Tuesday, April 17, 2007

REVIEW - DREAMGIRLS EM BUSCA DE UM SONHO

A fotografia caprichada, a trilha sonora e os figurinos que evocam os anos 60/70 são os principais atrativos do musical Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho. Típica produção americana do gênero, o filme foi indicado, entre outros, para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela interpretação mediana de Jennifer Hudson e para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante com Eddy Murphy num papel que o tira do esteriótipo de ator elementar de filmes predominantemente acéfalos. Dreamgirls possui um formato de estilo tradicional neste gênero nos Estados Unidos. A diferença é que ele não exalta apenas a glória. Os fracassos e as ruínas também são homegeados nesta tentativa de realização do American Dream. Os diálogos, muitos deles musicados, exaltam esta característica.
Outro destaque é o cast formado praticamente por atores negros. Diga-se de passagem o melhor elenco de Hollywood na atualidade.
Deena (Beyoncé Knowles), Effie (Jennifer Hudson), e Lorrel (Anika Noni Rose) são três amigas aspirantes a cantoras profissionais que formam o grupo Dremagirls e anseiam engrenar suas carreiras no show business da música. Mesmo após terem perdido um concurso de música, elas são convidadas para abrir o show do aclamado rocky star Marty Madison (Eddie Murphy) e têm a chance de, pela primeira vez, mostrar seus talentos ao grande público se consagrando como as Dreamettes. Os conflitos por vir já são esperados. A competitividade e disputa se iniciam quando Effie é preterida como vocalista principal ficando Deena com o destaque de ser a cantora líder. A tensão aumenta quando o caso entre Deena e Curtis (Jamie Foxx), namorado de Effie e produtor da banda, vêm a tona.
Dreamgirls enfoca, também, como é fácil grandes astros caírem do pedestal ao mostrar a decadência inflingida ao cantor Marty Madison, que tem sua carreira destruída quando se recusa a abandonar o seu estilo conhecido e se formatar num padrão mais comercialmente aceito.
Com músicas cantadas por Beyoncé e Jennifer Hudson, Dreamgirls nos dá uma panorama que já é familiar dentro do concorrido no mundo artístico. Com um roteiro cheio de intriga de bastidores e revanches Dreamgirls vai interagindo a glória e fracasso de uma forma que já foi contada por Hollywood em diversas vezes, mas nunca numa perspectiva exclusivamente racial como esta.
Notas:
Dreamgirls" foi lançado na Broadway em 1981, dirigido por Michael Bennett.
A adaptação para o cinema de "Dreamgirls" passou por vários estágios de desenvolvimento. Ainda na década de 80 a cantora Whitney Houston esteve cotada para interpretar Deena Jones. A idéia não foi adiante pois Houston insistia em cantar algumas das canções da personagem Effie White, especialmente "And I Am Telling You I'm Not Going".
Na década de 90 Joel Schumacher foi contratado para dirigir a adaptação, que teria Lauren Hill como Deena Jones e Kelly Price como Effy White. Entretanto, após o fracasso de bilheteria de vários musicais lançados na época, o projeto foi engavetado.
Após o sucesso de Chicago (2002) os produtores entraram em contato com Bill Condon, roteirista do filme, que considerava a adaptação de "Dreamgirls" para o cinema como o projeto dos seus sonhos.- Will Smith e Terrence Howard estiveram cotados para o personagem Curtis Taylor Jr.
Jamie Foxx inicialmente recusou a proposta por Dreamgirls, por achar que seu salário seria baixo. Os produtores procuraram Denzel Washington, que recusou o papel por não saber cantar. Foi apenas após as confirmações de Beyoncé Knowles e Eddie Murphy que Foxx voltou atrás e confirmou também sua presença.
Beyoncé Knowles é uma grande fã da versão da Broadway de "Dreamgirls" e, para conseguir o papel de Deena Jones, fez uma audição em que estava com o figurino da personagem e usando sua coregrafia. Ela derrotou a cantora Alicia Keyes na disputa pela personagem.
Beyoncé Knowles trabalhou durante 6 meses com professores vocais e de atuação, para se preparar para Dreamgirls.
O cantor Usher Raymonds foi a escolha original para o personagem C.C. White, mas teve que desistir do papel devido a conflitos de agenda. O também cantor Omarion Grandberry foi contactado antes da contratação de Keith Robinson.
Dreamgirls é o 1º filme da carreira de Jennifer Hudson. Ela participou anteriormente do programa de TV "American Idol", o qual não chegou na final. Hudson disputou o papel de Effy White com outras 782 atrizes, incluindo sua rival no programa, Fantasia Barrino.
Jennifer Hudson ganhou 9 quilos para interpretar a personagem Effy White.
Loretta Devine, que interpreta uma cantora de jazz em Dreamgirls, criou a personagem Lorrell Robinson para a versão original na Broadway.
Hinton Battle, intérprete de Wayne em Dreamgirls, foi o substituto do personagem James "Thunder" Early na versão original na Broadway.
Dreamgirls é dedicado a Michael Bennett, diretor, produtor e coreógrafo da versão original da Broadway.
O orçamento de Dreamgirls - Em Busca de um Sonho foi de US$ 70 milhões.
Ganhou os Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson) e Melhor Som, além de ser indicado nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Eddie Murphy), Melhor Direção de Arte, Melhor Canção Original ("Listen", "Love You I Do" e "Patience") e Melhor Figurino.
Ganhou 3 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator Coadjuvante (Eddie Murphy) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Atriz - Comédia/Musical (Beyoncé Knowles) e Melhor Canção Original ("Listen"). - Ganhou o BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson), além de ser indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora.- Ganhou o prêmio de Melhor Revelação, no Festival de Palm Springs.
Título Original: Dreamgirls.

Gênero: Musical.

Ano: 2006.

País de Produção: EUA.

Duração: 131 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Bill Condon.

Elenco: Eddie Murphy, Jamie Foxx, Jennifer Hudson, Beyconcé Knowles, Danny Glover, Anika Noni Rose, Keith Robinson, Sharon Leal, Hinton Battle, Mariah I. Wilson.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/