REVIEW - TUBARÃO II
Ainda seguindo o vácuo deixado pela avalanche Tubarão (1975), chegou as telas, em 1978, uma continuação de um dos filmes mais populares de todos os tempos, Tubarão II. Como todo filme que segue um antecessor tentando obter o mesmo êxito, o problema enfrentado é o mesmo: roteiro previsível. Não é tarefa fácil dar seqüencia a um filme quando ele por si só já esgotou as opções que o diferenciam. Uma nova estória seguindo os passos do primeiro sucesso em que se baseia é um grande risco. Um filme de contornos tão marcantes e que influenciaram de forma tão inovadora não pode ter sua idéia massacrada em continuações pois estará se expondo ao fracasso comercial e artísitico. A comparação é inevitável e é nela que reside o perigo em filmar uma segunda parte de uma estória cujo assunto tivera já sido explorado da forma mais genial possível.
Tubarão II tem o mesmo elenco que compõe o primeiro filme. Aqui um outro Tubarão enlouquecido aparece levando, novamente, pânico à ilha de Amity. Igualmente como ocorreu no primeiro filme, em Tubarão II, as autoridades locais, lideradas pelo prefeito Larry Vaughn (Murray Hamilton) , não levam em consideração o alerta de perigo feito pelo chefe de polícia Brody (Roy Scheider). Um punhado de novas vítimas é o resultado deste novo descaso.
Como era de se esperar nada de foi acrescentado, absolutamente NADA. A maior diferença é que o foco dos ataques ficam direcionados a um grupo de adolescentes que saem em regata com seus veleiros tornando-se alvos fáceis do poderoso peixe.
Espero que não existam tantos Tubarões assassinos quanto parece haver para o produtores dessa quadrilogia (ainda existem mais dois filmes, Tubarão 3 e 4) caso contrário acaberemos torcendo pelos tubarões.
Notas:
O diretor original do filme era Jonh D. Hancock mas este fora despedido e substituido por jeanot Szwarc.
Steven Spielberg e Richard Dreyfuss foram convidados para dirigir e atuar esta continuação entretanto como as filmagens de Contatos Imediatos de 3º Grau estavam atrasadas ele recusaram a participação.
Na varanda da frente da casa de Brody tem um vaso de planta pintado com um amarelo bem vivo. Esta vaso foi usado como uma das barreiras no primeiro tubarão.
No roteiro final do script, Marge e o homem do helicóptero sobrevivem ao ataque do tubarão se escondendo nas bolhas do helicóptero. No final eles são vistos chegando a Cable Junction então presumidadamente sobrevivem no filme.
Quando a equipe voltou para filmar em Marth Vineyard já era outono e as árvores já haviam perdido suas folhas. Para parecer verão, a equipe de produção colou folhas falsas para dar a idéia de que ainda era verão.
A cena do helicóptero levou 4 dias para ser filmada.
O cameraman usou uma cela de cowboy para filmar algumas cenas em cima do tubarão.
Título original: Jaws 2
Gênero: Suspense/Ação.
Ano: 1978
País de origem: USA
Duração: 116 min.
Língua: Inglês.
Cor: Cores.
Diretor: Jeannot Szwarc.
Elenco: Roy Scheider, Murray Hamilton, Lorraine Gary.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home