Monday, August 28, 2006

REVIEW - COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO


Esta deliciosa paródia urbana reúne um cast com algumas das mais bonitas atrizes de hollywood de todos os tempos. Fazem parte do elenco: Marilyn Monroe, que dispensa apresentações; Betty Grable, considerada um dos pares de pernas mais bonitos da telona; além da belíssima e ainda atuante Lauren Bacall.
Desprentencioso, mas dententor de uma sutil crítica à sociedade capitalista Como Agarrar Um Milionário revela com muito humor os truques e as gafes cometidas por três jovens modelos unidas na caça a qualquer milionário incauto e disponível.
A trama se desenrola na cidade de Nova Iorque que empresta o ar cosmopolita e moderno ao filme. Na Big Apple as jovens sonhadoras montam o seu quartel general num luxuoso apartamento que fora alugado de um devedor do fisco americano que encontra-se foragido no exterior e sem data para retorno. Embora todas queiram ser ricas e desfrutar de mordomias que só os milhões podem lhe oferecer, a necessidade e a valoração dada a cada uma para se chegar ao conforto que desejam é variável.
Outro ponto que aumenta o interesse, criando um laço de maior intimidade entre a platéia e as imagens que se vê na tela, provém das engraçadas características diferenciadores para cada uma das três personagem principais tornando-as mais interessantes. Pola (Marilyn Monroe) é míope ao extremo está sempre se chocando com paredes e com as outras pessoas, Loco (Betty Grable), consegue facilmente seduzir os homens onde quer que esteja seja no supermercado ou no posto de gasolina e Schatze (Lauren Bacall) é o exemplo de racionalidade e determinação e a mais objetiva quando se trate de dar o golpe do baú na pessoa, ou melhor, no milionário certo. Elas exploram o máximo de seu poder de sedução na tentativa de conseguir achar um bom partido onde, a princípio, o mais importante é a conta bancária do que os sentimentos.
Conta-se ainda com a presença do galã dos anos 20, 30 e 40 William Powell em um dos seus últimos filmes.
O roteiro é ardilosamente inocente e prepara o expectador para as reviravoltas que farão com que o amor verdadeiro prevaleça triunfante sobre os valores materiais. As gags que vão sendo criadas são absurdamente engraçadas e simples pela espontaneadade que vão ocorrendo. Um dos melhores momentos é quando as três estão dormindo e somos conduzidos a espionar o sonho de cada uma, descobrindo na verdade quais os maiores desejos de seu insconsciente naquele momento. É simplesmente hilário.
Não há como negar que em pouco minutos assistindo ao filme, já vislumbramos claramente onde vamos chegar e o resultado das situações que vão se formando. Mas esse é um detalhe de pouca importância já que somos, de forma inevitável, conquistados pelo glamour e irreverência desta clássica comédia. Como Agarrar Um Milionário possui um charme e um refinamento que, definitivamente, não se tem mais nos dias de hoje deixando saudosistas mesmo aqueles que não viveram a época de ouro hollywoodiana.

Notas:
Este foi o primeiro filme mostrado aos espectadores no programa NBC Saturday Night at the Movies num sábado à noite, em 23 de setembro de 1991. Este foi o primeiro programa a exibir, pela televisão, filmes relativamente recentes vindos do cinema. A maioria deles em versões mutiladas, já que as dimensões para reprodução no cinema eram diferentes para uma exibição na televisão. A idéia provou ser tão bem sucedida que a NBC logo inaugurou um outro programa às segundas-feiras chamado Monday Night at the Movies. Pouco tempo depois, outras emissoras como a CBS e a ABC inauguraram programas para exibição de filmes num formato semelhante.
Esta foi a primeira apresentação de um filme no formato Cinemascope pela 20th Century-Fox, mas que só foi lançada depois do segundo filme em Cinemascope que foi o Manto Sagrado, também de 1953.
A personagem de Lauren Bacall diz: "Sempre gostei de homens mais velho... dê só uma olhada naquele cara que eu esqueci o nome que faz o filme Uma Aventura Na Africa. Eu sou louca por ele.", ela está se referindo à Humphrey Bogart, já falecido, que era seu esposo na vida real.
Um dos primeiros filmes que teve sua trilha sonora gravada em estéreo.
O filme tem 254 tomadas em 88 minutos de ação. Desta forma cada tomada dura, em média, 21 segundos. Isso era muito, mesmo sendo em 1953.
A orquestra que aparece no filme toca a música que Alfred Newman fez para o filme Street Scene, de 1931. A música também foi usada pela 20th Century-Fox para Quem Matou Vicki, também com Betty Grable e em A Luz é Para Todos.




Título Original: How To Marry a Millionaire.
Gênero: Comédia / Romance.

Ano: 1953.

País de origem: EUA.

Duração: 95 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Jean Negulesco.

Elenco: Marilyn Monroe, Lauren Bacall, Betty Grable, William Powell, David Wayne, Rory Calhoun, Cameron Mitchel.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/