Monday, January 29, 2007

EM EXIBIÇÃO - DIAMANTE DE SANGUE

Os filmes de denúncia política continuam se proliferando. Com um toque mais espetacular, típico de hollywood, Diamante de Sangue se promove através de Leonardo Di Caprio que consegue fazer o seu melhor trabalho no ano.
Num periodo conturbado de plena guerra civil em um dos países mais pobres do mundo, Serra Leoa na África, um contrabandista de diamantes Danny Archer (Leonardo Di Caprio), faz fortuna trocando a pedra preciosa por armamentos para as melícias e para o governo oficial. Quando ele descobre que Solomon (Djimon Hounsou), um dos prisioneiros do grupo terrorista dominante achara um diamante rosa altamente valioso enquanto garimpava como escravo num dos campos de concentração mantido pelo grupo, Danny lhe fará uma proposta em que aceitará ajudá-lo no resgate de seu filho que fora capturado para servir como soldado nas forças rebeldes.Com a ajuda da repórter Maddy (Jennifer Connelly), também interessada em extrair um furo de reportagem sobre a relação entre o tráfico de armas e o comércio ilegal de diamantes, ele vai obtendo informações importantes sobre o paradeiro da criança e com isso chegar ao cobiçado tesouro.
Tratado com menos densidade política do que habitualmente acontece com filmes de temática denuncista, Diamante de Sangue capricha nas cenas espetaculares de ação que beiram a improbabilidade de fato. O jogo de interesses que vai alinhavando o roteiro é bem construido e não se desfaz por um instante sequer, até os momentos decisivivos onde prevalece o virtuosismo e o bom coração. Não há como deixar de se envolver com a história, cujo cenário foi baseado num acontecimento real, e repudiar os atos bárbaros que foram cometidos contra a população civil, principalmente contra as crianças tiradas de seus pais e transformadas em assassinas.
O título em português é a tradução literal do que ele recebeu em inglês, Blood Diamond, e sintetiza muito bem o significado que a pedra preciosa teve naqueles momentos de extrema violência. Num país devastado por forças internas e externas, onde a ganância e a exploração ditam as regras, a vida humana é o que menos vale no final das contas.

Notas:
Jennifer Connelly sofreu uma contusão no pescoço quando gravava a cena do carro.O nome do filho de Solomon é Dia, que significa cara em krio - um lingua adptada em Serra Leoa.Quando Danny Archer chega na África do Sul há duas mulheres paradas em frente ao aeroporto e ele passa por elas. Essas mulheres são a avó e a mãe de Leonardo DiCaprio.
Russel Crowe foi considerado para o papel de Danny Archer.
Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator (Leonardo DiCaprio), Melhor Ator Coadjuvante (Djimon Hounson), Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som.Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Leonardo DiCaprio).
Título Original: Blood Diamond.

Gênero: Drama/Ação.

Ano: 2006.

Pais de Origem: EUA.

Duração: 143 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Edward Zwick.

Elenco: Leonardo Di Caprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou, Kagiso Kuypers, Arnold Vosloo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/