Thursday, June 08, 2006

REVIEW - BOA NOITE, BOA SORTE

No início da décade de 50, quando o comunismo era a grande ameaça e considerado o inimigo oculto nos Estados Unidos, o governo americano designou uma comissão para investigar e tratar dos assuntos relativos a pessoas e organizações que, por suspeita, pudessem estar envolvidas em atividades consideradas subversivas e ligadas ao pensamento esquerdista. Para realizar este trabalho foi eleito como presidente desta comissão o Senador, pelo estado do Wisconsin, Joseph MacCarthy. Famoso pelos seus métodos inquisitoriais de investigação, poucos eram aqueles que conseguiam enfrentá-lo. Boa Noite, Boa Sorte fala especificamente deste momento da história norte-americana em que a imposição da imprensa frente a uma possível ameaça de censura tem como o grande pilar a coragem de dois repórteres da CBS, Ed Murrow e Fred Friendly. Críticos ferrenhos pelo modo como a comissão do senado dirigia os trabalhos de investigação desrespeitando a liberdade individual e, conseqüentemente, a constituição americana, o âncora Murrow e o diretor Friendly travaram um batalha pessoal contra o Senador MacCarthy. O senador fazia uso de manobras de natureza facista (o que era de se estranhar, já que ele dizia estar combatendo para que esse mal não se instalasse nos EUA) onde a mera suposição era prova suficiente para prender ou até mesmo deportar o cidadão naturalizado.
Usando o seu prestigiado programa Boa Noite, Boa Sorte, que o tinha como apresentador, Murrow não poupava investidas contra a avalanche de abusoso do senador MacCarthy, pondo em dúvida a forma como a dignidade dos cidadãos era atacada em nome do bem da nação.
O filme, dirigido e roteirizado por George Clooney, transmite todo o clima de um estúdio na década de 50. A impecável direção de arte é um detalhe à parte já que o filme foi todo rodado em preto e branco. O jogo de câmeras e luz foi fundamental para inserir o expectador nos bastidores de uma emissora de televisão dos anos 50. Aí se tem belas inserções como uma negra cantando blues esboçando uma atmosfera saudosista.
Embora trate de um episódio que, a princípio, tenha um reflexo mais sobre a cultura de um outro país do que o nosso, Boa Noite, Boa Sorte reacende a discussão do papel investigativo da imprensa livre como sendo necessária no fortaleciemento da estrutura democrática de uma nação.
Filme de interesse geral e que pode ser usado com um ótimo instrumento para abrir discussões e se fazer debates.
Notas:
O diretor George Clooney preferiu utilizar arquivos de imagens do Senador MacCarthy do que usar um ator para fazer sua participação. Clooney falou que quando o filme estava em testes a platéia achou que o papel de Joseph MacCarthy estava um pouco exagerado e não se deram conta que era o próprio MacCarthy através de imagens de arquivo.
A banda que toca durante o filme e de Rosemary Clooney, tia do diretor. Os arranjos das músicas no filme são dela.
O filme custou 7 milhões de dólares e foi indicada a 7 premiações do Oscar ganhando a de Melhor Roteiro Original.
Todo o set de filmagens foi construído num único andar. O elevador era giratório, por isso quando ele saía de um andar para o outro na verdade ele estava apenas virando para o lado ficando de frente para um outro cenário (isso nas cenas ininterruptas). Em uma cena o escritório da CBS é representado por uma única parede que era removida quando a porta se fechava para se ter um outro cenário.
O primeiro filme completamente rodado em preto e branco a ser indicado ao Oscar desde O Homem Elefante.
O filme foi originalmente concebido para ser um especial da CBS.
O filme foi filmado em cores com os sets numa tonalidade acinzentada. Na pós-produção foram feitas as adequações para torná-lo em preto e branco.
A frase título Boa Noite, Boa Sorte era a frase que Ed Murrow utilizava sempre no final de seu programa.
Título original: Good Night, and Good Luck.

Gênero: Drama.

Ano: 2005.

País de origem: USA.

Duração: 93 min.

Língua: Inglês.

Cor: Preto e Branco.

Diretor: George Clooney.

Elenco: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr., Jeff Daniels, Patricia Klarkson .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/