Tuesday, April 25, 2006

REVIEW - DOOM A PORTA DO INFERNO


Chega às telas mais um filme baseado nos games para Pc. Doom foi uma grande febre espalhada pelos computadores dos adolescentes durante toda a década de 90. Estranhamente apenas agora, após o pico da "coqueluche", é que foi feita uma adptação ao cinema. Infelizmente o filme em nenhum momento decola e ficamos com aquela impressão de que ele é sustentado apenas pelo fato de dar-nos uma estória com um certa diretriz àquele jogo que começa já em ritmo frenético.
Melhor que A Casa da Morte (sem dúvida alguma, o pior filme de adptação de jogos já feito) e inferior ao charme de Resident Evil (leia-se Milla Jovovich), Doom nos conduz a um cenário aquém daquele que imaginaríamos que fosse.
No ano de 2145 laboratório espacial em Marte é contaminado por vírus mutante e uma equipe de cientistas fica presa dentro da área restrita em regime de quarentena. Pelotão de elite é designado para descontaminar a área e verificar o que ocorreu realmente no laboratório, salvando os cientistas e recuperando os registros e informações.
A idéia de experiência genética transformando homens em zumbis é clássica e já foi mais do que explorada nos recentes filmes de suspense/terror/ficção high-tech. Doom acrescenta pouca coisa ou praticamente nada ao que se já sabe sobre os monstros sintéticos dos filmes desse gênero. Nem mesmo as atuações dão uma compensação maior, caso o enredo do filme não convença àqueles que desconheçam completamente o game. Os efeitos especiais não apresentam nada de espetacular e se mantém como medianos comparados com os da atuais safra. A interpretação de Dwayne 'The Rock' Johnson (O Retorno da Múmia, Escorpião Rei) como Sarge, o líder dos marines que invade o local, é simplesmente horrível! Ele não sabe interpretar nem ele mesmo. A direção do filme ainda ajudou a piorar a situação do rapaz dando uma inconstância na personalidade da personagem. Em um momento ele é o líder preocupado com a sobrevivência de todos, em outro momento ele pouco se importa com qualquer um. Pense na confusão!
Notas:
A personagem de Sarge foi inspirado em Master Sergeant Thomas Kelly um das principais figuras do game Doom 3.
O nome do cientista lider da equipe Tood Carmack é em homenagem aos sócios da ID Software Todd Hollenshead e John Carmack criadores do game Doom inclusive do Doom 3 no qual o filme foi baseado.
Foi oferecido a 'The Rock' o papel para interpretar John Grimm mas o mesmo recusou alegando que achava o papel de Sarge mais interessante.
Uma explosão nuclear destruindo as instalações da base de pesquisa em Marte foi filmada mas foi descartada na edição final.
Algumas cenas foram eliminadas devido ao alto grau de violência digital utilizada.
A seqüencia do atirador em 1ª pessoa demorou 14 dias para ser filmada.
O orçamento foi de US$ 70 milhões.



Título original: Doom.
Gênero: Ação / Ficção Científica / Terror.
Ano: 2005.
País de origem: USA / República Tcheca.

Duração: 113 min.

Língua: Inglês.

Cor: Cores.

Diretor: Andrjez Bartikowiak.
Elenco: The Rock, Karl Urban, Rosamund Pike.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/