REVIEW - 16 QUADRAS
Assistir um filme com Bruce Willis no elenco e com o comando de Richard Donner (série Máquina Mortífera, Os Gonnies, O Feitiço de Áquila) é quase certeza que uma boa trama nos aguarda. O primeiro realmente é especialista em interpretar policiais das mais diferentes índoles enquanto o diretor é um dos mais competentes e experientes nos gêneros de Ação/Policial/Aventura.
Em 16 Quadras o ex-marido de Demi Moore interpreta Jack Mosley, agente do distrito de Nova Iorque depressivo e em decadência. Sua amargura e insatisfação com o seu trabalho se mostram claramente visíveis e seu maior refúgio (eita clichê!) é a bebida. Ele recebe a missão (a contra gosto) de escoltar uma importante testemunha chamada Edward - "Eddie" (Mos Def) da carceragem onde se encontra até à sessão de audiência na corte do Tribunal o que são apenas 16 quadras ou menos de 7 minutos. O que ele não contava era que criminosos tentariam interceptar esse traslado, com o fim de executar o informante que poderá destruir suas vidas. Esta perseguição é que se constitue o foco central da trama e durante os acontecimentos mudanças profundas vão se operando no caráter de Jack e na negatividade com que vê o mundo.
Como toda boa produção Hollywoodiana que se preze, a estória se desdobra para que se tenha um resultado heróico afirmando que há algo de bom no fundo de todos nós que precisa ser descoberto.
Dá-se destaque a performance do ator negro, Mos Def cuja caracterizão do personagem dá um aumento incomum a tônica de tensão do filme quando põe em risco sua seguraça por estar sempre "falando pelos cotovelos", principalmente nas horas impróprias em que o silêncio é vital. Esse linha desenvolvida pelo diretor em até certo ponto é utilizada de forma muito inteligente com o intuito de aumentar a expectativa guiando até o clímax. Mas o erro residiu exatamente neste ponto: o clímax chegou e foi embora mas o diretor se esqueceu de gritar "corta". Num determinado ponto 16 Quarteirões estaria encerrado de forma satisfatória mas a coisa não parou por ai, infelizmente. Ocorreu que os 30 minutos finais do filme tornaram-se um pouco cansativos com a tentativa de se recriar o cenário e se ter fôlego para o desfeche final.
O detalhe negativo, embora exista, não prejudica o conjunto que teve pilares muito mais fortes com o elenco e também com a direção que usou e abusou do susto circunstancial.
Notas:
Bruce Willis inicialmente quis Ludacris para fazer o papel de Eddie.
Título original: 16 Blocks
Gênero: Policial.
Ano: 2006.
País de origem: USA/Germany.
Duração: 105 min.
Língua: Inglês.
Cor: Cores.
Diretor: Richard Donner.
Elenco: Bruce Willis, Mos Def, David Morse.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home