Saturday, October 07, 2006

EM EXIBIÇÃO - O DIABO VESTE PRADA


O roteiro desta produção, que se tornou um das mais badaladas de 2006, é baseado no livro da jornalista Lauren Weisberguer sobre a aventura em estagiar como assistente de uma das mulheres mais poderosas do mundo da moda na atualidade, a editora da revista Vogue americana, Anna Wintour.
Na adaptação para o cinema, Andy (Anne Hathaway) é uma recém-formada em jornalismo que precisa, antes de tudo, de um emprego para que possa pagar suas despesas e ter experiência necessária para conseguir objetivos maiores em sua área. Após testes, ela é selecionada para trabalhar numa das revistas mais influentes do mundo da moda, a Runaway. Embora não seja o tipo de jornalismo do qual tenha um conhecimento específico (isso já se torna perceptível pela forma desarmoniosa e antiquada como se veste), ela não hesita em aceitar o desafio. No momento em que chega para a entrevista final ela já se depara com uma comunidade fashion implacavelmente esnobe, agressiva e ditatorial no que se refere a comportamento e estilo da moda, a começar pela sua companheira de função e instrutora de 2ª secretária, Emilly (Emilly Blunt), que não poupa oportunidades de rebaixá-la. A energia de onde provém esse clima de disputa tem como matriz a editora da revista, Miranda Priestley (Meryl Streep). Temida e reverenciada pelos seus funcionários, a arrogante líder da conceituada revista do mundo fashion não poupará a jovem aspirante de momentos de humilhação, constrangimentos e crises nervosas. Submeter-se aos mandos da onipotente Miranda ou abrir mão do seu futuro como jornalista? Viver exclusivamente para o trabalho ou preservar sua vida pessoal ? Será um período de escolhas definitivas na vida de Andy.
Não é a toa que O Diabo Veste Prada conseguiu tanta repercusão na mídia. Afinal estava sendo exposta as particularidades de uma das mulheres que mais influencia a imprensa de moda do mundo. Meryl Streep como sempre eficientíssima consegue passar todo o ar de pedantismo blassé para a personagem, ao mesmo tempo que consegue ser elegantemente baixa até quando puxa o tapete de seus próprios colegas e funcionários. A caracterização de Meryl funciona, até mesmo, quando substitui todo um texto apenas um olhar ou um gesto. Anne Hathaway também tem uma boa atuação como Andy, a ingênua idealista de bom coração. Uma curiosidade é a participação de alguns minuto de Gisele Bündchen em duas cenas isoladas em que ela arrisca um inglês macarrônico.
Misturando comédia sarcástica com toques de drama pessoal, O Diabo Veste Prada é um filme agradabilíssimo de assistir, mas que não chega ao patamar de uma obra marcante. Ele sai um pouco da realidade quando se direciona para uma vitória da sublimação irracional como a coroa da ética e do virtuosismo excessivo. Afinal de contas, isto é América, quer dizer, Hollywood.

Notas:
O livro que Miranda pede para que seja adquirido para as suas filhas gêmeas é o número sete de Harry Potter. E com certeza seria uma tarefa quase impossível de ser realizada. Um dos livros utilizados na gravação foi vendido num leilão e o dinheiro arrecadado foi doado para uma entidade chamada Dress For Sucess, uma ONG que trabalha dando apoio às mulheres que tentam ingressar no mercado de trabalho.
Houve rumores na Internet de que o papel da personagem Miranda Priestley havia sido cotado para Sarah Jessica Parker.





Título Original: The Devil Wears Prada.

Gênero: Comédia / Drama.

Ano: 2006

País de Origem: EUA.

Duração: 130 min.

Língua: Inglês / Françês.

Cor: Colorido.

Diretor: David Frankel.

Elenco: Meryl Streep, Anne Hathaway, Emilly Blunt, Stanley Tucci, Adrian Grenier, Tracie Thoms, Rich Sommer, Gisele Bündchen.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/