Saturday, June 24, 2006

REVIEW - O AVIADOR


Um pedaço da biografia do magnata do petróleo, cinema e aviação Howard Hugues, aqui sendo revivido por Leonardo DiCaprio, é levada às telas com maestria e detalhismo pelo legendário Martin Scorcese.
Retratando o momento mais fervoroso do cinema norte-americano, Scorcese consegue recriar de forma primorosa todo o clima da época onde o glamour predominava: anos 30/40. Isso tudo para expor um período da vida de uma das figuras mais polêmicas, megalomaníacas e esquisitas dos Estados Unidos. Responsável por produções antológicas como Scarface - A Vergonha de Uma Nação, Anjos do Inferno, O Proscrito, entre outros, o milionário texano deixou marcas indeléveis não só na sétima arte como também no ramo da aviação civil e militar após se apropriar da gigante companhia aérea TWA.
O filme se inicia com uma cena curta de Hughes, ainda criança, com sua mãe, numa tentativa de identificar os motivos que o levaram a desenvolver o que se chama de T.O.C. (Transtorno Obsessivo Compulsivo) doença que o acompanhou durante toda a sua vida. Logo após somos jogados diretamente no set de filmagem de Anjos do Inferno, uma produção tão cara que seu sucesso fora desacreditado por muitos que faziam a indústria cinematográfica na época.
Os principais fatos que se sucederam em cerca de 15 à 17 anos da vida deste mega-empreendedor são explorados agilmente num roteiro enxuto e vibrante. A batalha contra a censura de seus filmes e contra o poder de influência política das grandes corporações são citados e responsáveis por alguns dos melhores momentos do filme. Há espaço até para algumas amostras de seus casos amorosos com algumas atrizes famosas como Jean Harlow (insossamente revivida por Gwen Stefani), Ava Gardner (tendo Kate Beckinsale como sua pálida representante) e Katherine Hepburn (Cate Blanchet esplêndida como nunca e merecedora de um comentário extra).
Não há como deixar de se prender a narrativa fascinante, regada com uma fotografia de primeira e com um figurino fidelíssimo e caprichado da época.
Leonardo DiCaprio talvez não fosse a melhor escolha para o papel principal devido a sua aparência de meninote, mas mesmo assim ele parece empenhado em fazer seu melhor trabalho. Fora isso é amigo do diretor Scorcese com quem já trabalhou em Gangues de Nova Iorque, o que facilitou bastante sua presença no filme.
A interpretação coadjuvante de Cate Blanchet é assunto que deve ser tratado à parte. Parece que ela nasceu para ser a Katherine Hepburn não apenas pela sua imitação perfeita da eterna diva dos palcos e do cinema mas, também, pela sua competência e versatilidade em lidar com os mais diferentes caracteres em qualquer trabalho que faça. Por pequenas sutilezas como uma simples risada de deboche, se dava para ver a própria Katherine com vida novamente.
O Aviador revela não só a persistência e objetividade de um visionário do século passado mas de um período de pionerismos e de personalidades que escreveram a história e a estética nos dias de hoje.

Notas:
Leonardo DiCaprio passou um dia com Jane Russel para escutar suas memórias e impressões sobre Howard Hughes. Ela ficou muito impressionada com a visita e lhe disse que Hughes era uma pessoa extremamente teimosa e que sempre fazia as coisas do seu jeito no final.
Michael Mann iria dirigir direitos para fazer o filme, mas tendo dirigido do início ao fim os filmes The Insider e Ali, ele decidiu apenas produzir e chamou Martin Scorcese para a direção.
É o primeiro trabalho realizado com o envolvimento da produtora Appian Way de Leonardo DiCaprio.
Scorcese projetou cada ano em que se passa o filme para que tivesse uma aparência que teria um filme de cores na época a que o filme se refere. Esse feito foi realizado utilizando principalmente efeitos digitais de pós-produção. Scorcese recriou o efeito Cinecolor e Technicolor de duas faixas. Preste atenção em particular na cena em que Howard Hughes encontra Errol Flynn na boate. Hughes se serve pondo ervilhas no seu prato entretanto elas tem aparência de serem azuis ou turquesa. Essa seria a cor como se apresentariam se fosse utilizado o antigo processo de Technicolor com duas faixas. A medida que Hughes envelhece no passar do filme as cores vão ficando mais definidas e encorpadas.
Jim Carey foi cotado para o papel de Howard Hughes.
Ainda na sua preparação para o papel de Howard Hughes, Leonardo DiCaprio passou algum tempo conversando com um paciente do T.O.C. , Transtorno Obsessivo Compulsivo, chamado Edward. Ele o orientou em diversos aspectos a respeito de como se apresenta a doença, em particular a tendência de repetir uma mesma frase várias vezes.
A produção sofreu um atraso em 2003 quando incêndios que ocorreram no sul da Califórnia destruíram vários sets de filmagem.
Gwyneth Paltrow foi convidada para o papel de Ava Gardner mas recusou.
Sardas foram dolorasamente pintadas no rosto, braços e colo de Cate Blanchet para lhe dar um visual mais parecido com Katherine Hepburn.
Cate Blanchet percebeu que seria crucial saber reproduzir o sotoque da classe alta das camadas superiores da Nova Inglaterra para poder interpretar de forma autêntica o ícone hollywoodiano Katherine Hepburn. Ela fez exercícios diários com o treinador de voz Tim Monich ( com quem já tinha trabalhado anterioramente em O Talentoso Ripley). Ela também estudou os primeiros filmes de Hepburn e alguns documentários para apreender alguns de seus maneirismos.
Em um determinado ponto do filme, Howard Hughes e Katherine Hepburn se apresentam como Country Mouse e City Mouse, respectivamente - um detalhe que fora levantado pelos telegramas leiloados após a morte de Katherine em 2003 apontavam que eles se cumprimentavam com esses nomes.
Cate Blanchet utilizou três perucas vermelhas diferentes para esse filme.
O filme marca o debut da cantora Gwen Stefani. Martin Scorcese estava procurando alguém para o papel da Jean Harlow quando a viu num poster da capa da revista Vogue em Nova Iorque.
Martin Scorcese pediu à Cate Blanchet para assistir todos os quinze primeiros filmes de Katherine Hepburn para que ela assimilasse todo o maneirismo e pose de Hepburn.
Nicole Kidman foi cotada para o papel de Katherine Hepburn. Quando as filmagens se atrasaram por vários meses, Cate Blanchet ficou disponível após completar as filmagens de The Missing. Martin Scorcese alega que Blanchet foi a sua primeira escolha para o papel.
Cate Blanchet aprendeu a jogar tênis, golf e tomou vários banhos frios, esta última uma lenda real da grande diva, conhecida por tomar chuveiradas várias vezes ao dia.
O orçamento apenas para o figurino foi de dois milhões de dólares.
Kate Beckinsale aumentou 10 kg para o papel.
Recebeu o maior número de Oscar no ano de 2004: 11 indicações.
Várias mudanças foram feitas na relação entre Hepburn ela e Howard Hughes. Ela não deixou Hughes para ficar com Specer Tracy. Ela conheceu Tracy muito tempo após ter terminado com Howard. Eles se conheceram num campo de golfe na gravação do filme Levada da Breca. Outro detalhe é que o irmão de Katherine cometeu suicídio quando ela era criança e não no período em que ela já era uma estrela de cinema.
O roteiro principal foi inspirado no livro Howard Hughes: A história que não foi contada.
O tipo de filme utilizado teve sua definição reduzida para dar um aspecto de gasto corroborando para dar mais realismo à época da estória. Martin Scorcese procurou filtrar as cores utilizadas deixando vazar apenas aquelas que podiam ser utilizadas nos celulóides da época.
O hangar no qual o verdadeiro Howard Hughes utilizou para a construção do seu avião ultra-moderno também foi usada na construção das maquetes de tamanho real usadas em Titanic na qual Leonardo DiCaprio também participou.
O lançamento do filme nos Estados Unidos se deu em 24 de Dezembro de 2004, mesma data em que Howard Hughes completaria 99 anos de idade.
Quatro dos aviões em miniatura usadas para criar os efeitos no filme encontram-se agora em exposição no Museu Evergreen de Aviação em McMinnville, no Oregon. Outros objetos à mostra foram dois do aviões utilizados em Anjos do Inferno e o Space Goose, o avião que ele desenvolveu para as forças armadas dos EUA e que acabaram desistindo de comprá-lo.
Bob Hoskins foi originalmente cotado para o papel do Senador Owen Brewster.
Primeiro filme do diretor Martin Scorcese a arrecadar mais de 100 milhões de dólares nos Estados Unidos.
Título original: The Aviator.

Gênero: Biografia / Drama.

Ano: 2004.

País de origem: EUA, Alemanha.

Duração: 170 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Martin Scorsese.

Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, Alec Baldwin, Jude Law, Alan Alda, Jonh C. Reilly, Ian Holm, Gwen Stefani.

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