REVIEW - CABANA DO INFERNO
Mortes cruéis + adolescentes incautos + sexo fácil + casa no meio da floresta = Terror barato. Esta fórumla ganhou impulso na década de 80 com a série Sexta-Feira 13 e ao que parece mantém o fôlego até hoje. Cabana do Inferno não desaponta os fãs do gênero dos filmes de baixo orçamento procurando caprichar nas cenas grotescas regadas a muito sangue e violência gratuita. Mas não esperem nada além disso!
Um grupo de jovens decide passar as férias numa choupana no meio da floresta. Após matarem por acidente(?) um homem desesperado que procurava ajuda e que aparentemente apresentava alguma doença hemorrágica, eles começam a temer por eles mesmo. Quando uma integrante da turma começa apresentar os mesmo sintomas do estranho que fora assassinado o pânico se instala.
Cabana do Inferno é puro clichê misturado com cenas de inacreditáveis mau gosto. Um dos mistérios do filme é sobre um menino de aparência androgéna que sente prazer em morder qualquer um que se aproxime e que tem repentes de Bruce Lee. Até hoje não entendi a sua função na trama. As incoerências e a falta de lógica do roteiro são tão assustadoras que, em alguns momentos desta produção medonha, nos sentimos ofendidos com o pouco caso que o diretor parece nos dispensar. São tantas incongruências e desordens que este pseudo filme exibe que é inconcebível que alguém possa ter financiado um material tão decadente e insignificante como este.
Choque maior foi quando olhando os DVD's expostos na Livraria Cultura percebi que esta porcaria tinha sido lançada comercialmente. Esse material deveria ser esquecido, mas como se diz, há gosto (ou desgosto) para tudo.
Notas:
Joey Kern foi levado às pressas para o hospital por quatro vezes decorrente a diferentes ferimentos nos olhos durante as filmagens.
O cão original de Cabana do Inferno estava tão velho e cansado que todas as suas cenas tiveram que ser refilmadas com um novo cão. Sem tempo e sem dinheiro para achar um outro substituto, os produtores selecionaram um cão policial de ataque de verdade que, por ser perigoso e imprevisível, nenhum dos atores contracenaram com ele diante das câmeras. A equipe se escondia por trâs dos caminhões durante as cenas e as câmeras eram operadas por controle remoto.
John Neff, responsável pela mixagem do filme, sobreviveu na vida real a uma bactéria carnívora que ele contraiu num hospital durante a realização de uma pequena cirurgia. Foram necessários 13 dias de contínuos e intensos cuidados médicos para salvar sua vida.
Neff afirma que a maquiagem usada para retratar a doença no filme é 100% fidedigna.
Enquanto filmava uma cena sangrenta em particular, Rider Strong resolveu sair para uma caminhada entre as tomadas. Coberto de sangue dos pés a cabeça, em seu percurso ele se encontrou com um grupo de 35 garotas colegiais, que estavam fazendo uma trilha. As garotas gritaram com a visão do andarilho ensopado de sangue e gritaram mais forte ainda quando se deram conta que o andarilho era a estrela do filme Boys Meets World (1993). As garotas perseguiram Rider pelo bosque que por fim conseguiu chegar às equipes de filmagem e jurou nunca mais fazer caminhadas entre as cenas novamente.
O filme mais vendido no festival de Toronto de 2002. Quase todos os nove estúdios que competiram numa guerra de ofertas para a distribuição do filme negaram produzir o mesmo após análise do roteiro, com exceção do Lion's Gate que foi o vencedor das apostas e que na época que o roteiro ficou migrando de estúdio em estúdio ainda não existia.
Lion's Gates Films comprou os direitos de distribuição por valores que superaram um milhão de dólares com um compromisso de aumentar mais um zero devido às necessidades de divulgação e promoção do filme. Esta foi a maior quantia em dinheiro que a Lion's Gate já gastou na aquisição de um filme.
A música Wait For The Rain, que se escuta no começo do filme quando o grupo de amigos está se dirigindo à cabana, foi originalmente a música tema do filme Aniversário Macabro (1972) (até hoje proibido na Inglaterra), de Wes Craven. Uma versão atualizada da mesma música e executada nos créditos finais, e tocada pelos filhos de David Hass, que foi o cantor e compositor da versão de 1972.
Peter Jackson parou as filmagens de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) por três vezes para exibir Cabana do Inferno para toda a equipe. Jackson se entusiasmou tanto pelo filme que deu a Eli Roth cotas publicitárias.
Esse filme teve o menor orçamento de todos os lançamentos da Lion's Gate Filme em 2003 (1.5 Milhões de dólares) e foi o filme que mais arrecadou em 2003 com cerca de 22 milhões de bilheteria. Também foi o filme de terror mais rentável em 2003.
O membro da equipe Robert Jones levou para casa um manequim de set, um corpo decapitado, quando as filmagens se encerraram, e foi obrigado a ir para o acostamento quando estava voltando para a casa, devido a um policial que achava que se tratava de um serial killer transportando um corpo. A polícia manteve Jones sob a mira do revólver até que ele provasse que não se tratava de um corpo real.
Scott Kevan, o diretor de fotografia do filme, apareceu no retrovisor do carro do grupo que vai para a cabana no bosque. O diretor Eli Roth notou este detalhe na sala de edição mas resolveu não tirar essa imagem e manter a tradição já que Kevan aparece em todos os filmes que ele filma.
Randy Pearlstein que recebe o crédito de co-roteirista foi colega de quarto de Eli Roth na escola de cinema. Roth já tinha escrito um esboço do roteiro e pediu ajuda a Pearlstein para adequar o filme num longa-metragem. Ele não estava presente durante as filmagens e não fez alterações subseqüentes após esta ajuda.
Eli Roth e Evan Astrowsky pôs o nome de Frumin ao xerife, em homenagem ao seu professor Russo Boris Frumin, da Universidade de Nova Iorque de Cinema.
O diretor Eli Roth teve a idéia de filmar este longa quando estava visitando a Islândia e encontrava-se ajudando a limpar um celeiro. Ele teve um reação alérgica tão violenta ao feno que estava apodrecendo, que seu rosto começou a eliminar sangue pelos poros.
A cena do garoto que tem uma possessão de Bruce Lee foi criada durante as filmagens depois que o diretor viu Matthew Helms praticando Taekowndo durante o intervalo. Roth descobriu que Helms era um legítimo faixa preta e resolveu adicionar este ingrediente à cena e dar uma chance de Helms mostrar o que ele podia fazer.
Gênero: Suspense / Terror.
Ano: 2002.
País de origem: EUA.
Duração: 93 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Eli Roth.
Elenco: Rider Strong, Jordan Ladd, James DeBello, Cerina Vincent, Joey Kern, Arie Verveen, Robert Harris, Matthew Helms.
Um grupo de jovens decide passar as férias numa choupana no meio da floresta. Após matarem por acidente(?) um homem desesperado que procurava ajuda e que aparentemente apresentava alguma doença hemorrágica, eles começam a temer por eles mesmo. Quando uma integrante da turma começa apresentar os mesmo sintomas do estranho que fora assassinado o pânico se instala.
Cabana do Inferno é puro clichê misturado com cenas de inacreditáveis mau gosto. Um dos mistérios do filme é sobre um menino de aparência androgéna que sente prazer em morder qualquer um que se aproxime e que tem repentes de Bruce Lee. Até hoje não entendi a sua função na trama. As incoerências e a falta de lógica do roteiro são tão assustadoras que, em alguns momentos desta produção medonha, nos sentimos ofendidos com o pouco caso que o diretor parece nos dispensar. São tantas incongruências e desordens que este pseudo filme exibe que é inconcebível que alguém possa ter financiado um material tão decadente e insignificante como este.
Choque maior foi quando olhando os DVD's expostos na Livraria Cultura percebi que esta porcaria tinha sido lançada comercialmente. Esse material deveria ser esquecido, mas como se diz, há gosto (ou desgosto) para tudo.
Notas:
Joey Kern foi levado às pressas para o hospital por quatro vezes decorrente a diferentes ferimentos nos olhos durante as filmagens.
O cão original de Cabana do Inferno estava tão velho e cansado que todas as suas cenas tiveram que ser refilmadas com um novo cão. Sem tempo e sem dinheiro para achar um outro substituto, os produtores selecionaram um cão policial de ataque de verdade que, por ser perigoso e imprevisível, nenhum dos atores contracenaram com ele diante das câmeras. A equipe se escondia por trâs dos caminhões durante as cenas e as câmeras eram operadas por controle remoto.
John Neff, responsável pela mixagem do filme, sobreviveu na vida real a uma bactéria carnívora que ele contraiu num hospital durante a realização de uma pequena cirurgia. Foram necessários 13 dias de contínuos e intensos cuidados médicos para salvar sua vida.
Neff afirma que a maquiagem usada para retratar a doença no filme é 100% fidedigna.
Enquanto filmava uma cena sangrenta em particular, Rider Strong resolveu sair para uma caminhada entre as tomadas. Coberto de sangue dos pés a cabeça, em seu percurso ele se encontrou com um grupo de 35 garotas colegiais, que estavam fazendo uma trilha. As garotas gritaram com a visão do andarilho ensopado de sangue e gritaram mais forte ainda quando se deram conta que o andarilho era a estrela do filme Boys Meets World (1993). As garotas perseguiram Rider pelo bosque que por fim conseguiu chegar às equipes de filmagem e jurou nunca mais fazer caminhadas entre as cenas novamente.
O filme mais vendido no festival de Toronto de 2002. Quase todos os nove estúdios que competiram numa guerra de ofertas para a distribuição do filme negaram produzir o mesmo após análise do roteiro, com exceção do Lion's Gate que foi o vencedor das apostas e que na época que o roteiro ficou migrando de estúdio em estúdio ainda não existia.
Lion's Gates Films comprou os direitos de distribuição por valores que superaram um milhão de dólares com um compromisso de aumentar mais um zero devido às necessidades de divulgação e promoção do filme. Esta foi a maior quantia em dinheiro que a Lion's Gate já gastou na aquisição de um filme.
A música Wait For The Rain, que se escuta no começo do filme quando o grupo de amigos está se dirigindo à cabana, foi originalmente a música tema do filme Aniversário Macabro (1972) (até hoje proibido na Inglaterra), de Wes Craven. Uma versão atualizada da mesma música e executada nos créditos finais, e tocada pelos filhos de David Hass, que foi o cantor e compositor da versão de 1972.
Peter Jackson parou as filmagens de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) por três vezes para exibir Cabana do Inferno para toda a equipe. Jackson se entusiasmou tanto pelo filme que deu a Eli Roth cotas publicitárias.
Esse filme teve o menor orçamento de todos os lançamentos da Lion's Gate Filme em 2003 (1.5 Milhões de dólares) e foi o filme que mais arrecadou em 2003 com cerca de 22 milhões de bilheteria. Também foi o filme de terror mais rentável em 2003.
O membro da equipe Robert Jones levou para casa um manequim de set, um corpo decapitado, quando as filmagens se encerraram, e foi obrigado a ir para o acostamento quando estava voltando para a casa, devido a um policial que achava que se tratava de um serial killer transportando um corpo. A polícia manteve Jones sob a mira do revólver até que ele provasse que não se tratava de um corpo real.
Scott Kevan, o diretor de fotografia do filme, apareceu no retrovisor do carro do grupo que vai para a cabana no bosque. O diretor Eli Roth notou este detalhe na sala de edição mas resolveu não tirar essa imagem e manter a tradição já que Kevan aparece em todos os filmes que ele filma.
Randy Pearlstein que recebe o crédito de co-roteirista foi colega de quarto de Eli Roth na escola de cinema. Roth já tinha escrito um esboço do roteiro e pediu ajuda a Pearlstein para adequar o filme num longa-metragem. Ele não estava presente durante as filmagens e não fez alterações subseqüentes após esta ajuda.
Eli Roth e Evan Astrowsky pôs o nome de Frumin ao xerife, em homenagem ao seu professor Russo Boris Frumin, da Universidade de Nova Iorque de Cinema.
O diretor Eli Roth teve a idéia de filmar este longa quando estava visitando a Islândia e encontrava-se ajudando a limpar um celeiro. Ele teve um reação alérgica tão violenta ao feno que estava apodrecendo, que seu rosto começou a eliminar sangue pelos poros.
A cena do garoto que tem uma possessão de Bruce Lee foi criada durante as filmagens depois que o diretor viu Matthew Helms praticando Taekowndo durante o intervalo. Roth descobriu que Helms era um legítimo faixa preta e resolveu adicionar este ingrediente à cena e dar uma chance de Helms mostrar o que ele podia fazer.
Título Original: Cabin Fever.
Gênero: Suspense / Terror.
Ano: 2002.
País de origem: EUA.
Duração: 93 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Eli Roth.
Elenco: Rider Strong, Jordan Ladd, James DeBello, Cerina Vincent, Joey Kern, Arie Verveen, Robert Harris, Matthew Helms.
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