Saturday, June 03, 2006

REVIEW - A RAINHA DOS CONDENADOS


Quando comecei a assistir ao filme tive, logo de início, um questionamento: "o que Lena Olin estava fazendo em um fime 'B' ?" Sou fã da atriz desde da época em que ela interpretou a voluptuosa Sabrina no clássico de Phillip Kauffman, A Insustentável Leveza do Ser. Assim que apareceram os créditos finais eu continuei sem entender porque a atriz sueca entrou nessa roubada. As ofertas de papéis deveriam relmente estar muito escassas ou então ela deveria trocar de agente, pois constar em seu currículo A Rainha dos Condenados é vexatório. O consolo talvez seja que sua atuação é de mera coadjuvante.
O que gerou maior interesse pelo público em assistir a essa sátira vampiresca, corrompida quando se tentou levar a sério, foi o fato sinistro de uma das atrizes principais, a cantora-atriz Aaliyah ( interpretando uma vampira egípcia de poderes ilimitados) ter morrido num trágico acidente aéreo. Azar de Lena Olin que teve que se denunciar nesse caça-níquel de quinta categoria num papel mais "nada-haver" ainda.
Baseado em uma das novelas de Anne Rice, As Crônicas Vampirescas. A produção embora tenha um certo ar de capricho, é ausente de qualquer conteúdo informativo que valha a pena. Nitidamente se percebe que o filme foi feito a toque de caixa.
O roteiro se perde, não sabendo qual direção seguir. É uma aula de como não se deve roteirizar.
Lestat (o mesmo personagem de Entrevista Com o Vampiro) retorna após anos adormecido. Entendiado de passar tanto tempo às escondidas ele resolve não guardar mais os segredos a respeito da existência dos vampiros e através de uma banda de rock denúncia a sua existência e a de outros. Ele começa, então, a ser perseguido pelos seus irmãos de raça que tentam impedir que ele exponha as criaturas notívogas. Ao mesmo tempo a Rainha dos vampiros, a toda-poderosa, Akasha esta à sua procura, pois quer tê-lo como rei ao seu lado. Junte a isso uma jovem aprendiz, Jesse, que está doida, como que por instinto, a dar seu pescocinho ao novo Lestat.
O filme roda como que um vídeo clipe produzido pela MTV. Saturado de rock e de imagens vertigininosas que não conseguem despertar o interesse em ninguém. Clássico filme esquecível que dever ser evitado caso existam outras opções de entretenimento.

Notas:
O papel de Lestat foi oferecido a Tom Cruise novamente, mas ele recusou.
Aaliyah morreu logo após serem concluidas as fotografias do filme. Michael Rymmer chamou o irmão dela Rashad Haughton para ajudar a dublar a voz de sua irmã após sua morte.
O show se apresenta como realizado no Vale da Morte na Califórnia, entretanto foi filmado em Wirribee, Austrália.
A cópia da revista Rolling Stone que Marius atira em Lestat é a cópia que fala do filme A Rainha dos Condenados antes de ser lançada.
O sangue que a rainha Akasha exibe em sua boca é na verdade suco de cereja.
A Warner Brothers estava no último ano de detenção dos direitos autorais da trilogia de As Crônicas Vampirescas, de Anne Rice. Após o fim do periodo, os direitos voltariam para Anne Rice. Sabendo do pouco tempo que dispunha e que não poderiam fazer dois filmes em tão pouco tempo, contrataram escritores que condensaram os dois livros, O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados que ainda não haviam ido às telas, em um roteiro apenas.




Título original: The Queen of The Damned.


Gênero: Terror.

Ano: 2002.

País de origem: USA/Austrália.

Duração: 101 min.

Língua: Inglês.

Cor: Cores.

Diretor: Michael Rymer.

Elenco: Aaliyah, Stuart Townsend, Marguerite Moreau, Vicente Perez, Lena Olin.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/