REVIEW - CLOSER: PERTO DEMAIS
As relações humanas são construídas em cima dos medos, expectativas, frustrações e carências que cada um nutri por si mesmo. O início e o fim de uma convivência amorosa muita vezes é inexplicado pois nem sempre é conhecida as origens das razões que operam as nossas mudanças internas. É claro que o caráter individual conta muito para que o envolvimento emocional seja duradouro. E é sobre isso que versa o roteiro de Closer - Perto Demais, um filme simples e que trata das incongruências e transformações no campo amoroso entre adultos jovens com personalidades e maturidades distintas.
Gênero: Drama.
Ano: 2004.
País de Origem: EUA.
Duração: 104 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Mike Nichols.
Elenco: Julia Roberts, Natalie Portman, Jude Law, Clive Owen.
Com um elenco encabeçado pela atriz mais bem paga na atualidade, Julia Roberts, Closer não é pretensioso, e, de uma certa forma, sua temática não é novidade já que foi objeto de reflexão em uma lista interminável de outras produções cinematográficas. A sutileza das ações das personagens somadas ao bom gosto das piadas e ironias circunstanciais, que vão sendo trançando os diálogos do filme, se alinham com a trilha sonora recheadas com tons de bossa-nova facilmente reconhecidos. O machismo londrino, pouco percebido no dias atuais, é visceralmente exposto sem parecer forçado ou fora da realidade. Este um sentimento decisivo e que norteia as ações e os principais acontecimentos do filme. Graças a força de direção empreendida pelo lendário Mike Nichols (A Primeira Noite de Um Homem, Quem Tem Medo de Virgínia Woof, Uma Secretária de Futuro) o filme Closer cumpre o seu papel e dá a profundeza necessária e possível ao roteiro de Patrick Marber que também é o escritor da peça teatral.
Dan (Jude Law) é um jovem jornalistas responsável pela seção de obituários. Ele conhece Alice (Natalie Portman), uma jovem stripper americana, quando socorre a mesma de um atropelamento. É amor a primeira vista e a recém chegada e sem teto já passa a viver com o seu amor ( eu te amo é a frase mais dita e menos valorizada durante todo o filme). As vidas deles mudam quando Dan resolve escrever um livro sobre a vida de Alice. Isto porque Dan acaba conhecendo Anna (Julia Roberts), uma fotógrafa responsável pela foto de seu rosto no livro. Como uma cascata de paixões avassaladoras e seqüenciais, Dan também se vê fortemente atraído por Anna que ao saber que o mesmo é comprometido, o dispensa prontamente. Numa das cenas mais hilárias (talvez a mais de todas), e de uma forma incomum Anna conhece Larry (Clive Owen), um médico dermatologista, e os dois também iniciam uma relação. Forma-se a partir de então um quadrângulo amoroso em que a tônica é a volubilidade dos sentimentos e a disputa 'territorial' masculina sobre as mulheres.
Closer - Perto Demais radiografa os sentimentos que povoam os corações de homens e mulheres dentro de dimensões imprevisíveis e de um egoísmo próprio. Como uma determinada personagem sintetiza "Algumas pessoas estão feliz apenas quando estão tristes pois necessitam dessa tristeza para ficarem felizes".
Notas:
Cate Blanchett chegou a assinar contrato para interpretar Anna, mas teve que desistir da personagem devido à sua 2ª gravidez.
Natalie Portman precisou ter aulas de dança erótica com uma haste, para interpretar sua personagem em Closer - Perto Demais.
Natalie Portman pediu a Mike Nichols que retirasse da versão final de Closer - Perto Demais uma cena sua de nudez. O diretor atendeu ao pedido.
Clive Owen interpretou o personagem Dan na montagem da peça nos teatros de Londres.
O Parque que Dan e Alice passeiam é o Postman Park em Londres perto da Catedral de São Paulo.
A cena da exposição de Anna é o único momento em que as quatro personagens aparecem no mesmo ambiente.
O papel de Anna foi feito, nos palcos, por Miranda Richardson.
Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Clive Owen) e Melhor Atriz Coadjuvante (Natalie Portman).
Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Clive Owen) e Melhor Atriz Coadjuvante (Natalie Portman).
Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Clive Owen) e Melhor Atriz Coadjuvante (Natalie Portman). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.
Ganhou o BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante (Clive Owen), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Natalie Portman) e Melhor Roteiro Adaptado.
Título Original: Closer.
Gênero: Drama.
Ano: 2004.
País de Origem: EUA.
Duração: 104 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Mike Nichols.
Elenco: Julia Roberts, Natalie Portman, Jude Law, Clive Owen.
1 Comments:
Esse filme é fantástico e suas falas são geniais. Sou apaixonada pela história e pelos personagens. Como diz Larry "amo tudo que doí em você", e eu amo! Great. Adorei o post, parabéns!
Post a Comment
<< Home