Sunday, April 16, 2006

REVIEW - A MULHER FAZ O HOMEM


Dirigido pelo mestre Frank Capra, especialista em mostrar que as virtudes do homem superam os seus vícios, A Mulher faz o Homem reflete de forma bem elucidativa o período em que o filme foi feito, no pré-guerra e pós-crash da bolsa de valores. A lição patriótica é incontestável e funciona, entretanto o filme tem um valor que hoje em dia seria visto mais como didático do que como uma trama inesquecível devido a ingenuidade que se desenrola a estória, tendo como tema corrupção política . Jefferson Smith (James Stewart), jovem líder dos escoteiros em Jackson, é posto no cargo de senador por raposas políticas locais e um alto empresário da região, após o falecimento do que deteria a vaga. Ao assumir o cargo o mesmo percebe que seus ideais de bem-feitorias ao seu estado natal não interessam àqueles que lhe puseram no poder. Ele se dá conta que foi levado a Washington apenas como fantoche, tendo que obedecer aos comandos do magnata da sua região, que é o responsável por patrocinar os políticos corruptos num ato que já se tornara institucional. O seu posicionamento heróico em combater o desvio de verbas e a tomada de recursos públicos para construção de obras, que beneficiam apenas uma minoria, toma corpo quando Clarissa Saunders (Jean Arthur), uma experiente secretária de gabinete no congresso, se apaixona por ele e, nos bastidores, passa a ajudá-lo a enfrentar as artimanhas usadas para desmoralizá-lo perante a opinião pública. Os instantes finais do filme são antológicos e temos a impressão que toda a expectativa criada é para este momento. Percebam que o título em português está mais de acordo com a trama do que o original, dado ao destaque da personagem Clarissa Saunders.


Notas :
Restaurado pelo valor de cem mil dólares pelo congresso americano, A Mulher faz o Homem está listado entre os 100 melhores filmes americanos pelo Instituto Nacional de Cinema dos Estados Unidos.
As cenas em que James Stewart percorre extasiado os monumentos em Washington foram editadas, pois não fora permitido a produção filmar perto deles.
O filme fora rejeitado pelos políticos de Washington, na época, pela forma que o filme os retratou. Também fora banido nos países de ditatura fascista pois temia-se que a população percebesse que a democracia funcionava como forma de governo.

Título original: Mr. Smith Goes to Washington

Gênero: Drama.

Ano: 1939

País de origem: USA.

Duração: 129 min.

Língua: Inglês.

Cor: Preto e Branco.

Diretor: Frank Capra

Elenco: Jean Arthur, James Stewart, Claude Rains

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/