Tuesday, March 27, 2007

REVIEW - EM BUSCA DA FELICIDADE

Quem diria que o rapper-palhaço-canastrão Will Smith seria indicado novamente ao Oscar de melhor ator ? Fadado a ser estrela de filmes "brucutus desmiolados", Smith dá uma nova guinada inteligente em sua carreira provando realmente que consegue atuar sem o auxílio de efeitos especiais.
No papel do vendedor - inicialmente - fracassado Chris Gardner no filme Em Busca da Felicidade (produzido também por ele), Smith consegue chegar perto de uma atuação que pode sensibilizar no papel do pai devotado que luta contra todas as adversidades resultantes da falta de recursos financeiros em se estabelecer profissionalmente.
O roteiro é baseado em fatos reais e foi escrito por Steve Conrad responsável pelo reflexivo O Homem do Tempo com Nicolas Cage. A forma que ele utiliza para narrar os fatos ao expectador tem uma póetica realista tocante. Conrad utiliza as intempéries da personagem principal para ressaltar o amor que o mesmo sente pelo seu filho Christopher (Jaden Smith, filho de Will Smith na vida real), combustível maior de sua persistência e obstinação. A cena em que Chris fantasia uma história para que Christopher não estranhe o fato de que irão dormir no banheiro do metrô, após serem despejados da casa que moravam, é uma das mais tocantes já vistas. O trajeto percorrido por Carter de sua falência total, fim do casamento até o ponto em que ele é contratado por uma das maiores corretoras de São Francisco para um estágio não remunerado e uma perspectiva vaga de emprego fixo é muito bem detalhado. Em Busca da Felicidade almeja ser um exemplo de vida é determinação e uma recusa a se sucumbir pelo desespero. Exalta a famosa realização do 'Sonho Americano' e a manutenção da auto-estima de forma discreta sem ufanismo, artificialidades ou clichês. Contudo ele não se expande para além do que se propõe: há uma luz no fim do túnel. A superação da personagem frente aos sufocos, apuros e falta de perspectiva é o foco do filme. A mensagem de esperança á capacidade humana se torna o seu maior recado.
Notas: O verdadeiro Chris Gardner passa por Will Smith e seu filho no fim do filme. Sem-tetos verdadeiros foram utilizados no fim do filme e foram pagos como extras. Eles foram pagos no valor de quase 9 dólares por dia de trabalho e receberam alimentação gratuita dada pela produção durante o periodo que prestaram os serviços. Para muitos foi a maior quantia em dinheiro já recebida durante muito tempo.
Will Smith quis Gabriele Muccino como diretor deste filme depois que assistiu Ultimo Bacio e Ricordati di mi, ambos do diretor.
Os campeõs de Cubomágico Tyson Mao e Lars Petrus foram contratados para ensinar a Will Smith a resolver um Cubo Mágico. Ele agora consegue por todas as cores iguais em menos de dois minutos.
O ônibus municipal visto neste filme é o mesmo utilizado em Velocidade Máxima de 1994, ele tem duas direções uma delas esta localizada entre os bancos da frente.
A "Bíblia" que os internos são orientados a dormir, comer e viver com ela é chamada de "Análises Seguras" de Benjamim Graham. Este livro já foi revisto e republicado várias vezes.
Título Original: The Pursuit of Happiness.

Gênero: Drama.

Ano: 2006.

País de Produção: EUA.

Duração: 117 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Gabriele Muccino.

Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton, Brian Howe, James Karen, Dan Castellaneta, Takayo Fischer.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/