Sunday, May 20, 2007

REVIEW - O EXORCISTA

Com certeza alguém já deve ter lhe perguntado: "Você já assistiu O Exorcista?". Essa pergunta chega naturalmente quando a questão se trata de bons filmes de terror e suspense. Sem dúvida O Exorcista é o filme referência no gênero. O lendário clássico de 1973, continua como um marco cinematográfico mesmo após quase 40 anos de sua produção. A sinopse do filme é conhecida até para aqueles poucos que nunca o assitiram.
A jovem e meiga Regan (Linda Blair), filha da atriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn), é possuída pelo demônio e passa a sofrer alterações comportamentais e físicas de forma descomunal ao mesmo tempo que pavorosas. Sua mãe não vê outra alternativa e em meio à angústia e desespero pelo flagelo de sua filha. Após tentativas frutradas de encontrar a cura entre médicos e psiquiatras, ela procura o padre Damien (Jason Miller), para que se proceda um ritual de exorcismo que expurgue o espírito mal.
Os vômitos, a cabeça se contorcendo, as levitações podem ter tido seu poder de assombro mitigado pela evolução dos efeitos especiais mais modernos, contudo, a fotografia e a composição visual utilizadas na época foram suficientes para sedimentar o clima de intenso pavor e desespero. Esta é a marca registrada de um filme que até hoje nos pertuba com a idéia de oculto atingindo atingindo a pessoa humana e abalando os nossos medos individuais. As gerações que vieram após o primeiro lançamento do filme ainda percebem o fascínio que o medo do invisível causa. O Exorcista estará sempre aliado, após ser assistido, a inevitável impulso de se deixar a luz acesa na hora de dormir.
Notas:
O Exorcista foi o primeiro e único filme de terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme.
O diretor John Boorman chegou a se oferecer para dirigir O Exorcista, mas posteriormente desistiu do projeto, por considerar a história cruel demais. Ele, entretanto, aceitou dirigir O Exorcista II, O Herege, lançado 4 anos depois.
A atriz Ellen Burstyn aceitou atuar em O Exorcista estabelecendo uma única condição: que sua personagem não dissesse a frase "I believe in the devil!" ("Eu acredito no demônio!"), contida no roteiro original. Os produtores atenderam o pedido e esta frase foi omitida da história.
As atrizes Jane Fonda e Shirley MacLaine chegaram a ser sondadas sobre a possibilidade de interpretarem a personagem Chris MacNeil em O Exorcista.
Eventualmente, o diretor William Friedkin consultava o Reverendo Thomas Birmingham sobre a possibilidade de exorcizar o set de filmagens. Em todas as vezes, o reverendo recusou o pedido, dizendo que isto causaria ainda mais ansiedade no elenco. Mas por diversas vezes ele visitou os sets para benzê-los e tranquilizar a equipe.
O quarto onde grande parte do filme foi rodada teve que ser constantemente refrigerado, para que se pudesse capturar com exatidão a respiração gélida dos atores. Para tanto, foram usados 4 aparelhos de ar condicionado, todos ligados simultanemente.
Na sequência em que a personagem de Ellen Burstyn é arremessada para longe, por sua filha com possessão demoníaca, Burstyn bateu violentamente com o coccix contra uma cômoda e gritou de dor no mesmo instante. Esta cena foi filmada e está em O Exorcista.
Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Entretanto, após 150 horas de trabalho em cima do som do filme, o diretor William Friedkin resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que, para fazer a voz do demônio, só comeu ovos crus, tomou muito álcool e fumou diversos cigarros. Se este fato tivesse sido divulgado antes das indicações para o Oscar de melhor atriz coadjuvante, provavelmente Linda Blair não teria sido indicada já que a interpretação de sua parte não foi completa. Como esta história só foi divulgada após as indicações, e a Academia não pode cancelar uma indicação, o resultado foi que Blair acabou perdendo o Oscar daquele ano.
A atriz Mercedes McCambridge chegou a processar a Warner Bros., para que seu nome como a dona da voz do demônio entrasse nos créditos de O Exorcista.
O endereço do apartamento mostrado em O Exorcista foi anteriormente habitado pelo autor do livro em que o filme foi baseado, William Peter Blatty, quando este era apenas um estudade da Georgetown University.
Durante as filmagens, 8 pessoas da produção morreram de forma não-explicada.
Foi relançado nos cinemas americanos em 2000, com uma nova cópia, som digital e 11 minutos de cenas extras inseridas ao longo do filme
O Exorcista é o primeiro de uma série de quatro filmes baseados nos personagens. Os demais foram O Exorcista II - O Herege (1977), O Exorcista III(1990) e O Exorcista - O Início (2004).
O estúdio originalmente quis Stanley Kubrick para dirigir o filme, mas este se recusou. A direção acabou nas mãos de William Friedkin que vinha do sucesso Operação França (1971) e que posteriormente filmaria O Iluminado (1980).
O local de escavação arqueólogica que aparece no início do filme é real. É o sítio arqueológico de Nineveh em Hatra no Iraque.
O diretor utilizou recursos inimagináveis para explorar as reações do elenco nas cenas. Ele disparava seu revólver por trás do atores para ter o efeito de susto e sobressalto mais intensificado. Após rodar por diversas vezes e ficar insatisfeito com a cena em que o padre Dyer administra os últimos ritos à ao padre Karras, Freidken chamou o ator William O'Malley e perguntou se este confiava nele. A resposta positiva foi seguida de forma instantânea por um tapa no rosto e a ordem do diretor para que ele fosse gravar a cena, a qual ficou perfeita. Outro momento extremo foi quando Freidken mandou amarrar cabrestos em volta de Linda Blair e Ellen Burstyn e ordenou que a equipe desse puxavões violentos para criar efeitos de uma terceira força agindo sobre elas em algumas cenas.
O set das cenas no quarto tiveram que ser refrigerado a um ponto em que desse o efeito esfumaçado do contato do ar quente da respiração com o ambiente gelado. Linda Blair estava apenas de camisola nesta cena e afirmou em entrevista que detesta o frio hoje em dia. O quarto foi equipado com quatro arcondicionados, fazendo com que a temperatura variasse entre 30 e 40 graus abaixo de zero. Ficou tão frio que a transpiração congelava em algumas pessoas da equipe. Numa ocasião, uma leve neblina se formou dentro do quarto resultando numa fina camada de geada que caira antes da chegada da equipe.
A substância vomitada por Reagan no Padre é sopa de ervilha. Votado como o filme mais aterrorizante de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly.
No primeiro dia de filmagens da cena de exorcismo a fala de Linda Blair cheia de obscenidades foi tão forte que o "gentleman" Max Von Sydow acabou esquecendo seu texto de tão embarassado. Quando lançado em 1973 o filme causou uma histeria em massa, com pessoas gritando e desmaindo, com paramédicos sendo chamados aos cinemas, ajudando O Exorcista se tornar um dos filmes mais controversos de todos os tempos. Devido a ameaças de forte feitas contra Linda Blair, a Warner providenciou guarda costas para proteje-la por até seis meses após o lançamento do filme.
O filme com classificação indicativa acima dos 18 anos que mais faturou na história do cinema (em valores atualizados).
O som do diabo deixando o corpo de Linda foi conseguido gravando o som de porcos sendo levados para o abate.






Título Original: The Exorcist.

Gênero: Terror.

Ano: 1973.

País de Origem: EUA.

Duração: 132 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: William Friedkin.

Elenco: Ellen Burstyn, Linda Blair, Max Von Sydow, Lee J. Cobb, Kitty Winn, Jack MacGowran, Reverend William O'Malley.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/