Monday, October 02, 2006

REVIEW - MALDIÇÃO


Nos últimos anos houve uma explosão dos filmes de terror baseados em possessão espiritual, sendo a maioria deles inspirados em fatos reais. Algumas destas produções são muito boas e outras decepcionantes e desapontadoras. Uma das grandes frustrações, e que graças ao tratamento dado pelo roteiro, será facilmente esquecido, é Maldição. O seu tema foi extraído de um caso real ocorrido no início do século 19 nos Estados Unidos.
O filme nos dá a impressão de que vai acertar o público em cheio, mas apenas quase chega lá. "Quase" é a melhor definição para Maldição. Quase surpreendente, quase original, quase arrebatador, quase aterrorizante.
O epílogo do filme mescla o presente com o passado. A cena inicial de abertura ocorre nos dias atuais onde uma jovem vem sofrendo de pesadelos e sua mãe adentrando em seu quarto para confortá-la. Ela descobre, em posse da menina, um velho diário e uma boneca antiga que estavam guardados no sótão da casa. Estes objetos são o elo de ligação entre os fatos supreendentes e sobrenaturais que ocorreram naquele local há quase dois séculos e que, segundo o diário, podem estar novamente atuando sobre aquela família. A trama se volta, em seguida, para 1818 onde se tem o desenrolar dos fatos que assombraram os Bell. Betsy Bell (Lila Bata-Walsh) é filha de um bem conceituado menbro da comunidade de uma cidadezinha e, depois que sua família entra em discussão com uma vizinha sobre a cobrança de juros sobre empréstimo de terras e produção, ela é, juntamente com seu pai John Bell (Donald Sutherland), amaldiçoada pela outra litigante da ação a Srª. Kathryn Batts (Gaye Brown), tida pelos locais como bruxa. Depois deste episódio, coincidentemente ou não, iniciam-se os violentos ataques espirituais e tidos como demoníacos que levou, a princípio, fazer todos pensarem que se tratava de um feitiço lançado pela 'bruxa'.
Sisy Spacek como Lucy Bell, a mãe, e Donald Sutherland estão no topo do filme e, graças a eles, o filme se torna mais interessante. A jovem Lila Bata-Walsh deve ter sido esolhida mais pela sua aparência indefesa e angelical do que pela consistência de sua atuação.
Maldição poderia render um ótimo filme, mas graças a um ar de mistério falso no melhor estilo televisivo 'Além da Imaginação' tornou-se uma bobagem narrativamente pobre. 'Quase' um bom filme.

Notas:
Baseado em eventos reais do único caso caso da história americana onde uma entidade espiritual causou a morte de um homem.
A verdade dos fatos só veio a tona em 1998, quando foi encontrado um diário contendo um relatório escrito pelo professor da escola local que presenciou os acontecimentos na época.
Esta é a 2ª vez que a história da família Bell é levada aos cinemas. A anterior foi em Bell Witch Haunting (2004).
O orçamento de Maldição foi de US$ 14 milhões.





Título Original: An American Haunting.

Gênero: Terror / Drama.

Ano: 2005.
País de origem: EUA

Duração: 91 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Courtney Solomon.

Elenco: Sisy Spacek, Donald Sutherland, Rachel Hurd-Wood, James D'Arcy, Thom Fell, Matthew Marsh, Gaye Brown.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/