![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/320/2.2.jpg)
Este é um dos precursores de filmes computadorizados lançados
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters17.jpg)
pela Pixar subsidiária da Disney logo após o sucesso
Toy Story (1995). Com o característico acabamento no desenvolvimento de animação já tradicional,
Mostros S.A., o 4º longa-metragem da parceria Pixar e Disney, é uma bela fábula infantil, mas com uma lição de moral e com um roteiro de alcance universal.
A estória vai para além o além da
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monstros-sa06.jpg)
imaginação. Num universo paralelo ao nosso, habita uma sociedade de monstros cujo principal combustível gerador de energia é o grito de pavor das crianças, que são consideradas como agentes altamente contagiosas. O grito é extraído quando elas se assustam ao ver o seu monstro por trás da porta do armário de seus quartos (que funciona como um portal entre as duas dimensõe
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/lobby.jpg)
s). Neste mundo estranho, onde vivem essas criaturas bizarras, chamado de Monstrópolis, é onde vive os dois principais integrantes deste elenco digital que são o caolho Mike Wazowski e o peludo James Sullivan (Sulley). Eles trabalham
juntos na usina coletora de gritos infantis e estão sempre em primeiro lugar na
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters5.0.jpg)
eficiência. O maior rival da dupla heróica e vilão do filme é o monstro com poderes de se mimetizar, Randall Boggs. Quando este desesperadamente tenta achar uma forma para chegar à primeira colocação como coletor de sustos de crianças, acaba, com a colaboração de James, provocando um acidente quando um men
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/1.10.jpg)
inha (a cativante Boo) entra no armário e chega à Monstrópolis provocando pânico geral. Será tarefa de James e Mike fazer com que a garota retorne para o seu lar sem deixar que ela seja capturada por Randall com seus planos diabólicos.
A vantagem de se criar mun
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters2.jpg)
dos alternativos é fantastica principalmente porque se tem a liberdade de se conceituar algo novo, sem a necessidade de amarras e padrões.
Monstros S.A. desenvolve bem a criação animada e prova que, embora possa não ter uma sofisticação tão apurada quando comparada aos desenhos clássicos, te
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters9.0.jpg)
m o seu charme. Afinal de contas, quem consegue resistir a sapequice de Boo?
Notas:Bill Murray foi cotado e chegou a fazer testes para o papel (para a dublagem em inglês). Quando os cineastas decidiram dar o papel para ele, a dificuldade
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monstrosSA15.jpg)
em localizá-lo e para que ele entrasse em contato foi considerado pelos produtores como uma recusa da parte de Murray.
Mary Gibbs, que fez a dublagem na versão original em inglês para a personagem Boo, era tão jovem na época das filmagens que era impossí
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters10.jpg)
vel para ela ficar parada falando seu texto. Por isso, a equipe resolveu seguir Mary com um microfone por todos os locais que se movimentava enquanto brincava com sua boneca. As falas eram então organizadas e compiladas para serem encaixadas no filme.
A pelagem de Sulley é co
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monstrosSA16.jpg)
mposta de 2.320.413 pêlos.
Um dos quartos de criança que Randall assusta tem o mesmo papel de parede utilizado no quarto de Andy em
Toy Story.
A cena em câmera lenta que os "assustadores profissionais" adentram no galpão de recolhimento d
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters8.jpg)
e sustos faz uma paródia da chegado dos astronautas em
Os Eleitos (1983). A cena foi plagiada também em
Armagedon (1998), onde Steve Buscemi faz um dos pilotos. De fato a posição de Randall (dublado por Buscemi) é a mesmo que ele está em
Armagedon.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters13.jpg)
Há posteres antigos da Disneylândia numa agência de viagens de Monstrópolis e nos quartos de algumas crianças.
O Hidden Cafe é o nome real de um restaurante na área de São Francisco, local favorito de encontro entre os desenhistas da Pixar de
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters11.0.jpg)
sde o início da década de 90.
Quando Sulley esta prestes a dizer adeus à Boo, ela tenta brincar com ele mostrado-lhe a boneca Jessie, de
Toy Story 2 (1999), assim como o peixe palhaço Nemo, de
Procurando Nemo (2003).
Quando Boo puxa um dos DVDs do mont
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/lookup.jpg)
e em que ele se encontra, na casa de Sullivan, o que ela mantém segurando é
Vida de Inseto (1998).
O verdadeiro nome de Boo é Mary, este detalhe é revelado com um de seus desenhos onde ela mostra seu nome escrito. Isto ocorre na cena e
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters16.jpg)
m que está na cama de Sulley para dormir. O nome real da atriz que interpreta Boo é Mary Gibbs.
A notícia que vazou, no final de 2001, era de que em
Montros S.A. seria exibido o primeiro trailler de
Star Wars II - O Ataque dos Clones (2002). Centenas de fãs da série pagaram ingresso só para assistir ao trailler e
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters4.jpg)
depois disso muitos se retiravam.
Este é o quarto filme em que trabalham juntos Steve Buscemi e John Goodman e o primeiro desses quatro a não ser dirigido e produzido por Joel Cohen e Ethan Coen.
John Goodman e Billy Crystal geralmente gravavam suas vozes juntos, o que é inco
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters_inc_preview2.jpg)
mum na dublagem de filmes de desenhos animados onde o ator geralmente trabalha só.
Nos primeiros esboços para o filme, Boo era caracterizada com seis anos de idade. Os roteiristas decidiram fazer Boo mais nova para dar uma impressão de depedência maior com Sully.
George Sanderson (o monstro que é sempre capturado pelos agentes de descontaminação) era o mostro que supostamente seria o protagonista principal da primeira i
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters12.jpg)
déia para
Monstros S.A.. Neste primeiro esboço, Sanderson seria um mostro inerte e assustado que não conseguia assustar ninguém até que uma garota tímida, desprezada pelos irmãos ensinava a ele a ser assustador. O George da versão final é da mesma cor e forma do
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters14.jpg)
que pensado originalmente.
Num dos primeiros esboços, Sulley seria um simples ajudante de Randall no filme. Outra idéia incial era que Sulley fosse apenas um trabalhador comum e Randall sendo assistenciado por Mike.
A poltrona da casa de Sulley apresenta uma abertura no meio para a passagem da cauda.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/04.0.jpg)
Levou cerca de 11 a 12 horas para se fazer um único quadro de Sulley devido aos seus 2.3 milhões de pelos esvoaçantes.
Os animadores consideraram dar a Sulley tentáculos ao invés de pernas, mas desistiram pois acharam que o público prestaria mais atenç
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/boook.jpg)
ão em seus tentáculos do que em seu rosto. Num outro momento pensaram em por-lhe óculos. Também consideraram deixar Mike apenas com pernas sem braços.
O nome original de Sulley seria Johnson e teria pêlo marrom.
Votado como o 30º melhor filme de família pelo canal 4.
Monstros S.A. é o quarto filme
![](http://photos1.blogger.com/blogger/6984/1502/200/monsters15.0.jpg)
realizado através da parceria entre a Disney e a Pixar. Os demais foram
Toy Story (1995),
Vida de Inseto (1998) e
Toy Story 2 (1999). Antes de
Monstros S.A. é exibido o curta
For the Birds, que foi indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2001.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home