Tuesday, May 01, 2007

REVIEW - ALMAS DESESPERADAS

Tentando convencer com uma boa atuação, Marilyn Monroe surpreende no papel da louca Nell em Almas Desesperadas e já se afirmava no inicio da década de cinqüenta como uma jovem promessa na arte da interpretação cinematográfica. O seu papel on e off screen como deusa do sexo, porém, foi mais forte e a fox acabou construindo o seu mito em cima de seu magnetismo avassalador, transformando-a na lenda que todos conhecem.
Almas Desesperadas é um filme diferente dos que Marilyn protagonizou pois a exploração de sua beleza não é a mola propulsora de sua personagem.
Nell é uma jovem garota vinda do interior e com a ajuda de seu tio, que trabalha como ascensorista de um hotel, consegue um "bico" como baby-sitter de Bunny (Donna Corcoran) a filha de um casal de hóspedes. Os problemas de Nell vem á tona rapidamente quando ela em plena crise de depressão obsessiva se rende ao delírio e acredita que seu noivo, morto na segunda guerra mundial, voltou na figura de Jed (Richard Widmark). Jed, também hospedado no hotel, só aos poucos vai percebendo a enrascada que se meteu quando só queria um momento de prazer, com a garota do outro quarto, depois de levar o fora de sua namorada Lyn (Anne Bancroft). A tensão crescente chega a um ápice vertiginoso onde completamente fora de controle Nell é capaz de qualquer coisa para não abandonar a sua paranóia e voltar à realidade.
Sem dúvida, assistir Marilyn Monroe com ares de esquizofrênica é algo chocante. Por vezes seu olhar psicopata demonstra uma certa falta de maturidade na dose de caracterização, mas mesmo assim ela consegue assustar e prova que se tivesse tido a chance poderia ter desenvolvido uma carreira com papéis menos esteriotipados e mais desafiadores. Seja dando uma de megera maltratando uma criança, seja atacando seu próprio tio num acesso de fúria Marilyn consegue implementar na personagem Nell uma força única que singulariza este seu trabalho como o mais rico de seu conjunto. Isso tudo sem perder o brilho que sempre a acompanhou nas telas e até fora delas.

Notas:
Este foi o primeiro filme de Anne Bancroft e décimo oitavo filme de Marilyn numa tentativa de provar aos críticos que ela sabia atuar.
O filme foi rodado com as seqüências sendo filmadas em tempo real.







Título Original: Don't Bother to Knock.

Gênero: Drama.

Ano: 1952.

País de Origem: EUA.

Duração: 76 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Roy Ward Baker.

Elenco: Richard Widmark, Marilyn Monroe, Anne Bancroft, Donna Corcoran, Jeanne Cagney, Lurene Tuttle, Elisha Cook Jr. .

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/