REVIEW - INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Não se pode pensar em filmes de aventura sem ter em mente a bem sucedida trilogia dirigida por Steven Spielberg, produzida por George Lucas e estrelada por Harisson Ford. Adultos, crianças e adolescentes que cresceram sob o manto cultural dos anos 80 se identificam prontamente com as aventuras do arqueólogo que enfrenta todos os tipos de vilões para impedir que tesouros valiosos fiquem nas mãos dos bandidos. A cultura Indiana Jones permanece até hoje com sua legião de aficionados que aguardam o lançamento do 4º episódio. Embora o último lançamento já date quase 20 anos, eles continuam sendo um dos maiores exemplos de cinema de entretenimento e diversão existentes até hoje. As cenas antológicas, que já entraram para a história da sétima arte, é sempre referência à cultura hollywoodiana de filmes campeões de bilheteria. Em Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, o professor Jones é contactado por representantes do governo dos Estados Unidos para achar a Arca da Aliança onde estão contidas as tábuas entregues a Moisés por Deus no monte Sinai. É necessário que ele consiga descobrir sua localização antes que os nazistas a encontre pois seria um desastre se um artefato com tal poder caísse em mãos erradas. Ele parte em busca de pistas que indiquem o local preciso em que a Arca se encontra. Ajudado por sua antiga namorada Marion (Karen Allen) - que dá ao filme o ingrediente romance; e pelo seu amigo egípcio Sallah (John Rhys-Davies), Indy disputará contra o exército alemão a posse da Arca Perdida.
O filme já se inicia em alta-voltagem com Indiana já se confrontando com o Dr. Rene Belloq seu rival na procura pela arca. Só que nesta primeira ocasião o embate se dará por conta de um outro achado arqueológico feito na Amazônia. É neste início que temos a cena memorável da grande rocha rolando para esmagá-lo durante sua fuga da caverna que está repleta de armadilhas.
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida é um longa-metragem para se divertir apenas. Não devemos nos deter á lógica ou ao bom senso. Não interessa o quão inverossímel possa ser a situação, pois o principal aqui é a aventura e a expectativa do bem que sempre triunfa.
Notas:
Tom Selleck estava foi cogitado para o papel de Indiana Jones mas devido à série de TV Magnum não pode fazê-lo. Entretanto em uma dos capítulos de Magnum, Selleck parodiou Indiana Jones usando o chapéu, chicote e as armadilhas mirabulosas do filme.
Tom Selleck foi a segunda opção para o papel de Indiana Jones, a primeira era Harisson Ford mas George Lucas não concordava pois Ford já tinha participado de American Grafitti e Guerra nas Estrelas.
Nick Nolte recusou o papel de Indiana Jones.
Steven Spielberg queria Danny DeVito para o papel de Sallah mas este não pode aceitar pois estava compromissado filmando Taxi na ocasião.
A cena em que Indiana Jones ameaça explodir a Arca com uma bazooca foi filmado no mesmo canyon na Tunísia utilizado para filmar a cena em que R2-D2 foi raptado pelos Jawas em Guerra nas Estrelas.
Na filmagem da cena da Câmara das Almas os produtores foram em todos os Petshops de Londres e do sul da Inglaterra a fim de encontrarem tantas cobras domesticadas quanto fosse possível. Mesmo que elas fossem de áreas geográficas diferentes. Mesmo assim como não haviam cobras suficientes para a cena, Steven Spielberg utilizou mangueiras cortando-as num determinado padrão para dar idéia de se ter um número maior do que realmente existia.
Ford machucou severamente o quadril na cena em que é puxado para trás do caminhão.
A cena em que Ford e puxado para baixo e depois para trás é uma homenagem ao dublê Yakima Canutt do filme Stagecouch de John Ford de 1939 que realiza uma cena semelhante com muito realismo. O dublê Terry Leonard tinha tentado fazer o mesmo um ano antes no filme The Legend of the Lone Ranger mas falhou conseguindo só realizar esse seu sonho com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida.
Uma lâmina de vidro separava Harisson Ford da perigosa cobra Naja que se arcou para atacá-lo quando ele cai na Câmara das Almas. A cobra chegou a lançar um jato de veneno contra o espelho.
O som das cobras se movimentando na Câmara das Almas foi criado pelo engenheiro de som. Ele enfiou o dedo num pedaço de queijo na caçarola quente. Outra técnica usada por ele para incrementar ainda mais o som foi colando esponjas molhadas à borracha de uma prancha de skate.
Pretendia-se inicialmente criar uma aventura de baixo orçamento, o valor final foi de 22 milhões de dólares, três vezes mais que o esperado.
Foi a maior bilheteria de 1981.
George Lucas sonhava com a idéia de fazer um filme sobre as aventuras de um arqueologista ao mesmo tempo que veio a idéia de filmar uma estória espacial tipo Flash-Gordon que acabou se tornando Guerra Nas Estrelas (1977).
Tradicionalmente quando um de seus filmes está para estreiar George Lucas se refugia em um local mais distante possível. Quando Guerra Nas Estrelas estreiou George estava no Hawai e a ele se juntou Steven Spielberg. Quando as bilheterias já denunciavam que Star Wars seria um grande hit ele relaxou e ficou mais à vontade para discutir outros assuntos com seu amigo. Em um determinado ponto, Steven revelou a George que gostaria de um dia dirigir um filme tipo James Bond. George respondeu, então, que tinha uma idéia melhor ainda: um filme de aventura chamado Os Caçadores da Arca Perdida. Esta conversa surgiu quando os dois estavam fazendo um castelo de areia. Após a viagem eles se reuniram e escreveram o roteiro de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida juntos com Lawrence Kasdan.
A cena de abertura no templo Sul-Americano é parcialmente baseado nas estórias clássicas do Pato Donald, Tio Patinhas e seus sobrinhos como exploradores que foram escritas pelo artista Carl Barks. Muitas dessas revistas em quadrinhos inspiraram Spielberg e Lucas que costumavam ler os gibis desde os 12 e 15 anos.
Embora tivesse o time dos sonhos por trás do filme, George Lucas e Steven Spielbergrg, incialmente todos os estúdios recusaram a produção. Após muita persuassão a Paramount aceitou fazê-lo.
George Lucas trabalhou como diretor secundário em algumas cenas do filme.
Phillip Kaufman divide os créditos da estória junto com George Lucas pois nos anos sententa eles sonharam em fazer o filme juntos. Foi idéia de Kaufman de desenvolver o projeto de Os Caçadores da Arca Perdida. Inicialmente Kaufman seria o diretor.
Foi a primeira vez que Steven Spielberg dirigiu no Reino Unido.
Rodar na Tunísia provou ser tão desgastante e cansativo que Steven conseguiu diminuir para 4 semanas e meia o que seria gravado em apenas 6 semanas. Isso ajudou a produção a concluir a fotografia principal com antecedência de 12 dias.
A desgastada jaqueta de Indiana Jones era novinha. Ela foi aritificialmente desgastada pelo departamento de figurino. Haviam 10 jaquetas para o uso geral e para os dublês.
O chapéu de Indiana Jones foi comprado na famosa chapelaria Herbert Jonhson em Saville Row, Londres.
Marca a estréia de Alfred Molina no cinema. Sua primeira cena no primeiro dia de filmagens envolvia estar coberto com tarântulas.
A bola gigante que persegue Indiana Jones no início do filme é feita de fibra de vidro. O efeito sonoro quando ela esta rolando é o barulho de um Honda Civic descendo uma serra.
O filme já se inicia em alta-voltagem com Indiana já se confrontando com o Dr. Rene Belloq seu rival na procura pela arca. Só que nesta primeira ocasião o embate se dará por conta de um outro achado arqueológico feito na Amazônia. É neste início que temos a cena memorável da grande rocha rolando para esmagá-lo durante sua fuga da caverna que está repleta de armadilhas.
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida é um longa-metragem para se divertir apenas. Não devemos nos deter á lógica ou ao bom senso. Não interessa o quão inverossímel possa ser a situação, pois o principal aqui é a aventura e a expectativa do bem que sempre triunfa.
Notas:
Tom Selleck estava foi cogitado para o papel de Indiana Jones mas devido à série de TV Magnum não pode fazê-lo. Entretanto em uma dos capítulos de Magnum, Selleck parodiou Indiana Jones usando o chapéu, chicote e as armadilhas mirabulosas do filme.
Tom Selleck foi a segunda opção para o papel de Indiana Jones, a primeira era Harisson Ford mas George Lucas não concordava pois Ford já tinha participado de American Grafitti e Guerra nas Estrelas.
Nick Nolte recusou o papel de Indiana Jones.
Steven Spielberg queria Danny DeVito para o papel de Sallah mas este não pode aceitar pois estava compromissado filmando Taxi na ocasião.
A cena em que Indiana Jones ameaça explodir a Arca com uma bazooca foi filmado no mesmo canyon na Tunísia utilizado para filmar a cena em que R2-D2 foi raptado pelos Jawas em Guerra nas Estrelas.
Na filmagem da cena da Câmara das Almas os produtores foram em todos os Petshops de Londres e do sul da Inglaterra a fim de encontrarem tantas cobras domesticadas quanto fosse possível. Mesmo que elas fossem de áreas geográficas diferentes. Mesmo assim como não haviam cobras suficientes para a cena, Steven Spielberg utilizou mangueiras cortando-as num determinado padrão para dar idéia de se ter um número maior do que realmente existia.
Ford machucou severamente o quadril na cena em que é puxado para trás do caminhão.
A cena em que Ford e puxado para baixo e depois para trás é uma homenagem ao dublê Yakima Canutt do filme Stagecouch de John Ford de 1939 que realiza uma cena semelhante com muito realismo. O dublê Terry Leonard tinha tentado fazer o mesmo um ano antes no filme The Legend of the Lone Ranger mas falhou conseguindo só realizar esse seu sonho com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida.
Uma lâmina de vidro separava Harisson Ford da perigosa cobra Naja que se arcou para atacá-lo quando ele cai na Câmara das Almas. A cobra chegou a lançar um jato de veneno contra o espelho.
O som das cobras se movimentando na Câmara das Almas foi criado pelo engenheiro de som. Ele enfiou o dedo num pedaço de queijo na caçarola quente. Outra técnica usada por ele para incrementar ainda mais o som foi colando esponjas molhadas à borracha de uma prancha de skate.
Pretendia-se inicialmente criar uma aventura de baixo orçamento, o valor final foi de 22 milhões de dólares, três vezes mais que o esperado.
Foi a maior bilheteria de 1981.
George Lucas sonhava com a idéia de fazer um filme sobre as aventuras de um arqueologista ao mesmo tempo que veio a idéia de filmar uma estória espacial tipo Flash-Gordon que acabou se tornando Guerra Nas Estrelas (1977).
Tradicionalmente quando um de seus filmes está para estreiar George Lucas se refugia em um local mais distante possível. Quando Guerra Nas Estrelas estreiou George estava no Hawai e a ele se juntou Steven Spielberg. Quando as bilheterias já denunciavam que Star Wars seria um grande hit ele relaxou e ficou mais à vontade para discutir outros assuntos com seu amigo. Em um determinado ponto, Steven revelou a George que gostaria de um dia dirigir um filme tipo James Bond. George respondeu, então, que tinha uma idéia melhor ainda: um filme de aventura chamado Os Caçadores da Arca Perdida. Esta conversa surgiu quando os dois estavam fazendo um castelo de areia. Após a viagem eles se reuniram e escreveram o roteiro de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida juntos com Lawrence Kasdan.
A cena de abertura no templo Sul-Americano é parcialmente baseado nas estórias clássicas do Pato Donald, Tio Patinhas e seus sobrinhos como exploradores que foram escritas pelo artista Carl Barks. Muitas dessas revistas em quadrinhos inspiraram Spielberg e Lucas que costumavam ler os gibis desde os 12 e 15 anos.
Embora tivesse o time dos sonhos por trás do filme, George Lucas e Steven Spielbergrg, incialmente todos os estúdios recusaram a produção. Após muita persuassão a Paramount aceitou fazê-lo.
George Lucas trabalhou como diretor secundário em algumas cenas do filme.
Phillip Kaufman divide os créditos da estória junto com George Lucas pois nos anos sententa eles sonharam em fazer o filme juntos. Foi idéia de Kaufman de desenvolver o projeto de Os Caçadores da Arca Perdida. Inicialmente Kaufman seria o diretor.
Foi a primeira vez que Steven Spielberg dirigiu no Reino Unido.
Rodar na Tunísia provou ser tão desgastante e cansativo que Steven conseguiu diminuir para 4 semanas e meia o que seria gravado em apenas 6 semanas. Isso ajudou a produção a concluir a fotografia principal com antecedência de 12 dias.
A desgastada jaqueta de Indiana Jones era novinha. Ela foi aritificialmente desgastada pelo departamento de figurino. Haviam 10 jaquetas para o uso geral e para os dublês.
O chapéu de Indiana Jones foi comprado na famosa chapelaria Herbert Jonhson em Saville Row, Londres.
Marca a estréia de Alfred Molina no cinema. Sua primeira cena no primeiro dia de filmagens envolvia estar coberto com tarântulas.
A bola gigante que persegue Indiana Jones no início do filme é feita de fibra de vidro. O efeito sonoro quando ela esta rolando é o barulho de um Honda Civic descendo uma serra.
Todos os dublês estavam doentes no período em que estava sendo filmada a cena em que o piloto é atingindo por indiana jones e jogado pra fora do avião. O produtor Frank Marshal decidiu então fazê-lo. Para o azar dele a cena durou três dias para ser finalizada e a maior parte dela envolveu ele ficar sentado num cockpit cuja temperatura atingia até 100 graus.
O avião fora de controle passou por cima dos joelhos de Ford, rompendo os ligamentos. Invés de se submenter aos cuidados médicos na Tunísia ele preferiu enfaixar os joelhos com gelo e continuou trabalhando.
A perseguição de caminhonetes demorou cerca de 8 semanas para serem concluídas.
O designer de produção Norman Reynolds encontrou um navio de aparência enferrujada que era perfeito para ser o Bantu Wind. Entretanto quando chegou a hora de rodar a seqüencia ele ficou horrorizado quando descobriu que o navio havia sido repintado e com uma aparência de quase novo. Tiveram então que pintá-lo novamente dando-lhe uma aparência de desgaste.
A produção usou cerca de 7.000 cobras mas nenhuma foi ferida, entretanto uma das tarântulas morreu quando a derrubaram por acidente.
Numa cena deletada em que Sallah se confronta com um soldado nazista, John Rhys-Davies, que estava com cólera na ocasião e tem um acesso de desinteria quando fica de quatro para realizar um determinado movimento da tomada se sujando completamente.
Ford entrou no elenco menos de três semanas antes de começarem a filmar.
Os sons dos corpos explodindo foi feito acertando um taco de baseball sobre uma pilha de jaquetas.
Para criar o som da Arca sendo aberta o designer de som Ben Burtt simplesmente gravou ele removendo da tampa da cisterna do banheiro de sua casa.
O show dos espíritos que ocorre no clímax do filme foi conseguido utilizando manequins debaixo d'água em slow motion e com uma lente regulada para dar um visual etéreo.
O nome original do herói seria Indiana Smith mas logo no primeiro dia de produção o nome foi mudado.
Durante as filmagens na Tunísia todos adoeceram menos o diretor Steven Spielberg. Isso porque, segundo dizem, ele só comia o que trouxe com ele que eram latas e mais latas de espaguete.
Os filmes da série começam sempre com o pico de uma elevação para fazer menção ao símbolo da Paramount Pictures.
O nome Indiana foi inspirado pelo cachorro de George Lucas de mesmo nome e que também inspirou o personagem Chewbaca de Guerra nas Estrelas. O nome verdadeiro de Indiana Jones é revelado pelo seu pai no 3º episódio do filme já associando ao nome do seu cachorro.
A forma que Marion e Indiana escapam do terror da abertura da arca seria entrando num trailler de uma mina percorrendo os trilhos. Essa cena foi utilizada em outro contexto no segundo filme da série.
Steven Spielberg e Melissa Mathisson escreveram juntos, durante as folgas, o roteiro de um filme que inspiraria E.T. o Extraterrestre. Mathisson, esposa de Harisson Ford, estava visitando o marido nas filmagens. Spielberg dedicou a idéia do filme a ela.
O chapéu de Indiana esta preso com fitas adesivas á cabeça de Ford.
O caminhão em que Indiana Jones passa por baixo foi construído mais alto para que o movimento pudesse ser realizado com maior visibilidade pela câmera.
A cena final da câmera se afastando da Arca no depósito do Governo é uma homenagem a uma das cenas finais de Cidadão Kane.
A jaqueta e o chapéu que Ford usou nas séries está em exibição no Museu Smithsonian.
O set de filmagem usado para a câmera das almas foi o mesmo utilizado para a filmagem de O Iluminado. A filha de Kubrick, Vivian, visitou o set e constatando que haviam várias cobras mortas contatou a Sociedade Inglesa Humanitária e denunciou o tratamento recebido pelos animais. A produção do filme foi paralisada alguns dias até que houvesse uma solução para manter a integridade dos répteis.
Título original: Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark
Genero: Ação/Aventura.
Ano: 1981.
País de origem: USA.
Duração: 115 min.
Língua: Inglês.
Cor: Cores.
Diretor: Steven Spielberg.
Elenco: Harisson Ford, Karen Allen, Paul Freeman, Alfred Molina, John Rhys-Davies.
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