Tuesday, April 24, 2007

REVIEW - A CASA MONSTRO

É fácil notar que as animações estão acompanhando a evolução, ou melhor dizendo, a maturação precoce das crianças e jovens. Isso está ocorrendo de uma forma tão rápida que, pelo jeito, estas produções, em pouco tempo, terão que enfrentar classificações restritivas de idade. Em A Casa Monstro as cenas de violência, para um público que não deveria ser o infantil, são tantas e tão pavorosas quanto o sobrado que dá o título ao filme.
Apoderado por um espírito de uma desencarnada, cheia de ódio no coração, a casa da vizinhança, onde mora o pré-adolescente DJ Walters (Mitchel Musso), é temida pelas crianças que passam por seu gramado ou que por lá perdem os seus brinquedos. Neste sobrado caindo aos pedaços vive o temido Epaminondas, um senhor mal-humorado que não permite sequer que pisem em seu gramado. DJ Walters é vizinho do assustador Epaminondas e acaba descobrindo juntamente com os seus amigos Chowder (Sam Lester) e Jenny (Spencer Locke), que a casa tem vida própria e que alguma maldição se apodera do local.
É inegável que, por se tratar de uma animação, exista situações absurdas e mirabolantes, típicas de desenho animado. Observado-se, todavia, por trás dessa ficção computadorizada, o traço marcante são as cenas de agressões explícitas que destoam do momento de luta por uma paz mundial. Os Estados Unidos, contudo, parece não estar sintonizado nesta mesma idéia, pois a indústria cinematográfica da animação, naquele país, insiste em dar vida a roteiros truculentos. O problema é que as histórias criadas têm como alvo uma população ainda em fase de formação moral que, conscientemente, acabam se identificando com as personagens por estas também serem na maioria das vezes, também, crianças. Como obra artística A Casa Monstro é de um acabamento perfeito (foi rodado em 3D) com personagens detentores de características indivudais e bem definidas, mas o direcionamento deve ser dado para o público adulto não o infantil.
Notas:
Inicialmente A Casa-Monstro seria feito com atores reais, com a idéia sendo descartada devido às dificuldades de realização de uma cena do clímax do filme.
A Casa-Monstro utiliza animação de captura de movimento, usada anteriormente em O Expresso Polar (2004).
Estréia de Gil Kenan como diretor de longa-metragens. Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.
Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.






Título Original: Monster House.

Gênero: Animação.

Ano: 2006.

País de Origem: EUA.

Duração: 91 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Gil Kenan.

Elenco (vozes da animação original): Ryan Newman (Little Girl), Steve Buscemi (Nebbercracker), Mitchel Muso (DJ Walters), Catherine O'Hara (mom), Fred Wilard (dad), Sam Lerner (Chowder), Maggie Gyllenhaal (Zee), Katherine Turner (Constance).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/