Sunday, April 29, 2007

REVIEW - BABEL

Em lugares distintos do mundo, situações de conflitos estão interligadas de alguma forma como o resultado da globalização. Uma única ação pode repercurtir desencandeando um efeito em cadeia imprevisível. Babel vem para mostrar este mundo conectado por reações e acontecimentos paralelos e simultâneos. Quatro histórias interdependentes são mostradas compondo cada uma os elos de uma corrente que contém uma pluralidade de dramas impossíveis de se descreverem. 1ª Situação: Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchet) estão em viagem pelo Marrocos quando Susan é alvejada por uma bala perdida. Richard tem que lutar para manter a sobrevivência de Susan a qualquer preço. Neste mesmo período, 2ª situação: os seus filhos são levados pela sua babá de confiança Amélia (Adriana Barazza), sem autorização, ao México por ocasião do casamento de seu filho. 3ª Situação: uma humilde família camponesa marroquina tenta sobreviver num ambiente inóspito e como se não bastassem suas dificuldades, terão que lidar com a polícia local que investiga de onde partiu o tiro que feriu a turista americana. 4ª Situação: No Japão o ex-dono da arma que causou o ferimento de Susan enfrenta problemas de convivência com sua filha adolescente que vive um período de profunda instabilidade emocional após o suicídio de sua mãe. Chieko (Rinko Kikuchi) é surda muda e sua necessidade de afeto e aceitação é o seu clamor mais audível.
As histórias vão se mesclando em exemplos de acasos e da necessidade humana de resistir a todos estes obstáculos no limite do que pode ser possível e dentro de sua própria forma de se comunicar, com ou sem palavras já que o próprio silêncio impõe uma intenção. A Babel que o filme faz referência traz a idéia de isolamento que cada um carrega dentro de si ou com o meio em que vive seja no exemplo do casal americano em viagem a um país estrangeiro tentando entender um outro sistema e com dificuldades em seu casamento (a própria célula de sua estabilidade), seja a imigrante latina tratada com humilhação nos Estados Unidos, seja como o próprio cidadão à mercê das arbitrariedades de seu país ou mesmo na impossibilidade de "ser normal" e comunicar-se com os outros quando fisicamente o uso da voz lhe é tirado desde sempre.
Babel trata das dificuldades da relação humana entre iguais e diferentes na tarefa árdua do simples entendimento que por mais claro e simples que seja dificilmente é compreendido. O filme tem um impacto poderoso pois atribula e desafia a organização de nossas vidas, mobilizando nossas expectativas. Funciona como o testemunho de uma catarse fatídica resultante da condição incomunicável do homem e o seu ambiente.
Alejandro González Iñárritu, o diretor, utilizou seqüencias dando uma idéia de acontecimentos paralelos, mas não, necessariamente, concomitantes. Isto dá um grande volume ao roteiro que mantém um clímax constante no filme e a atenção permanece retida pelo revezamento de pontos altos de cada situação que se apresenta em seu momento. A edição lembra muito a de Crash - No Limite pela velocidade em que as cenas vão determinando e moldando o resultado onde é impossível recuar dentro do caminho já trilhado. Em Babel as personagens encontram-se numa torre de desesperos com vista à tragédias convivendo ao mesmo tempo não apenas com linguagens diferentes, mas também com o idioma único da luta de manutenção de seu bem-estar e autonomia.
Notas:
Este é o 2º filme em que o diretor Alejandro González Iñárritu e o ator Gael García Bernal trabalham juntos. O anterior foi Amores Brutos (2000).
Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.
O orçamento de Babel foi de US$ 25 milhões.
Rinko Kikuchi teve que se submeter a um ano inteiro de audições até conseguir o papel de Chieko.
Boubker Ait El Caid que foi escolhido como Yussef, o garoto marroquino que erroneamente dispara com a arma, depois que o diretor Alejandro González Iñárritu o viu jogando bola no hotel Plaza local.
Brad Pitt desistiu de um dos papéis principais em os infiltrados (filme que co-produziu) para que pudesse participar deste filme, ele é um fã antigo dos filmes de Alejandro González Iñárritu.
Tendo as histórias sido filmadas em momentos diferentes e em diferentes partes do mundo, alguns menbros do elenco nunca tinham encontrado suas contra-partes antes da premiere.
A atriz Adriana Barraza aumentou 14 kilos e meio para fazer a sua personagem no filme.
O diretor Alejandro Gonzalez Inarritu diz no making of do filme que 17 dias antes do início das filmagens das cenas do Marrocos ninguém do elenco tinha sido escolhido. A equipe teve que ir à cidade mais perto do local das filmagens e fazer anúncios na televisão, rádio e nas mesquitas a respeito de um filme que estaria sendo rodado. Em apenas um dia 200 pessoas apareceram com a esperança de serem escolhidos para o filme. Quase todos estão no filme seja participando como personagens principais seja apenas como extras.
A cena em que Chieko está dentro do carro com seu pai foi filmada sem a permissão da cidade tendo em vista a lentidão das entidades burocráticas japonesas. A equipe criou um tráfico artificial e começaram a filmar as cenas. Posteriormente a polícia começou a persegui-los enquanto eles ainda estavam filmando.
A atriz Adriana Barraza tem histórico de problemas do coração por já ter sofrido dois leves ataques cardíacos, mesmo assim ele insistiu em carregar a atriz e sua co-star Ellen Fanning nos dois dias de filmagens em que Mercedes caminha no deserto com Mike e Debbie.
O vermelho, como um denominador comum, é visto em todos os quatros segmentos do filme.
O diretor de fotografia Rodrigo Prieto teve dificuldades em filmar a cena onde Richard e os moradores da vila carregam Susan ferida numa esteira para o top da colina. Ele tentou filmar de trás para frente mas a câmera não se mantinha fixa e muitas vezes caía. Alejandro Gonzalez insistiu para o uso da Stedicam e para o uso da câmera manual. O editor Joseph Dianda veio com a sugestão de utilizar uma cadeira do hotel com dois suportes de madeiras presos abaixo da cadeira e carregados por quatro pessoas com Rodrigo sentado nela e realizando a filmagem. Esta forma de filmar foi batizada pela equipe como 'Filmagem da cadeira de Joey".







Título Original: Babel.

Gênero: Drama.

Ano: 2006.

País de Origem: EUA.

Duração: 143 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Alejandro González Iñárritu.

Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Adriana Barraza, Elle Fanning, Nathan Gamble, Nathan Gamble, Rinko Kikuchi, Kôji Yakusho.

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