REVIEW - DUNA
As imagens de Duna remetem, àqueles que o assistiram na década
de oitenta, ao fascínio que a ficção científica exercícia sobre o público particularmente neste período, iniciando-se de forma comercialmente avassaladora com Guerra Nas Estrelas em 1977, Alien em 1979 e Blade Runner em
1981.
de oitenta, ao fascínio que a ficção científica exercícia sobre o público particularmente neste período, iniciando-se de forma comercialmente avassaladora com Guerra Nas Estrelas em 1977, Alien em 1979 e Blade Runner em
1981. A fantasia galáctica do mundo do escritor Frank Herbert ganhou contornos com traços sul-reais do diretor David Lynch. O gótico, o misteríoso e oculto predominam na produção que utiliza grandes cenários, um ótimo elenco e um charme que reside em se
distanciar da realidade.
distanciar da realidade. No planeta Arrakis a disputa pela extração do mineral conhecido como a substância laranja gera uma batalha entre as famílias Arreikes tendo como o líder patriarca Duque Leto Atreides (Jürgen
Prochnow) e a Harkonnens que sob a liderança do Barão Harkonnen (Kenneth McMillan) se alia a outros governantes, e também com o corrupto Imperador Padishah Shaddam IV (José Ferrer), para eliminar o seu maior adversário. Após o assassinato do
Duque seu filho Paul (Kyle MacLachlan) refugia-se, com sua mãe a feiticeira Lady Jessica (Francesca Annis), no deserto, recebendo abrigo dos povos que lá habitam e que o reconhecem como o libertador que fora profetizado.
Prochnow) e a Harkonnens que sob a liderança do Barão Harkonnen (Kenneth McMillan) se alia a outros governantes, e também com o corrupto Imperador Padishah Shaddam IV (José Ferrer), para eliminar o seu maior adversário. Após o assassinato do
Duque seu filho Paul (Kyle MacLachlan) refugia-se, com sua mãe a feiticeira Lady Jessica (Francesca Annis), no deserto, recebendo abrigo dos povos que lá habitam e que o reconhecem como o libertador que fora profetizado. A ambientação de Duna parace inspirada num
sonho etéreo circundado numa aura mística latente. Os poderes vão além da tecnologia científica material alcançando a metafísica e as ciências ocultas como bruxaria, clarividência, telepatia e hipnose
tornando Duna uma obra de densidade sombria ao mesmo tempo que intrigante.
sonho etéreo circundado numa aura mística latente. Os poderes vão além da tecnologia científica material alcançando a metafísica e as ciências ocultas como bruxaria, clarividência, telepatia e hipnose
tornando Duna uma obra de densidade sombria ao mesmo tempo que intrigante. Os gigantescos sets de filmagem, que foram criados para a representação do local onde a história se desenvolve, são absolutamente magníficos e mesmo os efeitos especiais, na época
considerado de ponta, ainda coadjuvam na composição do filme. Não tem como esquecermos dos vermes gigantescos que povoam o ambiente árido das terras do planeta vermelho, o rosto do Barão de Harkonnen em constante ulceração, os trajes futuristas-sumários de Feyd-Rautha (Sting), o dedo agulha da jovem Alia (Alicia Witt), e os olhos azuis
florescentes dos habitantes dos desertos.
considerado de ponta, ainda coadjuvam na composição do filme. Não tem como esquecermos dos vermes gigantescos que povoam o ambiente árido das terras do planeta vermelho, o rosto do Barão de Harkonnen em constante ulceração, os trajes futuristas-sumários de Feyd-Rautha (Sting), o dedo agulha da jovem Alia (Alicia Witt), e os olhos azuis
florescentes dos habitantes dos desertos. Sem dúvida alguma Duna é um ícone cult definitivo de uma geração.
Notas:
Inicialmente seria Ridley Scott quem levaria Duna às telas, mas como não conseguiu financiamento para o projeto acabou
desistindo dele. Ridley Scott deixou a produção em definitivo depois que seu irmão mais velho faleceu. Scott queria iniciar os trabalhos imediatamente mas como Duna iria demorar para chegar a produção em si, Scott decidiu deixar o projeto em favor de Blade Runner (1982) que estava pronto para o início da produção de forma imediata.
desistindo dele. Ridley Scott deixou a produção em definitivo depois que seu irmão mais velho faleceu. Scott queria iniciar os trabalhos imediatamente mas como Duna iria demorar para chegar a produção em si, Scott decidiu deixar o projeto em favor de Blade Runner (1982) que estava pronto para o início da produção de forma imediata.
David Lynch trabalhou durante 3 anos e meio para conseguir levar Duna aos cinemas.
O diretor David Lynch recusou a oferta de dirigir O Retorno de Jedi para poder dirigir Duna.
Duzentos trabalhadores ficaram durante 2 meses preparando um espaço de 3 milhas de um deserto no México para que este servisse como cenário para Duna.
Algumas cenas de Duna foram rodadas no mesmo cenário e no mesmo período em que estava sendo filmado Conan
, o Destruidor (1984).
, o Destruidor (1984). Cerca de 80 sets de filmagens foram construídos para Duna.
Alguns efeitos especiais de Duna foram rodados com iluminação em torno de 1 milhão de watts.
O diretor David Lynch não autorizou a versão extendida de Duna, que foi exibida na TV americana. Ele pediu que seu nome nos
créditos como diretor fosse trocado pelo pseudônimo Alan Smithee e que seu nome como roteirista fosse alterado para Judas Booth. Este pseudônimo trata-se da união do nome "Judas", referência ao apóstolo que traiu Jesus Cris
to, com "Booth", de John Wilkes Booth, o assassino de Abraham Lincoln. Este nome, de acordo com Lynch, demonstrava que o estúdio o traiu e assassinou o filme. A versão de Duna para a TV americana tem 190 minutos, 50 a mais que a versão exibida nos cin
emas.
créditos como diretor fosse trocado pelo pseudônimo Alan Smithee e que seu nome como roteirista fosse alterado para Judas Booth. Este pseudônimo trata-se da união do nome "Judas", referência ao apóstolo que traiu Jesus Cris
to, com "Booth", de John Wilkes Booth, o assassino de Abraham Lincoln. Este nome, de acordo com Lynch, demonstrava que o estúdio o traiu e assassinou o filme. A versão de Duna para a TV americana tem 190 minutos, 50 a mais que a versão exibida nos cin
emas. O orçamento de Duna foi de US$ 45 milhões.
Refilmado para a TV americana em 2000.
David Lynch considera este filme como sendo o grande fracasso de sua carreira. Até hoje ele se recusa a falar de
vários aspectos da produção, assim como se recusa a trabalhar em cima de uma versão especial em DVD. Lynch alega que revisitar Duna é uma experiência muito dolorosa para ser feita.
vários aspectos da produção, assim como se recusa a trabalhar em cima de uma versão especial em DVD. Lynch alega que revisitar Duna é uma experiência muito dolorosa para ser feita. Patrick Stewart alegou que o traje espacial foi a roupa mais
desconfortável que ele já usou. David Lynch faria duas seqüências para o filme contudo o fracasso na bilheteria tornou impossível esse desafio.
desconfortável que ele já usou. David Lynch faria duas seqüências para o filme contudo o fracasso na bilheteria tornou impossível esse desafio. Glenn Close recusou o papel de
Lady Jessica não querendo interpretar o papel da "garota que está sempre correndo e caindo atrás dos homens".
Lady Jessica não querendo interpretar o papel da "garota que está sempre correndo e caindo atrás dos homens". Feyd-Rautha e The Beast Rabban são homens de poucas palavras tendo em vista que na versão de três horas Paul L. Smith fala
apenas 34 palavras enquanto Sting outras meras 90.
apenas 34 palavras enquanto Sting outras meras 90. Foi o primeiro filme a apresentar uma forma humana gerada por computador na composição dos escudos de proteção.
Durante o lançamento original do filme panfletos explicando o
ambiente do filme e o seu vocabulário obscuro, era distribuido nas bilheterias dos cinemas. Foram necessárias duas semanas para Max Von Sydow concluísse sua parte.
ambiente do filme e o seu vocabulário obscuro, era distribuido nas bilheterias dos cinemas. Foram necessárias duas semanas para Max Von Sydow concluísse sua parte. Lynch não aprovou o edição extendida feita pela televisão.
O diretor David Lynch e a produtora Raffaella De Laurentiis fizeram um teste de tela com Sean Young em Nova Iorque. A
agente de Young nunca falou a ela a respeito desta reunião e, além disso, a atriz estava neste mesmo dia com um vôo marcado para Los Angeles. Lynch e De Laurentiis perdeu seu vôo de volta para Los Angeles e terminaram pegando o mesmo vôo que Young. Durante o vôo, De Laurentiis percebeu Young e comentou com Ly
nch, "aposto que aquela garota é uma atriz". Uma das comissárias de bordo disse à eles que o nome dela era Sean Young. De Laurentiis apresentou-se e também David Lynch à Sean Young. Depois dos esclareciementos necessários, os três terminaram a viagem para Los Angeles bebendo
champanhe e lendo o roteiro juntos. Os tendões que vemos quando Paul põe um gancho no verme para escalá-lo eram feitos com preservativos.
agente de Young nunca falou a ela a respeito desta reunião e, além disso, a atriz estava neste mesmo dia com um vôo marcado para Los Angeles. Lynch e De Laurentiis perdeu seu vôo de volta para Los Angeles e terminaram pegando o mesmo vôo que Young. Durante o vôo, De Laurentiis percebeu Young e comentou com Ly
champanhe e lendo o roteiro juntos. Os tendões que vemos quando Paul põe um gancho no verme para escalá-lo eram feitos com preservativos. Na cena em que o Duque Leto é amarrado e dopado um dos refletores explodiram e o vidro da lâmpada por sorte não atingiu o ator Jürgen Prochnow, que conseguiu se desvencilhar a tempo.
Título Original: Dune.
Gênero: Ficção Científica.
Ano: 1984.
País de Origem: EUA.
Duração: 137 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: David Lynch.
Elenco: Kyle MacLachlan, Francesca Annis, José Ferrer, Jürgen Prochnow, Kenneth McMillan,
Patrick Stewart, Sting, Max von Sydow, Sean Young, Alicia Witt, Linda Hunt, Siân Phillips.

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