REVIEW - OS MOTOQUEIROS SELVAGENS
O título do filme já identifica que uma "bomba" está a caminho. Quando observamos o elenco formado por atores de talento reconhecido como: John Travolta, Tim Allen, Ray Liotta e Marisa Tomei e uma ponta do lendário Peter Fonda entre outros, ainda temos uma esperança que algum conteúdo interessante possa ser extraído. Ledo engano. A comédia panaca Os Motoqueiros Selvagens é o puro exemplo de desperdício de tempo e talento. Se constitui num daqueles filmes que nos faz questionar o por quê os produtores queimam dinheiro com um material tão medíocre.
Quatro amigos de infância, agora todos na meia idade, formam um grupo de motociclistas cujos casacos de couro os denominam Os Motoqueiros Selvagens. Eles se reúnem eventualmente para tentar escapar de suas vidas monótonas e ordinariamente comuns realizando passeios locais com suas motos. Surge então a idéia de Woody Stevens (John Travolta) de os quatro amigos cruzarem o deserto em direção à Califórnia. O lema é: aproveitar intensamente o contato com a natureza. Sair da rotina e se eximir das suas responsabilidades são os outros efeitos pretendidos pelo grupo como uma forma de atenuar suas frustrações. Durante o trajeto os quatro bobocas queimam a sua própria barraca de dormir, fazem piadas machistas envolvendo gays e mulheres de uma forma hipócrita.
Uma das personagens, Dudley Frank (William H. Macy), é descrita claramente como homossexual, mas se redime ao final quando, desengonçadamente, se envolve amorosamente com a dona do bar Maggie (Marisa Tomey) refletindo o triunfo do puritanismo americano. Essas são algumas das camidades que o roteiro nos presenteia entre milhares de outras onde se destaca a participação ridícula de Ray Liotta como o motoqueiro brigão e perdido no tempo e espaço. Os chavões que poderiam ter sido utilizados e ter dado um impulso de comicidade maior seria o do policial, mas este foi descartado na metade do filme. O mais incrível de tudo é que o filme foi um grande sucesso de bilheteria nos Estados Unidos (gosto é gosto !).
Os Motoqueiros Selvagens já pode ser considerado, em minha opinião, o mais forte candidato ao prêmio Framboesa de Ouro em suas diversas categorias. Atrevo-me a dizer que até deveria ser dispensada uma lista de indicados e homenageá-lo como o ganhador unânime e absoluto devido ao seu insuperável mau gosto no que tange ao conjunto da obra.
Notas: O roteiro original apresentava o nome dos motociclistas rivais de Hells Angels, após o verdadeiro grupo ter processado a Disney eles mudaram para Del Fuegos.
Damien Blade é interpretado por Peter Fonda que também interpretou Wyatt no clássico de motocicleta Easy Rider de 1969.
Quando Peter Fonda diz aos Motoqueiros Selvagens para perderem os seus relógios, ele faz uma sutil referência à Easy Rider. No começo do clássico de 1969 Peter Fonda, no papel de Wyatt, joga o seu relógio fora quando inicia a sua viagem.
Martin Lawrence e John C. McGinley dividem seu segundo filme juntos já que estiverem em 'Nada A Perder".
O filme que teve a maior bilheteria em sua estréia até março atingindo a marca de 39,7 milhões de dólares.
Quando os Motoqueiros Selvagens se desfazem de seus relógios no íncio de sua jornada, parte do diálogo de John Travolta com Allen faz referência ao papel de Tim Allen como Buzz Lightyear em Toy Story.
Título Original: Wild Hogs.
Gênero: Comédia.
Ano: 2007.
País de Origem: EUA.
Duração: 100 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Walt Becker.
Elenco: John Travolta, Tim Allen, Martin Lawrence, William H. Macy, Ray Liotta, Marisa Tomei, Peter Fonda, M.C. Gainey, Kevin Durand.
<< Home