Sunday, May 07, 2006

REVIEW - O ÚLTIMO DOS MOICANOS


Quando comecei a assistir este filme produzido em 1992 me dei conta, mesmo sem computação gráfica, como era plasticamente bem feitas e coreografadas as cenas de batalha. Num mundo em que a tecnologia comanda a realização do inimaginável, ainda assim, os produtores conseguiam criar um realismo e uma beleza tão boa quanto. O Último dos Moicanos é um bom exemplo disso. Desenvolvido ainda num período em que efeitos especiais não tinham tanta relevância como hoje, o filme, que transformou Daniel Day-Lewis em nativo norte americano, é um show de montagem, roteiro, fotografia e trilha sonora complementado com uma direção segura de Michael Mann.
No século 18 quando ingleses e franceses rivalizavam pela posse de territórios nos Estados Unidos, batalhas eram travadas entre os dois países. Os índios, por sua vez, eram persuadidos a tomarem um lado ou outro aliando-se a uma parte. Num ambiente hostil e de guerra, Cora (Madeleine Stowe) e Alice (Jodhi May) chegam da Inglaterra para ficar com seu pai, o Coronel Edmund Munro (Maurice Roëves), que se encontra no Forte William Henry. Elas seguem então ao seu destino escoltadas pelas tropas britânicas, mas durante o trajeto sofrem uma emboscada dos índios, Hurons, que lutam a favor do exército francês. No momento em que seriam assassinadas, as irmãs são defendidas por Nathaniel Poe (Daniel Day-Lewis), inglês, mas que fora adotado por um nativo Moicano após a morte de seus pais. Com a sua ajuda, elas tentarão completar o percurso e sobriverem aos conflitos que ainda estão por vir.
Empolgante e heróico, O Último dos Moicanos é entretenimento de primeira e que não deve nada às produções digitalizadas de hoje em dia.

Notas:
Trevor Jones foi o responsável pela maior parte da trilha sonora do filme. Ele abandonou o projeto antes de ser gravado por motivos de diferença com o diretor Michael Mann. Mann, então, convidou Randy Edelman para terminar a trilha e editar a parte já criada por Jones. Uma de suas condições para isso seria que sua parte ficasse dividida da parte de Jones de forma que se pudesse saber quem foi o autor de cada uma.
A mãe de Jodhi May estava sempre acompanhando as filmagens de sua filha. Ela não autorizaria cenas de amor entre ela e o ator Eric Schweig se o filme exigisse.
Enquanto filmavam as cenas na corredeira a canoa sempre tombava arremessando na água gelada a atriz Jodhi May, sempre tendo que ser resgatada pela equipe.
Daniel Day-Lewis é conhecido por ir aos extremos para compor o seu personagem. Para fazer este filme ele passou meses moranda na selva onde seu personagem deveria ter vivido. Ele sobrevivia caçando, pescando e plantando durante muito tempo antes de se iniciarem as filmagens.
Michael Mann nunca leu o livro que inspirou o filme seja antes ou durante as filmagens.
Jodhi May revelou em entrevista que muito de sua personagem fora cortada na sala de edição.
O lançamento do filme estava previsto para junho de 1992 e fora adiado para setembro do mesmo ano. Isso ocorreu porque a Fox exigiu que o filme fosse reduzido de 3 horas originalmente editada pelo diretor. Michael não se sentiu muito satisfeito com o resultado final, pois não teve tempo suficiente para reeditar o filme como gostaria. Para o relançamento em DVD em 1999, a Fox permitiu que ele reeditasse o filme o que foi acrescentado 12 minutos a mais. Esta versão do DVD é disponível apenas nos Estados Unidos.
Brian Cox foi convidado para participar como o Coronel Munro mas recusou.
Esta versão da adptação do livro difere das demais pois em todas as outras o Coronel Munro é salvo por Nathaniel.
Diferente do que ocorreu na ficção da história, registros e entrevistas de pessoas que sobreviveram ao ataque, feitas pelo escritor James Fenimore Cooper, mostram que a agressão feita pelos Hurons, quando os ingleses abandonam o forte após a rendição, se deu apenas contra a milícia colonial e os índios aliados. Os soldados efetivos estavam na coluna da frente junto com o coronel Munro protegido por soldados franceses. O coronel só veio a saber que a coluna tinha sido atacada quando chegou ao forte Edward. Os britânicos utilizaram este episódio para fomentar o ingresso de colonos para guerrear contra a frança.
Ganhou o Oscar de Melhor Som.


Título original: The Last of The Mohicans.
Gênero: Ação/Aventura.

Ano: 1992.

País de origem: USA.

Duração: 117 min.

Língua: Inglês.

Cor: Cores.

Diretor: Michael Mann

Elenco: Daniel Day-Lewis, Madeleine Stowe, Jodhi May, Eric Schweig, Maurice Roëves.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Filme excelente, tanto o enredo quanto a trilha sonora.Filme que, mesmo sendo de 1992, que não tinha tanta tecnologia quanto atualmente,consegue ser melhor que muitos de agora.

8:15 PM  

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/