Wednesday, May 10, 2006

REVIEW - BATMAN BEGINS


O mais filmado super-herói de todos ganha sua melhor versão. Batman Begins surpreende como sendo o melhor comics já tranposto para as telas e, sem dúvida alguma, a melhor aparição de Batman levada ao vídeo. Sendo fiel a origem dos quadrinhos o diretor consegue personificar de forma adulta e menos caricata que as anteriores, desenvolvendo bem toda a biografia do justiçeiro, dando credibilidade as suas angústias e medos. Com um visual muito mais elaborado que os outros Batmans, esta mais nova roupagem do homem morcego é tão grandiosa quanto o personagem em si. O público é levado quase que instantaneamente à satisfação logo nas primeiras cenas que já se mostram sedutoras.
A vida de Bruce Wayne (Christian Bale) é contada desde a sua infância, estabelecendo seus traumas. As imagens são construídas através de suas memórias enquanto já adulto. O recurso de narrativa através de flashbacks manteve um bom ritmo no início do filme enquanto o personagem ainda não se desenvolve em seu produto final. Todo o psicológico do milionário é destrinchado ao mesmo tempo que o herói vai nascendo, o que acaba nos fazendo cúmplices de toda a sua saga.
Após perigrinação pelo mundo, Bruce acaba adquirindo experiências em diversas situações: tortura, prisão e inclusive tratamento intensivo para formação de um guerreiro ninja. Esse somatório de desafios acabam, por fim, lhe dando uma identidade e uma motivação com os conhecimentos adquiridos. Empenhado com a sua necessidade de propagar a justiça, o herdeiro das empresas Wayne se estabelece em sua cidade natal, Gotham City, e passa a combater a corrupção que assola todos os estratos sociais. Ao seu lado estará com ele o mordomo Alfred (Michael Caine), seu amor de infância e amiga, a promotora Rachel Dawes (Katie Holmes), o cientista Lucius Fox (Morgan Freeman) e o policial Jim Gordon (Gary Oldman).
Todos os atores tem um boa atuação com exceção de Cillian Murphy cuja interpretação é canastrona, forçada e pouco convincente (na verdade ainda não assisti nenhum trabalho convincente deste ator).
Batman Begins está no seleto grupo das poucas refilmagens que deram certo e que, ainda por cima, consegue superar o original.

Notas:
Para as cenas de alucinação foi criada uma outra máscara para o espantalho, mas essa não foi mostrada no filme. Ela era mais orgânica e colada ao rosto do ator.
O close panorâmico da casa da Liga das Sombras em cima das montanhas é uma maquete.
Antes de Christian Bale fora cogitado para o papel do Batman: Ashton Kutcher, David Boreanaz, Hugh Dancy, Joshua Jackson, Jake Gyllenhaal, Billy Crudup, Eion Bailey, Henry Cavill, Cillian Murphy. O diretor gostou tanto da audição de Cillian Murphy que escalou ele para o papel do Dr. Jonathan Crane.
Marilyn Manson fora cogitado para o papel do Dr. Jonathan Crane.
Querendo usar mais efeitos práticos possíveis e menos truques de câmeras, ele pediu para a produção que criasse um batmóvel que pudesse ter bons efeitos utilizando os próprios recursos do carro e as habilidades dos dublês.
O Batmóvel foi feito sob encomenda pela Interco Tire Corporation e está avaliado em meio milhão de libras. Umas das suas características impressionantes é chegar a 150 Km por hora em 6 segundos e precisar de apenas um galão para rodar por 17 km.
Chritopher Nolan não viu necessidade de um diretor assistente. Ele acompanhou pessoalmente todos os 129 dias de filmagem necessárias para concluir o trabalho.
Muitos dos utensílios e mecanismos do personagem principal, incluindo seu traje e sua capa, foram baseadas na tecnologia militar atual.
Durante as entrevistas para promover o filme Christian Bale continuou utilizando o sotaque americano que adotou para fazer o papel de Bruce Wayne/Batman. Ele não queria que os fãs de Batman se sentissem confusos porque Batman, uma instituição americana, estava sendo interpretada por um britânico (Galês).
Ao contrário dos outros Batmans em que a Batcaverna era demonstrado por um cenário de cores fuscas pintadas a mão ou pelo computador, o cenário deste ambiente em Batman Begins é um todo um set em escala real da Batcaverna. Não fora utilizado nenhum efeito especial.
Christian Bale fez uma audição para o papel de Robin em Batman Forever (1995).
Os Sets do filme foram construidos no hangar Admiralty nº 2, um dos maiores do mundo. Seu espaço interno corresponde ao tamanho de 16 piscinas olímpicas.
Viggo Mortenssen e Daniel Day-Lewis recusaram o papel de Liam Neeson.
Kurt Russel e Dennis Quaid foram cotados para o papel de James Gordon.
Uma frase atribuida a Christian Bale, que se referia a fantasia de Batman, estampava a parte de trás das camisas (o departamento de figurino fez como brincadeira) era "é quente, escura, me faz suar e dá dor de cabeça".
O título mudou por várias vezes. Já foi Batman 5, Batman: o assustador. Para previnir vazamento no roteiro fora intitulado também de O Jogo da Intimidação, e, por fim, Batman Begins.
Anthony Hopkins não aceitou o papel do mordomo Alfred.
Laurence Fishburn fora considerado para o papel de Lucius Fox.
Quando Liam Neeson e Christian Bale estavam filmando a cena da luta sobre o lago congelado eles podiam ouvir o gelo se partindo embaixo de seus pés. No dia seguinte o o gelo estava derretido.
Quando o diretor pediu para Christian engordar ele aumentou seu peso acima do esperado e teve que fazer um regime para parecer com a musculatura mais definida.
Nas cenas filmadas que Batman é puxado pelo trem foi usada tanta fumaça que, após os takes o vapor, faz "chover" vários minutos sobre o elenco e equipe de produção.
Ewan McGregor foi cogitado para o papel do espantalho.
O elenco mais conhecido do filme a principio não sabia que se tratava de um filme sobre Batman já que receberam um script intitulado O Jogo da Intimidação. Michael Caine disse que quando leu o roteiro pensou se tratar de um filme sobre gângsters.
A arma que Bruce joga no rio é uma Taurus de fabricação brasileira de seis tiros.
Na época em que o filme foi lançado, a revista Forbes avaliou que para se tornar um Batman seriam necessários 3,5 milhões de dólares.
Diferente da maioria dos outros personagens que já existiam em Batman ou em qualquer dos DC comics a personagem de Katie Holmes foi criada pelo diretor Christopher Nolan e pelo roteirista David S. Goyer. Eles criaram a personagem já tendo em mente Katie para sua interpretação. Nenhuma atriz estava cogitada para o papel.
Antes de começar a filmar, Christopher Nolan exibiu para a equipe o filme Blade Runner e disse que era daquele jeito que queria que fosse Batman.
Os produtores estavam tão preocupados com o batmóvel que durante as filmagens numa rodovia em Chicago pediram para o dublê fazer os movimentos com bastante calma. Isso causou grandes congestionamentos na highway chegando até a ser reportado pelo noticiário na época. As filmagens com o batmóvel foram acompanhados por vários policiais bem como causou diversos engarramentos na cidade.
Enquanto filmava em Chicago um motorista bateu contra o batmóvel. O motorista estava bêbado e pensou que se tratasse de uma espaçonave alienígena.
Todo um quarteirão de Gotham City foi inspirado numa favela de Honk Kong chamada Kowloong que fora demolida em 1994. A criação foi feita num galpão convertido em hangar.
No trailler de Christian Bale, ao invés do seu nome tinha escrito Bruce Wayne.


Título original: Batman Begins
Genero: Ação/Aventura

Ano: 2005.

País de origem: USA.

Duração: 141 min.

Língua: Inglês.

Cor: Cores.

Diretor: Christopher Nolan.
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Katie Holmes, Liam Neeson, Gary Oldman, Cillian Murphy, Tom Wilkinson, Morgan Freeman, Rutger Hauer, Linus Roach.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/