Thursday, October 05, 2006

REVIEW - A MISSÃO

No final do século XVII na América do Sul, a igreja começava a perder a força de sua influência sobre a monarquia da Espanha e Portugal devido ao fortalecimento da burguesia e do surgimento de uma figura histórica, O Marquês de Pombal. Por ser declaradamente favorável a separação da igreja do Estado, o Marquês proíbe o trabalho dos jesuítas em áreas indígenas para que estes não se fixassem na região como propietários das terras ao mesmo tempo que os tornava suscetíveis à escravidão.
Nesse conturbado mundo de exploração colonial surge a figura de Rodrigo Mendonza (Robert De Niro) que trabalha capturando índios para vendê-los como escravos. Quando regressa de uma de suas viagens, sua noiva o informa que está apaixonada por seu irmão e que não poderá mais continuar comprometida com ele. Dentro de uma discussão, e num acesso de raiva, ele duela com seu irmão acabando por matá-lo. Desestruturado pelo ato impulsivo que fora acometido, Rodrigo tenta sobreviver com este fardo na consciência e uma reviravolta se estabelece em sua vida quando entra para a congreção jesuíta, sobre a liderança do padre Gabriel (Jeremy Irons) deixando de ser o algoz para se tornar um aliado dos guaranis.
A Missão é um filme épico, mas de proporções menos monumentais. A questão que trata é polêmica. Embora filmado na metade da década de oitenta, ainda apresenta questões não resolvidas até hoje em relação ao tratamento dos índios remanescentes na América do Sul. O filme estabelece uma relação entre a dominação portuguesa e espanhola, a Companhia Jesuíta e as tribos nativas que foram vítimas do colonialismo de exploração, da ganância desmedida e do descaso da própria instituição que deveria abrigá-los, a igreja.
A trilha sonora de Ennio Morricone é encantadora e a fotografia soube explorar bem o deslumbre da floresta tropical sul-americana. Fora a boa interpretação já costumeira de Robert De Niro e Jeremy Irons, vemos também uma aparição de Liam Neeson em um de seus primeiros trabalhos para o cinema.
Embora não conte com as cenas de batalhas monumentais das produções milionárias, A Missão comove quando encena a covardia com que o homem branco atacava, assassinava e pilhava as propiedades indígenas de forma bárbara. O filme não se aprofunda nas raízes no que tange a responsabilidade, mas não deixa de ser um referencial indispensável de ser visto.

Notas:
A maioria da equipe de produção adoeceu durante as filmagens por desinterias causada por ameba. Robert De Niro foi um dos poucos que não foi atingido.
O filme foi realizado no interior da Colômbia no local conhecido como Serras Nevadas. Os extras, índios verdadeiros, tiveram que ser deslocados pela produção do filme por 1.600 quilômetros da aldeia que moram até o local das filmagens através de barco, ônibus e avião.
Os índios figurantes falavam muito pouco inglês por isso se fez necessário uma tradutora para passar as instruções em espanhol de como deveriam atuar. Eles ficaram livre para falar o que quissessem em sua língua nativa nos diálogos de cena. Houveram rumores que, em muitas dessas falas desconhecidas, os índios estavam invocando tempestades.




Título Original: The Mission

Gênero: Drama / Épico.

Ano: 1985.

País de Origem: Reino Unido.

Duração: 126 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Roland Joffé.

Elenco: Robert De Niro, Jeremy Irons, Liam Neeson, Ray MacAnnaly, Aidan Quinn, Cherie Lunghi, Ronald Pickup, Chuck Low.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/