenas de milhares de dólares são gastos, por isso os experts do fundo Fireman foram capazes de dar uma solução que agradasse os dois lados. Eles perguntaram ao diretor qual o número mínimo de ratos que necessitariam para completar uma filmagem. Se forem usados diferentes angulos de câmera 1000 ratos é o suficiente, foi a respostade Spielberg. Desta forma o Fundo Fireman constituiu a primeira apólice de seguro dedutível de 1000 ratos.
Sean Connery foi desde o início a principal escolha de Spielberg para fazer o papel do pai de Indiana Jones.
Harisson Ford e Pat Roach foram os únicos atores a participarem dos três filmes.
Quando George Lucas e Steven Spielberg se encontraram para discutir sobre um terceiro Indiana Jones, ele queria que a estória se passasse numa mansão mal-assombrada. Spielberg tinha terminado de filmar Poltergeist e queria fazer algo diferente. Lucas veio então com a idéia do Santo Graal e Spielberg adicionou a idéia da sub-estória de pai e filho.
Na seqüencia do esgoto foram utilizados cerca de 1000 ratos mecânicos que foram manipulados pelos técnicos para que combinasse com os ratos reais.
Connery e Ford não usaram calças para filmar a seqüencia do Zepelin. Isso aconteceu principalmente porque o estúdio estava muito quente e Connery não queria suar muito.
Harisson Ford foi uma das pessoas que sugeriu River Phoenix para fazer o papel de Indiana jovem.
Quando filmaram em Veneza eles tiveram a autorização de ter o total controle sobre o Grande Canal entre 06:00 am até 01:00 pm por um dia.
O figurinista Anthony Powell pesquisou os modelos reais dos uniformes nazistas na Europa Oriental para serem usados por todos o soldados alemães no filme.
A produção usou dois tanques para a cena da perseguição com o tanque. Um deles era feito de alumíno. Todo a perseguição durou cerca de 10 dias para ser filmada ao contrário dos 2 dias que tinha se projetado anteriormente.
O templo mostrado no final do filme existe mas não em Alexandretta e sim em Petra na Jordânia. Entretanto não aconteceram filmagens dentro dele. A porta que se vê na entrada é enorme, cerca de oito ou nove metros de altura, e qualquer um pode entrar e sair sem problema algum. Essa passagem leva a um salão vazio da altura de dois andares.
Walter Donovan foi interpretado por Julian Glover e a esposa de Donovan foi interpretada pela esposa de Glover, Isla Blair.
Spielberg fez um tributo à sua própria experiência como escoteiro na abertura inicial do filme.
A cicatriz que Ford tem no queixo resultou de um acidente de carro quando ele tinha por volta de 20 anos, e é explicada de uma outra forma para se adequar ao personagem.
Sean Connery é apenas 12 anos mais velho que Harisson Ford.
No filme o Santo Graal está localizado na República do Hatay perto da cidade de Alexandretta. Houve de fato uma República do Hatay entre 1938/1939 depois do país se declarar independente da Syria Francesa e antes de se tornar província da Turquia. A capital do Hatay era Alexandretta até 1939 quando o nome da cidade mudou para Iskenderum e a capital passou a ser Antioch.
Chris Columbus desenvolveu um roteiro onde Indy viaja a África e duela com um príncipe macaco, mas o roteiro foi rejeitado pro apresentar o negro africano com muitos esteriótipos negativos. Entretanto a seqüencia de perseguição de tanques foi tirada deste projeto.
O chapéu, a jaqueta e o chicote de Indiana Jones encontra-se exposto no Museu Nacional de História Americana Smithsonian. Não se sabe, caso haja uma nova continuação, se os items voltarão ao set de filmagem.
O cavalo utilizado por Indiana também participa de Rambo III como o cavalo do próprio Rambo.
Na cena em que o pai de Indy assusta as "gaivotas" ali de fato não foram gaivotas e sim pombos já que gaivotas não são animais treináveis. Se repararmos de perto perceberemos que existe uma parcela das gaivotas que não se mexem enquanto outras vão se movendo.
Gregory Peck foi cogitado para ser o pai de Indiana Jones.
Numa determinada cena, quando o pai diz que ao invés de ter mandado o diário para o seu filho, deveria ter mandado pra os Irmãos Marx para que não caisse em mãos erradas, se faz aqui uma referência a uma autobiografia de Harpo Marx que afirmou ter roubado um diário, com informações importantes, para fora da Rússia para que não fosse pego pelos inimigos.
Sean Connery estava com 58 anos quando filmou no entanto estava fazendo o papel de alguém com cerca de 75 anos.
A representação de Ford como lorde ingles quando chega ao castelo de Brunwald foi uma referência ao fato de que, embora não seja mencionado no filme, o pai de Indiana era um professor de universidade escocês antes de imigrar para os Estados Unidos para morar em Utah onde Indiana Jones nasceu.
Amanda Redman foi convidada a fazer o papel feminino principal, mas desistiu devido ao se pavor a ratos.
2.000 mil ratos foram criados para esta produção (eles tiveram de se alimentados especialmente já que ratos comuns estariam contaminados com doenças).
Tom Stoppard que reescreveu algumas falas e fez pequenas mudanças no roteiro recebeu 120 mil dólares iniciais e após o sucesso do filme foi lhe dado mais um milhão de dólares como bônus. Seu nome não foi creditado no filme.
Título original: Indiana Jones and the Last Crusade.

Genero: Ação/Aventura.

Ano: 1989.

País de origem: USA.

Duração: 127 min.

Língua: Inglês.

Cor: Cores.

Diretor: Steven Spielberg.

Elenco: Harisson Ford, Sean Connery, Denholm Elliot, Alison Doody, John Rhys-Davies, Julian Glover, River Phoenix.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/