REVIEW - TITANIC
James Cameron não é apenas um dos melhores diretores da atualidade como também um dos melhores roteiristas. Possuidor de uma criatividade e sensibilidade inigualáveis ele consegue extrair e mesclar situações simples em dramas intensos de forma convincente e arrebatadoras. Não é a toa que ele conseguiu convencer os produtores a fazer a continuação de Alien em 1986.
No majestoso e cheio de superlativos que foi a produção de Titanic, Cameron novamente mostrou porque foi a peça fundamental para a transformação deste drama num espetáculo colossal e inesquecivel. Dedicando-se um longo periodo de pesquisa para começar a produção de Titanic, o diretor de O Exterminador do Futuro sagrou-se como o mais importante cineasta de sua geração.
James Cameron enxerga a vida da alta sociedade e das classes pobres que deixam o velho continente europeu em busca de novas oportunidades na América. Á bordo do navio o choque e a diferença do tratamento entre as classes se mostra visível. É neste contexto de tremenda agitação do início do século XX que se dá a história de amor entre Jack (Leonardo Di Caprio) e Rose (Kate Winslet) que duraria toda uma vida. O romance foi catalisado pelo trágico naufrágio do transatlântico Titanic. A lembrança de Jack nunca saiu da cabeça de Rose que, aos 105 anos de idade (aqui com a interpretação histórica de Gloria Stuart aos 87 anos), vê pela televisão uma foto sua, desenhada por Jack, enquanto viajavam no famoso transatlântico. A foto revelava, também, que Rose usava a jóia "Coração do Oceano" um raríssimo diamante azul, motivo pelo qual a expedição do Titanic foi realizada. Trazida para o ponto do naufrágio pela equipe de exploradores ávidos por pistas de onde poderia estar o precioso colar, Rose revive, no meio do Atlântico Norte, o seu passado para a tripulação e relata seu romance e os últimos momentos do Titanic antes dele se chocar com o iceberg e afundar.
O elenco de atores coadjuvantes são do primeiro escalão: Kathy Bates, Billy Zane, Bill Paxton, Frances Fischer. Bates como a "sem frescura" milionária Molly Brown e Fischer como a decadente aristocrata Ruth Bukater são as as mais marcantes de todos.
Leonardo Di Caprio atua bem, mas não consegue se livrar da entonação 'novo galã' que acaba maculando a sua personagem. O destaque na interpretação fica com Kate Winslet que consegue se sair natural e menos estilizada num tom certo e necessário, para viver a vigorosa Rose.
Não foi á toa que o filme ganhou 11 Oscars: toda a produção foi feita para que a ambientação retratasse de forma idêntica a época deste do figurino e comportamento dos passageiros como dos objetos que guarneciam o navio e seus aposentos. Um trabalho artístico, fantástico e marcante até hoje.
Os recordes de bilheteria permanecem com Titanic e devem perdurar por muito tempo assim como a forma arrebatadora que é assistir este épico moderno. Na verdade só o tempo dirá se o impacto deste arrassa quarteirão se manterá da mesma forma que seus premidados predecessores o fizeram.
Notas:
Foi o 1º filme na história do cinema a ultrapassar a barreira do um bilhão de dólares arrecadados apenas nas bilheterias.
O filme permaneceu na lista das 10 maiores bilheterias da semana, nos Estados Unidos, por quase seis meses.
Originalmente Titanic iria estrear no verão americano de 1997. Entretanto, atrasos na pós-produção fizeram com que sua estréia fosse adiada por seis meses, passando para dezembro do mesmo ano.
É, juntamente com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003), o filme mais premiado na história do Oscar. É também o filme que recebeu o maior número de indicações ao Oscar na história da premiação, juntamente com A Malvada (1950).
Na última noite de filmagens na Nova Escócia, alguém quis pregar um peça nos integrantes da equipe e pôs Pó de Anjo, um composto sintético tóxico e alucinógeno e que fora muito utilizado na década de setenta, na sopa de mariscos que fora servida á equipe de filmagem e o elenco. Cerca de 80 pessoas adoeceram e várias delas foram hospitalizadas com alucinações. Bill Paxton ficou se sentindo aéreo por quase duas semanas após o incidente.
Os estúdios queriam Matthew McConaughey, mas Cameron insistiu em Leonardo DiCaprio.
Antes de anunciar o desenvolvimento deste filme, James Cameron realizou filmagens de icebergues na Nova Escócia com a pretensão de fazer um filme chamado 'Planeta Gelo'.
O irmão de James Cameron, Mike Cameron, desenvolveu uma câmera capaz de suportar a pressão de quase quatro quilômetros de profundidade para filmar os destroços do Titanic por fora do submarino, utilizando um robô guiado.
A câmera utilizada nas filmagens aquáticas só tinha capacidade para armazenar 12 minutos de filme. Contudo, cada mergulho para realizar estes 12 minutos levavam cerca de várias horas. Para aproveitar mais os poucos minutos possíveis de filmagem subaquática, James Camerom e sua equipe construiram uma maquete do navio afundado para ensair de que forma as filmagens deviam ser feitas. Essas tomadas foram feitas com a ajuda de um grupo russo especializado em expedições em profundidades abissais.
Em algumas cenas da embargação afundada um set foi construído e submergido.
James Cameron ficou impressionado com a experiência de ter presenciado os destroços do Titanic. Ele ficou mais tempo junto do navio do que os passageiros que o conheceram.
A maioria da decoração do navio foi feita ou supervisionada pelas companhias que, originalmente, mobiliaram o Titanic.
Quando Jack está se preparando para desenhar Rose ele comete um erro trocando as falas do roteiro onde era para dizer "deite naquele sofá" ele diz "deite naquela cama, uh naquele sofá". James Cameron achou o erro do diálogo tão honesto e natural que não refez a fala.
A frase "Eu sou o rei do mundo" foi votada com a número 100 entre as cem grandes frases do cinema americano pelo Instituto do Cinema Americano.
Cameron desenhou os imagens do caderno de desenhos de Jack. As mãos que aparecem desenhando não são de Jack (Leonardo Di Caprio) mas do diretor James Cameron. Como Cameron é canhoto e Di Caprio é destro as imagens foram espelhadas na edição para mudar a perspectiva.
A cena em que Rose agradece a Jack por ter salvo sua vida foi improvisada pelos dois atores a pedido de Cameron. A cena do cuspe a long distância também foi improvisada. Camerom também dá creditos a Winslet pela cena em que ela diz "Foi aqui que nós nos encontramos pela primeira vez" já perto do fim do filme e, também de acordo com o diretor, ela sugeriu que Rose cuspisse em Carl ao invés de dar um soco nele, como estava previsto no roteiro.
120 toneladas de água foram utilizadas na cena final do afundamento. Eric Braeden disse que a preparação para essa cena foi o momento mais assustador de sua vida já que não tinha como ensaiar a execução dela.
Na cena de despedida os atores foram filmados num estacionamento tendo como fundo tela verde gigante.
Um modelo do navio foi utilizado no fundo da cena da partida de poquer. Percebe-se que os curiosos que foram ver a partida do navio não aparecem na cena.
A maior parte do oceano em que os extras pulam tem menos de 1 metro de profundidade.
James Cameron estava convencido em não querer incluir nenhuma música no filme mesmo que fosse nos créditos finais. O compositor James Horner juntamente com o letrista Will Jennings e a cantora Celine Dion criaram "My Heart Will Go On" e gravaram uma fita demo a qual apresentaram a Cameron. A música ganhou um Oscar.
Originalmente James Cameron queria que Enya composse a trilha sonora chegando, ele, até mesmo a fazer uma edição utilizando músicas da cantora/compositora. Quando Enya recusou o convite para trabalhar no filme, Cameron contratou James Horner para escrever a trilha (que compôs a música para o filme Aliens de Cameron em 1986). Horner afirmou que a tensão em trabalhar com Cameron atingiu um pico tão alto durante a pós-produção de Aliens, que ele teria decidido nunca mais trabalhar com Cameron novamente. Contudo Cameron ficou tão impressionado com a trilha composta por Horner para Coração Selvagem (1995) que ele estava disposto a superar a experiência passada. De acordo com algumas fontes, Horner decidiu de forma independente que a trilha deveria ser feita no estilo Enya. O resultado foi que várias peças da trilha soam muito similares com muitas músicas bem conhecidas da Enya.
A produção teve início em primeiro de setembro de 1995.
O exterior de um navio de tamanho real foi construído dentro de um tanque numa praia do sul de Rosarito, Baixa Califórnia no México. A construção começou no octagéssimo quinto aniversário da partida do Titanic. Para reduziar custos os números de objetos que eram repetidos foram, como as janelas, foram diminuidos e outros objetos, como barco salva-vidas, foram construidos a noventa por cento do seu tamanho original para produzir uma aparência visual correta. O set foi construído para ir de encontro com o vento predominante para que a fumaça das chaminés do navio ficasse se direcionando para o lado correto.
Todas as cenas que mostram um por do sol foram filmadas no set exterior construido no set em Baja California, México.
Depois que uma forte campanha publicitária foi empreendida para o lançamento do filme no meio de 1997, o filme foi adiado para o natal do mesmo ano. Isto deveu-se a atrasos na pós-produção no desenvolvimento dos efeitos especiais utilizados.
Na cena em que as águas vão enchendo o salão da escadaria, os cineastas teriam apenas uma filmagem porque o set inteiro, com as mobílias, seriam destruídas na enchente.
Na cena em que Rose está no corredor procurando por Jack, as águas que inumdam o local e do mar de Baja California. A água está tão fria que quando Rose engasga, na verdade, é uma reação de Kate Winslet à água fria do Pacífico.
Gloria Stuart tendo 86 anos teve que usar maquiagem para parecer ter a idade de 101 anos. Ela diz não ter gostado muito da experiência.
Muitas das sub-histórias utilizadas durante o filme foi baseado em relatos de sobreviventes como no caso de duas garotas que são postas num barco salva-vidas e o pais diz a uma delas que é só por um momento.
Quando Jack pula para o deck da primeira classe, nós vimos um garoto brincando com o seu pai. Isto é baseado numa fotografia real tirada dentro do Titanic após sua partida. O fotógrafo deixou o navio quando este atracou rapidamente na Irlanda. O garoto e o seu pai sobreviveram ao naufrágio, mas o garoto faleceu alguns anos depois num acidente de carro.
Orçado em 250 milhões de dólares o filme custou mais do seria necessário para construir um Titanic hoje em dia que seria de 120 a 150 milhões de dólares.
Rose, idosa, tem um cão pomeriano. Um pomeriano foi um dos três cães que sobreviveram no desastre. Enquanto o navio real afundava um passageiro liberou os cachorros dos canis e um sobrevivente se recorda de ver um buldogue françês nadando no oceano. Cameron filmou cenas utilizando animais adestrados mas cortou na edição final.
James Cameron abriu mão de seu salário de oito milhões de dólares e do percentual sobre o lucro nas bilheterias devido ás preucupações dos executivosdo estúdio sobre em quanto o orçamento do filme estaria acima do previsto.
Quando James Cameron estava escrevendo o filme, ele pretendia que as principais personagens fossem fictícias. Foi apenas quando o roteiro já tinha sido terminado que ele descobriu que tinha existido um "J. Dawson" de verdade que morreu no Titanic. Ele trabalhava na casa de máquinas do navio. Ele nascera em 1888 e era irlandês. Seu corpo fora enterrado num cemitério da Nova Scotia com várias outras vítimas do Titanic. Hoje sua lápide é a mais visitada no cemitério.
Em 1998 se tornou o primeiro filme, desde 1966, a ganhar o Oscar de melhor filme mas não o de melhor roteiro. O outro filme a ter esta "honra" foi A Noviça Rebelde de 1965.
O filme a ter mais indicações ao Oscar (14) sem ter ganho em nenhuma categoria de atuação.
Gloria Stuart foi a única pessoa no set de filmagen que estava viva na época dos acontecimentos da tragédia do Titanic.
O primeiro filme a ganhar o Oscar e o MTV Movie Awards.
Primeira vez que um filme não musical ganhar o Oscar de melhor canção. As únicas duas vezes que um filme ganhou o Oscar de melhor canção e melhor filme foram dois musicais: Gigi e Going My Way.
Está no oitavo lugar em bilheteria no Reino Unido.
Rob Lowe foi considerado para o papel de Cal Hockley.
Um dos três filmes a ganharem um total de 11 Oscars juntamente com Ben-Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.
O papel de Rose, mais velha, foi oferecido a Fay Wray que recusou o convite alegando que fazer Titanic seria uma experiência de tortura levando em conta a tragédia e as dificuldades que teria com as gravações.
Kate Winslet teve pneumonia enquanto filmava as cenas aquáticas.
Após descobrir que teria que ficar nua na frente de Leonardo Di Caprio, Kate Winslet quebrou o gelo, e ficou nua na frente de Di Caprio logo na primeira vez que se encontraram.
Maior bilheteria da história do cinema rendendo mais de um bilhão de dólares em todo o mundo.
O filme que mais tempo ficou em cartaz nos Estados Unidos, 281 dias.
O filme filme foi orçado inicialmente em 135 milhões de dólares mais excedeu esse valor e a Paramount Pictures cedeu 65 milhões de dólares em troca dos direitos de distribuição do mesmo nos Estados Unidos.
Após completar o Exterminador do Futuro 2, Cameron assistiu ao filme Titanic (1958) e decidiu fazer um filme sobre a tragédia. Ele passou cinco anos realizando pesquisas sobre o Titanic e os acontecimentos.
Leonardo Di Caprio e Kate Winslet se comprometeram a fazer o filme lendo apenas parte do roteiro escrito por Cameron.
Jornais britânicos noticiaram que Michael Caine recusou um papel.
Christian Bale audicionou para o papel de Jack Dawson mas Cameron não queria dois atores britânicos interpretando os papéis principais que seriam de dois americanos.
Macaulay Culkin foi considerado para o papel de Jack Dawson.
Reba McEntire foi convidada e aceitou fazer o papel de Molly Brown, que ficou com Kathy Bates, mas devido a problemas de conflito de horário posteriores teve que desistir deste projeto.
Empatado com A Malvada em número de indicações ao Oscar.
Kate Winslet foi uma das poucas pessoas do elenco que não quis usar traje de banho durante as cenas aquáticas.
Bateu um recorde nos Estados Unidos quando permaneceu 15 semanas como o número um das bilheterias.
Dolores O'Riordan foi chamada para atuar e compor músicas para o filme mas desistiu devido o nascimento de seu filho.
Primeiro filme feito na Fox Studios Baja.
O carro que Rose e Jack fazem amor é um Renault de propiedade da família Carter.
A personagem de Rose é parcialmente baseada na artista Beatrice Wood que faleceu em 1998 aos 105 anos.
Com sua indicação para atriz coadjuvante Gloria Stuart, aos 87 anos, se tornou a pessoa mais velha a ser indicada a um prêmio da Academia.
Na cena em que um casal de idosos está na cama enquanto o quarto vai se enchendo de água no naufrágio do navio, Cameron quis representar o casal Ida e Isidor Straus, fundadores da loja de departamento Macy de Nova Iorque que morreram no acidente.
Gwyneth Paltrow foi cotada para o papel de Rose.
No filme, o roteiro original incluia cenas dos recém-casados Daniel e Mary Marvin. Daniel era cameraman e filho de Henry Marvin co-fundador da companhia americana de filmes American Mutoscope & Biograph. Daniel Marvin morreu abordo do Titanic, mas sem antes filmar alguns dos únicos filmes feitos do navio.
No majestoso e cheio de superlativos que foi a produção de Titanic, Cameron novamente mostrou porque foi a peça fundamental para a transformação deste drama num espetáculo colossal e inesquecivel. Dedicando-se um longo periodo de pesquisa para começar a produção de Titanic, o diretor de O Exterminador do Futuro sagrou-se como o mais importante cineasta de sua geração.
James Cameron enxerga a vida da alta sociedade e das classes pobres que deixam o velho continente europeu em busca de novas oportunidades na América. Á bordo do navio o choque e a diferença do tratamento entre as classes se mostra visível. É neste contexto de tremenda agitação do início do século XX que se dá a história de amor entre Jack (Leonardo Di Caprio) e Rose (Kate Winslet) que duraria toda uma vida. O romance foi catalisado pelo trágico naufrágio do transatlântico Titanic. A lembrança de Jack nunca saiu da cabeça de Rose que, aos 105 anos de idade (aqui com a interpretação histórica de Gloria Stuart aos 87 anos), vê pela televisão uma foto sua, desenhada por Jack, enquanto viajavam no famoso transatlântico. A foto revelava, também, que Rose usava a jóia "Coração do Oceano" um raríssimo diamante azul, motivo pelo qual a expedição do Titanic foi realizada. Trazida para o ponto do naufrágio pela equipe de exploradores ávidos por pistas de onde poderia estar o precioso colar, Rose revive, no meio do Atlântico Norte, o seu passado para a tripulação e relata seu romance e os últimos momentos do Titanic antes dele se chocar com o iceberg e afundar.
O elenco de atores coadjuvantes são do primeiro escalão: Kathy Bates, Billy Zane, Bill Paxton, Frances Fischer. Bates como a "sem frescura" milionária Molly Brown e Fischer como a decadente aristocrata Ruth Bukater são as as mais marcantes de todos.
Leonardo Di Caprio atua bem, mas não consegue se livrar da entonação 'novo galã' que acaba maculando a sua personagem. O destaque na interpretação fica com Kate Winslet que consegue se sair natural e menos estilizada num tom certo e necessário, para viver a vigorosa Rose.
Não foi á toa que o filme ganhou 11 Oscars: toda a produção foi feita para que a ambientação retratasse de forma idêntica a época deste do figurino e comportamento dos passageiros como dos objetos que guarneciam o navio e seus aposentos. Um trabalho artístico, fantástico e marcante até hoje.
Os recordes de bilheteria permanecem com Titanic e devem perdurar por muito tempo assim como a forma arrebatadora que é assistir este épico moderno. Na verdade só o tempo dirá se o impacto deste arrassa quarteirão se manterá da mesma forma que seus premidados predecessores o fizeram.
Notas:
Foi o 1º filme na história do cinema a ultrapassar a barreira do um bilhão de dólares arrecadados apenas nas bilheterias.
O filme permaneceu na lista das 10 maiores bilheterias da semana, nos Estados Unidos, por quase seis meses.
Originalmente Titanic iria estrear no verão americano de 1997. Entretanto, atrasos na pós-produção fizeram com que sua estréia fosse adiada por seis meses, passando para dezembro do mesmo ano.
É, juntamente com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003), o filme mais premiado na história do Oscar. É também o filme que recebeu o maior número de indicações ao Oscar na história da premiação, juntamente com A Malvada (1950).
Na última noite de filmagens na Nova Escócia, alguém quis pregar um peça nos integrantes da equipe e pôs Pó de Anjo, um composto sintético tóxico e alucinógeno e que fora muito utilizado na década de setenta, na sopa de mariscos que fora servida á equipe de filmagem e o elenco. Cerca de 80 pessoas adoeceram e várias delas foram hospitalizadas com alucinações. Bill Paxton ficou se sentindo aéreo por quase duas semanas após o incidente.
Os estúdios queriam Matthew McConaughey, mas Cameron insistiu em Leonardo DiCaprio.
Antes de anunciar o desenvolvimento deste filme, James Cameron realizou filmagens de icebergues na Nova Escócia com a pretensão de fazer um filme chamado 'Planeta Gelo'.
O irmão de James Cameron, Mike Cameron, desenvolveu uma câmera capaz de suportar a pressão de quase quatro quilômetros de profundidade para filmar os destroços do Titanic por fora do submarino, utilizando um robô guiado.
A câmera utilizada nas filmagens aquáticas só tinha capacidade para armazenar 12 minutos de filme. Contudo, cada mergulho para realizar estes 12 minutos levavam cerca de várias horas. Para aproveitar mais os poucos minutos possíveis de filmagem subaquática, James Camerom e sua equipe construiram uma maquete do navio afundado para ensair de que forma as filmagens deviam ser feitas. Essas tomadas foram feitas com a ajuda de um grupo russo especializado em expedições em profundidades abissais.
Em algumas cenas da embargação afundada um set foi construído e submergido.
James Cameron ficou impressionado com a experiência de ter presenciado os destroços do Titanic. Ele ficou mais tempo junto do navio do que os passageiros que o conheceram.
A maioria da decoração do navio foi feita ou supervisionada pelas companhias que, originalmente, mobiliaram o Titanic.
Quando Jack está se preparando para desenhar Rose ele comete um erro trocando as falas do roteiro onde era para dizer "deite naquele sofá" ele diz "deite naquela cama, uh naquele sofá". James Cameron achou o erro do diálogo tão honesto e natural que não refez a fala.
A frase "Eu sou o rei do mundo" foi votada com a número 100 entre as cem grandes frases do cinema americano pelo Instituto do Cinema Americano.
Cameron desenhou os imagens do caderno de desenhos de Jack. As mãos que aparecem desenhando não são de Jack (Leonardo Di Caprio) mas do diretor James Cameron. Como Cameron é canhoto e Di Caprio é destro as imagens foram espelhadas na edição para mudar a perspectiva.
A cena em que Rose agradece a Jack por ter salvo sua vida foi improvisada pelos dois atores a pedido de Cameron. A cena do cuspe a long distância também foi improvisada. Camerom também dá creditos a Winslet pela cena em que ela diz "Foi aqui que nós nos encontramos pela primeira vez" já perto do fim do filme e, também de acordo com o diretor, ela sugeriu que Rose cuspisse em Carl ao invés de dar um soco nele, como estava previsto no roteiro.
120 toneladas de água foram utilizadas na cena final do afundamento. Eric Braeden disse que a preparação para essa cena foi o momento mais assustador de sua vida já que não tinha como ensaiar a execução dela.
Na cena de despedida os atores foram filmados num estacionamento tendo como fundo tela verde gigante.
Um modelo do navio foi utilizado no fundo da cena da partida de poquer. Percebe-se que os curiosos que foram ver a partida do navio não aparecem na cena.
A maior parte do oceano em que os extras pulam tem menos de 1 metro de profundidade.
James Cameron estava convencido em não querer incluir nenhuma música no filme mesmo que fosse nos créditos finais. O compositor James Horner juntamente com o letrista Will Jennings e a cantora Celine Dion criaram "My Heart Will Go On" e gravaram uma fita demo a qual apresentaram a Cameron. A música ganhou um Oscar.
Originalmente James Cameron queria que Enya composse a trilha sonora chegando, ele, até mesmo a fazer uma edição utilizando músicas da cantora/compositora. Quando Enya recusou o convite para trabalhar no filme, Cameron contratou James Horner para escrever a trilha (que compôs a música para o filme Aliens de Cameron em 1986). Horner afirmou que a tensão em trabalhar com Cameron atingiu um pico tão alto durante a pós-produção de Aliens, que ele teria decidido nunca mais trabalhar com Cameron novamente. Contudo Cameron ficou tão impressionado com a trilha composta por Horner para Coração Selvagem (1995) que ele estava disposto a superar a experiência passada. De acordo com algumas fontes, Horner decidiu de forma independente que a trilha deveria ser feita no estilo Enya. O resultado foi que várias peças da trilha soam muito similares com muitas músicas bem conhecidas da Enya.
A produção teve início em primeiro de setembro de 1995.
O exterior de um navio de tamanho real foi construído dentro de um tanque numa praia do sul de Rosarito, Baixa Califórnia no México. A construção começou no octagéssimo quinto aniversário da partida do Titanic. Para reduziar custos os números de objetos que eram repetidos foram, como as janelas, foram diminuidos e outros objetos, como barco salva-vidas, foram construidos a noventa por cento do seu tamanho original para produzir uma aparência visual correta. O set foi construído para ir de encontro com o vento predominante para que a fumaça das chaminés do navio ficasse se direcionando para o lado correto.
Todas as cenas que mostram um por do sol foram filmadas no set exterior construido no set em Baja California, México.
Depois que uma forte campanha publicitária foi empreendida para o lançamento do filme no meio de 1997, o filme foi adiado para o natal do mesmo ano. Isto deveu-se a atrasos na pós-produção no desenvolvimento dos efeitos especiais utilizados.
Na cena em que as águas vão enchendo o salão da escadaria, os cineastas teriam apenas uma filmagem porque o set inteiro, com as mobílias, seriam destruídas na enchente.
Na cena em que Rose está no corredor procurando por Jack, as águas que inumdam o local e do mar de Baja California. A água está tão fria que quando Rose engasga, na verdade, é uma reação de Kate Winslet à água fria do Pacífico.
Gloria Stuart tendo 86 anos teve que usar maquiagem para parecer ter a idade de 101 anos. Ela diz não ter gostado muito da experiência.
Muitas das sub-histórias utilizadas durante o filme foi baseado em relatos de sobreviventes como no caso de duas garotas que são postas num barco salva-vidas e o pais diz a uma delas que é só por um momento.
Quando Jack pula para o deck da primeira classe, nós vimos um garoto brincando com o seu pai. Isto é baseado numa fotografia real tirada dentro do Titanic após sua partida. O fotógrafo deixou o navio quando este atracou rapidamente na Irlanda. O garoto e o seu pai sobreviveram ao naufrágio, mas o garoto faleceu alguns anos depois num acidente de carro.
Orçado em 250 milhões de dólares o filme custou mais do seria necessário para construir um Titanic hoje em dia que seria de 120 a 150 milhões de dólares.
Rose, idosa, tem um cão pomeriano. Um pomeriano foi um dos três cães que sobreviveram no desastre. Enquanto o navio real afundava um passageiro liberou os cachorros dos canis e um sobrevivente se recorda de ver um buldogue françês nadando no oceano. Cameron filmou cenas utilizando animais adestrados mas cortou na edição final.
James Cameron abriu mão de seu salário de oito milhões de dólares e do percentual sobre o lucro nas bilheterias devido ás preucupações dos executivosdo estúdio sobre em quanto o orçamento do filme estaria acima do previsto.
Quando James Cameron estava escrevendo o filme, ele pretendia que as principais personagens fossem fictícias. Foi apenas quando o roteiro já tinha sido terminado que ele descobriu que tinha existido um "J. Dawson" de verdade que morreu no Titanic. Ele trabalhava na casa de máquinas do navio. Ele nascera em 1888 e era irlandês. Seu corpo fora enterrado num cemitério da Nova Scotia com várias outras vítimas do Titanic. Hoje sua lápide é a mais visitada no cemitério.
Em 1998 se tornou o primeiro filme, desde 1966, a ganhar o Oscar de melhor filme mas não o de melhor roteiro. O outro filme a ter esta "honra" foi A Noviça Rebelde de 1965.
O filme a ter mais indicações ao Oscar (14) sem ter ganho em nenhuma categoria de atuação.
Gloria Stuart foi a única pessoa no set de filmagen que estava viva na época dos acontecimentos da tragédia do Titanic.
O primeiro filme a ganhar o Oscar e o MTV Movie Awards.
Primeira vez que um filme não musical ganhar o Oscar de melhor canção. As únicas duas vezes que um filme ganhou o Oscar de melhor canção e melhor filme foram dois musicais: Gigi e Going My Way.
Está no oitavo lugar em bilheteria no Reino Unido.
Rob Lowe foi considerado para o papel de Cal Hockley.
Um dos três filmes a ganharem um total de 11 Oscars juntamente com Ben-Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.
O papel de Rose, mais velha, foi oferecido a Fay Wray que recusou o convite alegando que fazer Titanic seria uma experiência de tortura levando em conta a tragédia e as dificuldades que teria com as gravações.
Kate Winslet teve pneumonia enquanto filmava as cenas aquáticas.
Após descobrir que teria que ficar nua na frente de Leonardo Di Caprio, Kate Winslet quebrou o gelo, e ficou nua na frente de Di Caprio logo na primeira vez que se encontraram.
Maior bilheteria da história do cinema rendendo mais de um bilhão de dólares em todo o mundo.
O filme que mais tempo ficou em cartaz nos Estados Unidos, 281 dias.
O filme filme foi orçado inicialmente em 135 milhões de dólares mais excedeu esse valor e a Paramount Pictures cedeu 65 milhões de dólares em troca dos direitos de distribuição do mesmo nos Estados Unidos.
Após completar o Exterminador do Futuro 2, Cameron assistiu ao filme Titanic (1958) e decidiu fazer um filme sobre a tragédia. Ele passou cinco anos realizando pesquisas sobre o Titanic e os acontecimentos.
Leonardo Di Caprio e Kate Winslet se comprometeram a fazer o filme lendo apenas parte do roteiro escrito por Cameron.
Jornais britânicos noticiaram que Michael Caine recusou um papel.
Christian Bale audicionou para o papel de Jack Dawson mas Cameron não queria dois atores britânicos interpretando os papéis principais que seriam de dois americanos.
Macaulay Culkin foi considerado para o papel de Jack Dawson.
Reba McEntire foi convidada e aceitou fazer o papel de Molly Brown, que ficou com Kathy Bates, mas devido a problemas de conflito de horário posteriores teve que desistir deste projeto.
Empatado com A Malvada em número de indicações ao Oscar.
Kate Winslet foi uma das poucas pessoas do elenco que não quis usar traje de banho durante as cenas aquáticas.
Bateu um recorde nos Estados Unidos quando permaneceu 15 semanas como o número um das bilheterias.
Dolores O'Riordan foi chamada para atuar e compor músicas para o filme mas desistiu devido o nascimento de seu filho.
Primeiro filme feito na Fox Studios Baja.
O carro que Rose e Jack fazem amor é um Renault de propiedade da família Carter.
A personagem de Rose é parcialmente baseada na artista Beatrice Wood que faleceu em 1998 aos 105 anos.
Com sua indicação para atriz coadjuvante Gloria Stuart, aos 87 anos, se tornou a pessoa mais velha a ser indicada a um prêmio da Academia.
Na cena em que um casal de idosos está na cama enquanto o quarto vai se enchendo de água no naufrágio do navio, Cameron quis representar o casal Ida e Isidor Straus, fundadores da loja de departamento Macy de Nova Iorque que morreram no acidente.
Gwyneth Paltrow foi cotada para o papel de Rose.
No filme, o roteiro original incluia cenas dos recém-casados Daniel e Mary Marvin. Daniel era cameraman e filho de Henry Marvin co-fundador da companhia americana de filmes American Mutoscope & Biograph. Daniel Marvin morreu abordo do Titanic, mas sem antes filmar alguns dos únicos filmes feitos do navio.
Título Original: Titanic.
Gênero: Drama/Romance.
Ano: 1997.
País de Produção: EUA.
Duração: 194 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: James Cameron.
Elenco: Leonardo Di Caprio, Kate Winslet, Kathy Bates, Billy Zaze, Gloria Stuart, Bill Paxton, Frances Fischer.
4 Comments:
Good for people to know.
MIA
very good.I love titanic,Katte w.Leonardo dicaprio.
fantástico(obrigada pelas fotos) lindo site e muito bem elaborado. parabéns.
http://eekshop.com
Birthday wishes quotes all the way to Man's main task in your life - span is this for more information on supply you with the birth for more information regarding very little,to educate yourself regarding become what she / he potentially is this The a good many an absolute must have product relating to his effort is the fact that his own personality.
Post a Comment
<< Home