Monday, June 12, 2006

REVIEW - A FAMÍLIA DA NOIVA

Em 1967, tendo no elenco Katherine Hepburn, Spencer Tracy e Sidney Poltier o filme Adivinhe Quem Vem para o Jantar? explorou de forma inteligentíssima o embate racial entre brancos e negros quando a filha de uma família branca resolve trazer seu namorado negro para conhecer seus pais.
Em A Família da Noiva o esquema continua o mesmo. Esta comédia romântica inter-racial mostra como é forte a segregação nos Estados Unidos ainda hoje e não apenas no sul do país. Existe um sentimento em que coexistir e ser tolerante não significa miscigenar. E essa regra e válida tanto para os brancos quanto para os negros de lá.
Simon (Ashton Kutcher) e Theresa (Zoe Saldana) decidem noivar e a moça quer que ele conheça a sua família assim como anunciar o noivado. Mas ao perceber que o namorado da sua filha é branco, Percy (Bernie Mac), seu pai, fará de tudo para que ela mude de idéia baseado na diferença que existe entre eles, ou seja, a cor. A disputa chegará a um momento em que, como toda boa produção água-com-açucar e previsível, todos resolverão suas diferenças quando compreendem o valor sublime dos sentimentos verdadeiros e do amor.
O filme abre espaço para diversas piadas e situações em que faz questão de mostrar o afro-americano e o branco caucassiano como sendo duas tribos diferentes com costumes e hábitos muito particulares.
Embora todos os atores tenham decorado bem o seu texto, destaca-se aqui, o carisma com que Bernie Mac faz o seu trabalho como o pai coruja e brancofóbico. Suas caretas já valem a metade do ingresso.
A Família da Noiva não acrescenta nada, mas também não diminui aquilo que estamos acostumados a ver nos filmes românticos. A mensagem que nos deixa é aquela tradicional, só mudando o elenco e a forma como é amaciado um tema tabu, no qual se concentra muito preconceito. Um filme para se ver comendo pipoca quando não se tem o que fazer.
Notas:
A razão do diretor para fazer este filme foi esta "Eu tenho uma filha com doze anos e meio que é linda, tenho certeza que um dia ela chegará em casa com algum Lituano, Samoano, algum roqueiro punk e eu pensei que fazendo isso filme eu pudesse estar mais apto a lidar com essa situação quando o dia chegar".
Num custo aproximado de cem mil dólares foram utilizados efeitos visuais para apagar a tatuagem de cor vermelha da cabala que Ashton tem no braço. Esse efeito foi utilizado em todas as cenas em que ele aparece.
Ashton Kutcher sugeriu que seu personagem fosse judeu para dar uma outra dimensão nos conflitos com cristão Percy Jones. A idéia foi abandonada porque os cineastas quiseram se focalizar mais no assunto referente ao romance inter-racial do que também entrar no campo das diferenças religiosas.
Título original: Guess Who.

Gênero: Comédia Romântica.

Ano: 2005.

País de origem: USA.

Duração: 106 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Kevin Rodney Sullivan.

Elenco: Bernie Mac, Ashton Kutcher, Zoe Saldana, Judith Scott.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/