Saturday, June 10, 2006

REVIEW - A NOVIÇA REBELDE


Você já assistiu A Noviça Rebelde ? ...quer dizer quantas vezes você já assistiu o filme A Noviça Rebelde? A segunda pergunta seria a mais apropriada já que é impossível alguém não ter assistido, pelo menos uma única vez, esse clássico do cinema mundial. Visto e revisto por várias gerações, este filme é até hoje um dos musicais mais cativantes de toda a história. A suavidade com que Robert Wise dirige esta obra-prima é que dá o seu diferencial. Junte a isso a inesquecível trilha sonora recheada com canções memoráveis, e o talento irrepreensível de Julie Andrews, e você terá um filme sempre referência nos quesitos: bom gosto e perfeição.
Maria é uma noviça espirituosa e inquieta. A maioria das freiras, dirigentes do convento em que ela reside, acham-na incapaz de receber os votos sagrados devido a sua postura "indomada" e aversão às normas. A madre superiora decide então testar a aptidão da jovem noviça e a coloca para vivenciar o mundo fora dos muros da ordem religiosa, designando-a como governanta na casa do viúvo Capitão VonTrap, onde terá que domar sete crianças avessas a disciplina e carentes de afeto. O capitão, por sua vez, após a morte de sua esposa, amargura uma tristeza que não lhe permite participar da vida de seus filhos, se importando tão somente com a educação espartana que dispensa a eles.
A princípio hostilizada, por contrariar os métodos militares do Sr. Van Trop e pela não aceitação das crianças que reagiam a ser subservientes à qualquer governanta, a noviça acabará, por fim, trazendo vida e luminosidade que há muito havia desaparecido na família, transformando profundamente o cotidiano de todos.
Conquistando o público mundial nesse conto de fadas até um certo ponto inocente, A Noviça Rebelde é um filme que será perpetuado na memória e no coração de todas as gerações.

Notas:
Originalmente o filme seria dirigido por William Wyler, que na verdade analisou o roteiro e procurou por locações. Ele tinha pensado num filme diferente com tanques destruindo paredes.
O diretor Robert Wise considerou Yul Brynner para o papel do capitão Van Trapp.
O primeiro número musical no filme foi a última cena rodada na Europa antes do elenco e a equipe retornassem para Los Angeles. Foi filmado no final de junho e início de julho de 1964. Embora a aparência de calor e de dia ensolarado, Julie Andrews relatou que estava congelando com as subidas e descidas que foram necessárias para a cena de abertura do filme. O diretor Robert Wise teve que subir em cima de uma árvore para que as imagens filmadas pelo helicóptero não o capturasse na panorâmica aérea.
Julie Andrews afirma que mesmo tentando ficar erguida, apoiando-se pelo calcanhar, ela era sempre derrubada quando o helicóptero se aproximava para a filmagem da abertura do filme. Após mais de 12 tomadas ela tentou sinalizar para o diretor Robert Wise para que o helicóptero fizesse uma passagem mais distante, mas a resposta que obteve foi um sinal positivo - ele se satisfez com a cena.
Sixteen Going To Eighteen, número musical, foi um dos últimos a serem filmados. Na primeira tomada Charmian Carr caiu enquanto pulava entre um banco e outro, atingindo o vidro que revestia o coreto. Embora não fosse um ferimento sério, ela machucou o tornozelo e posteriormente a cena foi feita com a perna de Charmian coberta com badagens e maquiagem para esconder.
A parte da frente e a de trás da propriedade dos Von Trapp foram filmadas em duas diferentes locações em Salzburgo na Áustria.
Na cena em que a família sobe a colina e o capitão está carregando a filha mais nova nas costas, na verdade não é a atriz Kym Karath que ele leva. Enquanto estava na Áustria realizando as filmagens Kym ganhou muito peso e Christopher Plummer achou difícil ter que fazer a cena com o peso dela. Ele requisitou uma dublê e assim foi feita a cena.
Debbie Turner trocou muitos dentes de leite durante as filmagens e sempre que eles caiam a produção os substituia por outros falsos.
Mary Martin que co-produziu o filme e que protagonizou o papel de Maria na Broadway ganhou cerca de oito milhões de dólares enquanto Julie Andrews teve que se contentar com apenas duzentos e vinte cinco mil dólares.
Dois anos antes do musical fazer a sua estréia na Broadway a Paramount comprou os direitos da estória dos Cantores da família de Von Traap, com a pretensão de ter Audrey Hepburn no papel principal. Quando esta recusou a Paramount desistiu de executar a produção.
Durante a cena com Maria e o Capitão Von Trapp no coreto, Julie Andrews não consiguia para de rir com o absurdo de ficar cantando tão perto do rosto de outra pessoa. Após mais de 20 tomadas a cena foi alterada para aparecer apenas a silueta dos dois e com o rosto de Andrews escondido para que não mostrasse seu riso contido.
Seis austríacos com bastante força foram contratados para puxar o pesado carro por cordas pela frente enquanto os atores empurravam por trás, na cena em que eles escapam de sua casa em Salzburgo.
Sean Connery e Richard Burton foram cogitados para o papel do Capitão Von Trapp.
Nicholas Hammond (o carteiro) teve que colorir seus cabelos castanhos para loiro e se submeteu, antes e durante as filmagens, a um tratamento de coloração bastante doloroso na época .
Kym Karath não sabia nadar portando a idéia original é que quando o barco caísse na água Julie Andrews a agarrase. Entretanto, durante a segunda tomada, quando o barco tombou Julie caiu de um lado e Kym do outro tendo que um dos membros da equipe ter que pular dentro da água para salvá-la. Kym Karath engoliu muita água durante as tomadas da cena e acabou vomitando em Heather Menzies (Louisa von Trapp).
A Twentieth Century-Fox comprou os direitos autorais do filme em 1960 juntamente com outros dois filmes alemães sobre a família. O projeto foi ameaçado pela baixa bilheteria que teve a compilação lançada dos dois filme alemães que foram adquiridos pelo estúdio e também pelas complicações financeiras que a Fox enfrentava resultantes do filme Cleópatra.
Maria nunca usa o primeiro nome do capitão "Georg" durante o filme, ou o chama de Capitão, Querido ou senhor.
Umas das atrizes que se candidataram para o papel de Liesl foi Mia Farrow.
Assim como no filme A Bíblia, esse é um dos poucos filmes da Twentieth Century-Fox que não se iniciam com a música do estúdio quando o logotipo aparece.
De acordo com o diretor Robert Wise, a grama na colina na música de abertura do filme era para ser mais alta. A produção teve que fazer um acordo com o dono das terras que filmavam para deixar a grama crescer, mas quando chegaram para filmar a grama tinha sido cortada. Wise comentou que no final a cena ficou bem feita.
Foi oferecida a Doris Day o papel de Marian Von Traap.
William Wyler quis Audrey Hepburn para o papel de Marian Von Traap.
Votado como o número 18 entre os melhores filmes de todos os tempos.
Quando Maria corre do jardim para dentro da casa dos Von Trapp, na cena "I Have Confidence" ela escorrega. Aquele momento foi acidental mas o diretor quis mantê-lo para dar um ar de nervosismo a personagem e a música.
As músicas apresentadas por Peggy Wood foram dubladas já que ela mesma declarou estar muito velha para trabalhar com os vocais.
Quatro outras crianças foram trazidas para dar mais força ao coral das sete crianças Von Traap, produzindo um maior, mais intenso e um som mais polido para a música.
Embora Christopher Plummer tivesse seu própprio vocal gravado, foi subseqüentemente decidido que ele deveria ser dublado nas canções.
Charmian Car estava com 22 anos quando cantou a música "Seventeen goingo to Eighteen".
Na Espanha o filme é conhecido como Sorrisos e Lágrimas e na França como Melodia da Felicidade.
A primeira vez que filmaram a cena do casamento de Maria com o Capitão, não havia ninguem no altar para celebrar o casamento, quando eles chegaram ao altar - alguém tinha se esquecido de escalar o ator para interpretar o bispo. De acordo com Julie Andrews o bispo verdadeiro de Salzburgo é o que se vê no altar.
O coreto muda de tamanho, se torna maior, quando as imagens são feitas interiormente. Isto foi proposital. Havia realmente um coreto na parte de trás da propriedade da casa onde as cenas foram filmadas mas era muito pequeno para os números de dança, portanto eles acabaram construindo o interior do coreto em Hollywood que era significantemente maior.
Segunda posição entre os números de lugares mais vendidos nos cinemas de todos os tempos no Reino Unido.
Entre as crianças ouvidas para participarem do filme como os filhos do Capitão Von Traap estavam: Kurt Russel, Richard Dreyfuss, Verônica Cartwright e os quatro mais velhos irmãos Osmond (Alan Osmond, Jay Osmond, Merril Osmond e Wayne Osmond). Richard Dreyfuss não sabia dançar.
Christopher Plummer detestou trabalhar neste filme. Ele é conhecido por se referir a esse filme como "O Som do Mucu" e gostou de trabalhar com Julie Andrews por estar sempre sendo atingido na cabeça por um grande cartão do dia dos namorados. Apesar de tudo isso, ele e Julie Andrews se tornaram grandes amigos desde então.
Edelweiss foi a última música escrita por Oscar Hammerstein II, antes do mesmo falecer.
Título original: The Sound of the Music.

Gênero: Musical/Drama.

Ano: 1965.

País de origem: USA.

Duração: 174 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Robert Wise.

Elenco: Julie Andrews, Christopher Plummer, Eleonor Parker, Richard Haydn, Peggy Wood, Charmian Carr.

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