Sunday, October 01, 2006

REVIEW - ATRAÇÃO FATAL

Atração Fatal é um clássico dos anos 80 que chocou o público na época por sua violência alucinada e por suas tórridas cenas de sexo. A arrebatadora performance de Glen Close, a perturbada vilã neste longa dirigido por Adrian Line (9 1/2 Semanas de Amor, Flashdance, Infidelidade), lhe valeu a indicação ao Oscar junto com o esteriótipo da vilã perfeita (vide suas performances em Ligações Perigosas e 101 Dálmatas) se tornando a atriz preferida para os papéis de mulheres com quedas para a perversidade.
Quando o advogado e bom moço Dan Gallagher (Michael Douglas) se disvirtua e se aventura num caso extra-conjugal enquanto sua esposa Beth (Ann Archer) e filha encontran-se fora da cidade, por certo não imaginava que essa 'escapada' pudesse lhe causar tantos tormentos. Afinal, a pessoa que ele escolhe para cometer o adultério é a editora da compahia para qual ele presta serviços, a atraente e provocante Alex Forrest (Glenn Close). Não precisará mais do que um final de semana para Gallagher descobrir que entrou numa fria, pois se envolveu com uma psicopata em potencial com tendências maníacas depressivas. A crise se inicia quando Alex diz não aceitar ter sido apenas 'usada' como diversão de momento, mesmo ciente de que se trataria apenas de uma aventura com um homem casado. Ferozmente decidida a não sair da vida de Dan, ela se utilizará de todos os meios disponíveis de seu violento arsenal esquizofrênico pondo em risco a segurança de seu ex-amante e de sua família.
Adrian Lyne não é um dos mais atuantes diretores, mas seus filmes sempre tem uma marca difícil de ser esquecida, fora a qualidade das produções: a da sexualidade latente e agressiva. Atração Fatal foi um thriller que, como outros do cineasta, obtiveram reações contundentes do público independentemente se contra ou a favor. Polemizar é um dos grandes trunfos do qual Adrian Lyne sabe utilizar e ele não desperdiçou um milímetro de celulóide para exercitar esse seu poder em Atração Fatal.

Notas:
O final original apresentava Alex cometendo suicídio vestida de branco e Dan sendo levado preso, acusado de seu assassinato. Foi mudado quando em exibições de teste, a platéia achou que não houve justiça para os atos de Alex. Este fim ainda é o exibido na versão japonesa. O final foi refilmado na sala de um templo religioso (Unitário) em Nova Iorque.
Barbara Hershey, Miranda Richardson e Debra Winger recusaram o papel de Alex no filme.
Baseado num curta-metragem para a televisão britânica que foi escrito e dirigido por James Dearden.
O diretor de filmes de horror John Carpenter foi cotado originalmente para dirigir o filme.
Glen Close ainda tem a faca que sua personagem usou no filme, pendurada na sua cozinha.
O filme durante as filmagens recebeu o titulo provisório de Assuntos do Coração.
Brian de Palma também fora cogitado para assumir a direção, mas recusou temendo que a estória fosse muito similar à Perversa Paixão, de 1971. De Palma também achou que Michael Douglas não era um bom ator para papéis principais. Posteriormente ele mudou sua opinião sobre Douglas.
A música de Maurice Jarre não aparece antes de uma hora e meia de projeção.
Mais de vinte diretores recusaram dirigir este filme.
Quando Glenn Close pegou as informações sobre o passado de Alex Forrest uma das primeiras coisas que ela fez foi levar o roteiro para dois psiquiatras diferentes e perguntá-los se aquele comportamente da Alex era possível e em caso afirmativo, o por quê.
Quando o agente de Glenn Close ligou para expressar o interesse dela no papel de Alex Forrest, foi lhe dito "Por favor, não faça que ela venha. Ela é completamente inadequada para o papel.". O diretor Adrian Lyne também achou que Glenn Close não fosse a pessoa certa para o papel. Segundo ele "ela era a última pessoa na terra, que deveria interpretar Alex."




Título Original: Fatal Attraction.

Gênero: Suspense / Drama / Thriller.

Ano: 1987.
País de Origem: EUA

Duração: 119 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Adrian Lyne.

Elenco: Glenn Close, Michael Douglas, Anne Archer, Ellen Hamilton Latzen, Stuart Pankin.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/