REVIEW - QUANTO MAIS QUENTE MELHOR
Esta é uma das clássicas comédias de Billy Wilder e uma das melhores de todos os tempos. É o segundo filme em que o mestre Wilder dirige Marilyn Monroe (o primeiro é O Pecado Mora ao Lado). Inteligente, bem humorado e audacioso Quanto Mais Quente Melhor tem um roteiro perfeito e uma direção precisa com diálogos afiados e cenas marcantes que são referências e fazem parte da história do cinema.
Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) formam uma dupla de Sax-Tenor e Violoncelo decadentes. Após presenciarem, por acidente, o assassinato praticado por um grupo da máfia local contra seus rivais criminosos em plena lei seca dos anos 30, os dois músicos começam a ser perseguidos pelo chefão da quadrilha e acabam tendo que se travestir de mulher para entrar numa banda exclusivamente feminina que se apresentará num hotel para ricos milionários na Flórida. Encantados pela beleza, curvas e sensualidade da doce Sugar Kane (Marilyn Monroe), a vocalista e tocadora de Viola Havaiana da banda, vão sendo conduzidos por uma enxurrada de situações cômicas ao extremo.
As interpretações dos magistrais Tony Curtis e Jack Lemmon como as instrumentistas Josephine e Daphne, respectivamente, estão na galeria das melhores de todos os tempos. Marilyn Monroe, parecendo mais rechonchuda, transpira sex-appeal e nos seduz com apenas um piscar de olhos. Considerados por muitos como um dos primeiros filmes declaradamente gays da história do cinema, e graças à sutileza e o humor que Wilder o conduz, este filme é recebido com muita naturalidade e simpatia desde a época do seu lançamento.
Notas:
Originalmente o diretor Billy Wilder queria Frank Sinatra no papel de Jerry/Daphne.
A escolha pelo diretor para o papel de Sugar era originalmente Mitzi Gaynor, não Marilyn Monroe.
Marilyn Monroe queria que o filme fosse filmado em cores (seu contrato estipulava que todos os seus filmes deveriam ser filmado em cores), mas Billy Wilder a convenceu de filmar em preto e branco quando os testes de figurino revelaram que as maquiagens que Tony Curtis e Jack Lemmon usaram davam aos seus rosto uma tonalidade esverdeada.
Marilyn Monroe necessitou de 47 tomadas para conseguir falar corretamente a frase "Sou eu, Sugar". Ela trocava as ordens da frase e dizia "Sugar, sou eu" ou então "É Sugar, Eu". Após a tomada 30, Billy Wilder teve que escrever a fala num quadro. Outra cena em que Marilyn procura pelas gavetas e pergunta "Where's the Bourbon?" também precisou deste artifício. Após 40 tomadas ela dizendo "Onde está o whiskey?", "Onde está a garrafa?" ou "Onde está o bombom?", Wilder acabou deixando a frase escrita em uma das gavetas. Mesmo assim Monroe ficou confusa e nunca sabia em que gaveta estava a frase. Wilder então acabou escrevendo a fala em vários papeis deixados em todas as gavetas. Cinqüenta e nove cenas foram necessárias para ela conseguir falar a frase corretamente e quando conseguiu, ela estava posicionada de costas para a câmera, que faz muita gente pensar que Wilder acabara desistindo e dublando a cena posteriormente.
A platéia que assitiu ao filme em primeira mão riu tanto na cena em Jack Lemmon anuncia seu casamento que vários diálogos foram perdidos. A cena teve que ser refilmada com pausas (e com o uso das maracas) adicionadas.
Colombo (George Raft) vê um dos capangas de Bonaparte atirando uma moeda para cima (gesto típico dos filmes noir/gângsters) e pergunta "Onde você aprendeu esse truque barato ?". Em Scarface (1932), Raft interpretava um capanga da máfia que tinha o hábito de ficar fazendo o mesmo gesto com as moedas.
Enquanto assistia as cenas do famoso beijo no Iate, Tony Curtis disse, aqueles que testemunharam, que beijar Marilyn Monroe "era como beijar Hiltler". Para este comentário Marilyn respondera pra revista Life em 1962: "Este é um problema dele". Ele negou ter dito isso e alegou, também, que ela deliberadamente caçoava dele apertando o seu corpo contra o dele até que ele ficasse vermelho e depois parava (Monroe disse a Life que, sendo Curtis tão negativo, ela imaginava estar com outra pessoa e não ele). Ele alegou também que ambos tiveram um romance durante as filmagens.
Billy Wilder se referindo a Marilyn Monroe enquanto fazia o filme: "Estamos no meio do vôo e tem uma noz dentro do avião". Wilder publicamente repudiou o comportamento de Marilyn durante as filmagens. Marilyn acabou não sendo convidada para a festa do término das filmagens.
As cenas do resort foram rodadas completamente no Hotel Del Coronada em San Diego, Califórnia. Um dos motivos pelo qual Wilder escolheu essa locação foram os problemas pessoais que Marilyn estava enfrentando ao tempo das filmagens. Ele escolheu uma locação em que ela poderia morar próximo sem ter que ser relocada.
Tony Curtis disse que tinha indagado a Billy Wilder se ele poderia imitar Cary Grant em suas peculiariedades como milionário no filme. Wilder gostou da sugestão e eles rodaram daquela forma. Aparentemente, Grant viu a paródia sobre ele mesmo e disse "Eu não falo daquele jeito".
Um dançarino de cabaré (um homem que se traveste de mulher em shows no palco) tentou ensinar Tony Curtis e Jack Lemmon a andar sobre saltos. Cerca de uma semana depois, Lemmon dispensou a ajuda e disse que não queria andar como uma mulher e sim como um homem tentando andar como uma mulher.
Danny Kaye e Bob Hope foram cotados para o papel que fora de Jack Lemmon e Tony Curtis.
Na cena clímax do filme, George Raft levantou meia banda de laranja cravo para esfregar no rosto de seu guarda costas. Esta fora uma homenagem ao seu amigo e ator de filmes gângsteres, James Cagney, numa cena de Inimigo Público (1931).
Considerado o filme mais divertido de todos os tempos pelo Instituto Americano de Cinema numa lista de cem melhores.
Considerado o 14º melhor filme de todos os tempos pelo Instituto Americano de Cinema.
Na cena de abertura quando Joe e Gerry estão jogando no 'funeral' , todas as suposições de Gerald por fim se tornam verdades: The Dodgers se mudaram de Nova Iorque para Los Angeles e Douglas Fairbanks e Mary Pickford divorciaram-se.
A frase do filme "Bem, ninguém é perfeito" foi votada como a número 48 pelo Instituto Americano de Cinema.
Marilyn Monroe estava grávida durante as filmagens, como resultado ela pareceu consideravelmente mais pesada. Não é sabido que ela tenha tido filhos, mas apenas muitos problemas em sua vida. Devido a sua gravidez a maioria das fotos de publicidade do filme foram feitas por Sandra Warner (que não foi creditada com uma das componentes da banda) e depois com a superimposição da cintura para cima de Marilyn.
A voz de Tony Curtiz foi dublada pela voz de Paul Frees. Curtis confirmou a alegação dizendo que a voz de Josephine é uma combinação entre a sua e a de Paul Frees. Curtis disse que tinha problemas em manter a voz num tom elevado durante todo um take.
Rumores de dificuldades que o elenco e a equipe teve com Marilyn durante as filmagens alcança proporções quase mitológicas. Na conversa de despedida por telephone entre Marilyn e Curtis seu movimento dos olhos de um lado para o outro denunciava que ela estava lendo as falas direto de um quadro que estava fora da visão das câmeras. De acordo com Curtis, Monroe, rotineiramente, se atrasava cerca de 2 a 3 horas no set e costumeiramente se recusava a sair de seu camarim.
Anthony Perkins fez audição para o papel que ficou com Jack Lemmon.
O título provisório de Quanto Mais Quente Melhor era Hoje Não Josephine.
Na Rússia o título do filme é Só As Garotas Podem Entrar No Jazz, considerado por alguns um título bem mais apropriado.
Quando Tony Curtis e Jack Lemmon vestiram-se de mulher, resolveram dar um volta nos estúdios da MGM para ver se passariam desapercebidos como mulheres. Eles tentaram usar os espelhos dos banheiros femininos e como não houve reclamação por parte de nenhuma mulher, ficaram convencidos de que o trabalho estava bem feito. Há uma cena no filme recriando este momento.
Votado como o 9º pela Entertainment Weekly e ranqueado numa posição que pode ser considerada a melhor comédia de todos os tempos.
A Jerry Lewis foi oferecido o papel de Jerry/Daphne, mas ele recusou por não querer se vestir de travesti. Quando Jack Lemmon recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel que Lewis recusou, Lewis alega que Lemmon lhe enviava chocolates todos os anos para agradecê-lo. Lewis disse também ter se arrependido em não ter aceito o papel.
Georg Thomalla, que estrelou no filme original alemão, Fanfaren Der Liebe (1951) dublou Jack Lemmon na versão alemã.
De acordo com a biografia ilustrada Marilyn, de 1973, de Norman Mailer, o diretor Billy Wilder punia a atriz por seus esquecimentos de falas que causavam tantos atrasos nas produções, exigindo uma filmagem de seu andar, tomada após tomada, de um lado para o outro do quadro de filmagem. A impensada crueldade é tida como a responsável pelo aborto de Marilyn.
Porgy e Bess estava sendo filmado no mesmo estúdio em que se realizava as cenas indoor de Quanto Mais Quente Melhor. Sammy Davis Jr. e Sidney Poitier freqüentemente visitavam os sets para assistir às filmagens.
Quando Orry-Kelly estava medindo as três estrelas principais para o figurino, ele meio que brincou dizendo a Marilyn Monroe que Tony Curtis tinha um trasseiro mais bonito que o dela, neste momento Marilyn puxou sua blusa e disse "Pode até ser, mas ele não tem peitos como esses".
Na época do lançamento do filme, o estado do Kansas baniu a apresentação do filme em sua circunscrição, alegando que o travestivismo era algo muito incômodo para os seus residentes.
A agora famosa frase "Ninguém é perfeito", não foi na verdade intencionada para ser usada para o final do filme. Era para ser substituída pelos escritores na primeira idéia que eles tivessem que soasse melhor. Depois disso ambos I.A.L. Diamond e Billy Wilder creditavam um ao outro a origem da frase.
De acordo com George Raft, Marilyn Monroe sugeriu a Billy Wilder que no fim do filme Sugar e Spats terminassem dançando tango ao por do sol. Wilder gostou da idéia, mas decidiu pelo fim com Osgood e Jerry.
Gênero: Comédia / Romance.
Ano: 1959.
País de origem: EUA.
Duração: 120 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Billy Wilder.
Elenco: Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft, Pat O'Brien, Joe E. Brown, Nehemiah Persoff.
Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) formam uma dupla de Sax-Tenor e Violoncelo decadentes. Após presenciarem, por acidente, o assassinato praticado por um grupo da máfia local contra seus rivais criminosos em plena lei seca dos anos 30, os dois músicos começam a ser perseguidos pelo chefão da quadrilha e acabam tendo que se travestir de mulher para entrar numa banda exclusivamente feminina que se apresentará num hotel para ricos milionários na Flórida. Encantados pela beleza, curvas e sensualidade da doce Sugar Kane (Marilyn Monroe), a vocalista e tocadora de Viola Havaiana da banda, vão sendo conduzidos por uma enxurrada de situações cômicas ao extremo.
As interpretações dos magistrais Tony Curtis e Jack Lemmon como as instrumentistas Josephine e Daphne, respectivamente, estão na galeria das melhores de todos os tempos. Marilyn Monroe, parecendo mais rechonchuda, transpira sex-appeal e nos seduz com apenas um piscar de olhos. Considerados por muitos como um dos primeiros filmes declaradamente gays da história do cinema, e graças à sutileza e o humor que Wilder o conduz, este filme é recebido com muita naturalidade e simpatia desde a época do seu lançamento.
Notas:
Originalmente o diretor Billy Wilder queria Frank Sinatra no papel de Jerry/Daphne.
A escolha pelo diretor para o papel de Sugar era originalmente Mitzi Gaynor, não Marilyn Monroe.
Marilyn Monroe queria que o filme fosse filmado em cores (seu contrato estipulava que todos os seus filmes deveriam ser filmado em cores), mas Billy Wilder a convenceu de filmar em preto e branco quando os testes de figurino revelaram que as maquiagens que Tony Curtis e Jack Lemmon usaram davam aos seus rosto uma tonalidade esverdeada.
Marilyn Monroe necessitou de 47 tomadas para conseguir falar corretamente a frase "Sou eu, Sugar". Ela trocava as ordens da frase e dizia "Sugar, sou eu" ou então "É Sugar, Eu". Após a tomada 30, Billy Wilder teve que escrever a fala num quadro. Outra cena em que Marilyn procura pelas gavetas e pergunta "Where's the Bourbon?" também precisou deste artifício. Após 40 tomadas ela dizendo "Onde está o whiskey?", "Onde está a garrafa?" ou "Onde está o bombom?", Wilder acabou deixando a frase escrita em uma das gavetas. Mesmo assim Monroe ficou confusa e nunca sabia em que gaveta estava a frase. Wilder então acabou escrevendo a fala em vários papeis deixados em todas as gavetas. Cinqüenta e nove cenas foram necessárias para ela conseguir falar a frase corretamente e quando conseguiu, ela estava posicionada de costas para a câmera, que faz muita gente pensar que Wilder acabara desistindo e dublando a cena posteriormente.
A platéia que assitiu ao filme em primeira mão riu tanto na cena em Jack Lemmon anuncia seu casamento que vários diálogos foram perdidos. A cena teve que ser refilmada com pausas (e com o uso das maracas) adicionadas.
Colombo (George Raft) vê um dos capangas de Bonaparte atirando uma moeda para cima (gesto típico dos filmes noir/gângsters) e pergunta "Onde você aprendeu esse truque barato ?". Em Scarface (1932), Raft interpretava um capanga da máfia que tinha o hábito de ficar fazendo o mesmo gesto com as moedas.
Enquanto assistia as cenas do famoso beijo no Iate, Tony Curtis disse, aqueles que testemunharam, que beijar Marilyn Monroe "era como beijar Hiltler". Para este comentário Marilyn respondera pra revista Life em 1962: "Este é um problema dele". Ele negou ter dito isso e alegou, também, que ela deliberadamente caçoava dele apertando o seu corpo contra o dele até que ele ficasse vermelho e depois parava (Monroe disse a Life que, sendo Curtis tão negativo, ela imaginava estar com outra pessoa e não ele). Ele alegou também que ambos tiveram um romance durante as filmagens.
Billy Wilder se referindo a Marilyn Monroe enquanto fazia o filme: "Estamos no meio do vôo e tem uma noz dentro do avião". Wilder publicamente repudiou o comportamento de Marilyn durante as filmagens. Marilyn acabou não sendo convidada para a festa do término das filmagens.
As cenas do resort foram rodadas completamente no Hotel Del Coronada em San Diego, Califórnia. Um dos motivos pelo qual Wilder escolheu essa locação foram os problemas pessoais que Marilyn estava enfrentando ao tempo das filmagens. Ele escolheu uma locação em que ela poderia morar próximo sem ter que ser relocada.
Tony Curtis disse que tinha indagado a Billy Wilder se ele poderia imitar Cary Grant em suas peculiariedades como milionário no filme. Wilder gostou da sugestão e eles rodaram daquela forma. Aparentemente, Grant viu a paródia sobre ele mesmo e disse "Eu não falo daquele jeito".
Um dançarino de cabaré (um homem que se traveste de mulher em shows no palco) tentou ensinar Tony Curtis e Jack Lemmon a andar sobre saltos. Cerca de uma semana depois, Lemmon dispensou a ajuda e disse que não queria andar como uma mulher e sim como um homem tentando andar como uma mulher.
Danny Kaye e Bob Hope foram cotados para o papel que fora de Jack Lemmon e Tony Curtis.
Na cena clímax do filme, George Raft levantou meia banda de laranja cravo para esfregar no rosto de seu guarda costas. Esta fora uma homenagem ao seu amigo e ator de filmes gângsteres, James Cagney, numa cena de Inimigo Público (1931).
Considerado o filme mais divertido de todos os tempos pelo Instituto Americano de Cinema numa lista de cem melhores.
Considerado o 14º melhor filme de todos os tempos pelo Instituto Americano de Cinema.
Na cena de abertura quando Joe e Gerry estão jogando no 'funeral' , todas as suposições de Gerald por fim se tornam verdades: The Dodgers se mudaram de Nova Iorque para Los Angeles e Douglas Fairbanks e Mary Pickford divorciaram-se.
A frase do filme "Bem, ninguém é perfeito" foi votada como a número 48 pelo Instituto Americano de Cinema.
Marilyn Monroe estava grávida durante as filmagens, como resultado ela pareceu consideravelmente mais pesada. Não é sabido que ela tenha tido filhos, mas apenas muitos problemas em sua vida. Devido a sua gravidez a maioria das fotos de publicidade do filme foram feitas por Sandra Warner (que não foi creditada com uma das componentes da banda) e depois com a superimposição da cintura para cima de Marilyn.
A voz de Tony Curtiz foi dublada pela voz de Paul Frees. Curtis confirmou a alegação dizendo que a voz de Josephine é uma combinação entre a sua e a de Paul Frees. Curtis disse que tinha problemas em manter a voz num tom elevado durante todo um take.
Rumores de dificuldades que o elenco e a equipe teve com Marilyn durante as filmagens alcança proporções quase mitológicas. Na conversa de despedida por telephone entre Marilyn e Curtis seu movimento dos olhos de um lado para o outro denunciava que ela estava lendo as falas direto de um quadro que estava fora da visão das câmeras. De acordo com Curtis, Monroe, rotineiramente, se atrasava cerca de 2 a 3 horas no set e costumeiramente se recusava a sair de seu camarim.
Anthony Perkins fez audição para o papel que ficou com Jack Lemmon.
O título provisório de Quanto Mais Quente Melhor era Hoje Não Josephine.
Na Rússia o título do filme é Só As Garotas Podem Entrar No Jazz, considerado por alguns um título bem mais apropriado.
Quando Tony Curtis e Jack Lemmon vestiram-se de mulher, resolveram dar um volta nos estúdios da MGM para ver se passariam desapercebidos como mulheres. Eles tentaram usar os espelhos dos banheiros femininos e como não houve reclamação por parte de nenhuma mulher, ficaram convencidos de que o trabalho estava bem feito. Há uma cena no filme recriando este momento.
Votado como o 9º pela Entertainment Weekly e ranqueado numa posição que pode ser considerada a melhor comédia de todos os tempos.
A Jerry Lewis foi oferecido o papel de Jerry/Daphne, mas ele recusou por não querer se vestir de travesti. Quando Jack Lemmon recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel que Lewis recusou, Lewis alega que Lemmon lhe enviava chocolates todos os anos para agradecê-lo. Lewis disse também ter se arrependido em não ter aceito o papel.
Georg Thomalla, que estrelou no filme original alemão, Fanfaren Der Liebe (1951) dublou Jack Lemmon na versão alemã.
De acordo com a biografia ilustrada Marilyn, de 1973, de Norman Mailer, o diretor Billy Wilder punia a atriz por seus esquecimentos de falas que causavam tantos atrasos nas produções, exigindo uma filmagem de seu andar, tomada após tomada, de um lado para o outro do quadro de filmagem. A impensada crueldade é tida como a responsável pelo aborto de Marilyn.
Porgy e Bess estava sendo filmado no mesmo estúdio em que se realizava as cenas indoor de Quanto Mais Quente Melhor. Sammy Davis Jr. e Sidney Poitier freqüentemente visitavam os sets para assistir às filmagens.
Quando Orry-Kelly estava medindo as três estrelas principais para o figurino, ele meio que brincou dizendo a Marilyn Monroe que Tony Curtis tinha um trasseiro mais bonito que o dela, neste momento Marilyn puxou sua blusa e disse "Pode até ser, mas ele não tem peitos como esses".
Na época do lançamento do filme, o estado do Kansas baniu a apresentação do filme em sua circunscrição, alegando que o travestivismo era algo muito incômodo para os seus residentes.
A agora famosa frase "Ninguém é perfeito", não foi na verdade intencionada para ser usada para o final do filme. Era para ser substituída pelos escritores na primeira idéia que eles tivessem que soasse melhor. Depois disso ambos I.A.L. Diamond e Billy Wilder creditavam um ao outro a origem da frase.
De acordo com George Raft, Marilyn Monroe sugeriu a Billy Wilder que no fim do filme Sugar e Spats terminassem dançando tango ao por do sol. Wilder gostou da idéia, mas decidiu pelo fim com Osgood e Jerry.
Título Original: Some Like It Hot.
Gênero: Comédia / Romance.
Ano: 1959.
País de origem: EUA.
Duração: 120 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Billy Wilder.
Elenco: Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft, Pat O'Brien, Joe E. Brown, Nehemiah Persoff.
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