Sunday, August 20, 2006

REVIEW - VÔO 93

Antes da aguardada produção United 93, Vôo 93 chega como um aperitivo. Rodado para ser exibido em televisão e, portanto tendo disponibilizado um orçamento inferior, este longa não se intimida em sua roupagem mais modesta e já nos fornece muita adrenalina e comoção.
O filme focaliza um dos eventos que atordoaram o mundo em 11 de setembro de 2001, a queda de um avião num bosque da Virgínia seqüestrado por terroristas. o 93 atinge o seu objetivo e através de diálogos reproduzidos entre os passageiros e seus familiares, minutos antes que o avião colidisse contra o chão matando todos à bordo, transmite a angústia e o sofrimento que ambos os lados tiveram que enfrentar neste dia fatídico.
Embora não seja difícil criar interesse no expectador quando se recorre a um tema de apelo universal como este, Vôo 93 tem a virtude de não criar muita substância fictícia e deter-se apenas nos fatos especificos reais que levaram ao acidente. Os sequestradores não são retratados como psicopatas homicidas, mas como fanáticos determinados a dar cumprimento a um plano certo, fazendo o que for necessário para isso.
Focalizando a atenção e aumentando o potencial de impacto sobre o expectador, as situações se desenvolvem dentro da realidade e sem excessos formando um conjunto plausível dos acontecimentos. A simplicidade do roteiro é que comanda o triste espetáculo.
Quase cinco anos após os atentados que deixaram não só os Estados Unidos, mas todos os países perplexos, não é de se espantar que Hollywood já trabalhasse com roteiros que versassem sobre esses ataques (o filme World Trade Center já estreiou nos Estados Unidos). Especificamente na queda do Vôo 93 da United Airlines se tem um ingrediente a mais de bravura e coragem, já que aqui os passageiros reagiram contra o seqüestro tentando retomar o controle da aviação que acabou sucumbindo. Um filme, United 93, e um documentário do Discovery Channel, The Flight That Fought Back (O Vôo que Contra-Atacou), trataram especificamente deste episódio.
Sem dúvida essas tragédias serão sempre recorrentes, e outras tramas e sub-tramas estarão por vir, seja por razões comerciais ou por roteiros reapreciados.

Notas:
Indicado ao Emmy de melhor produção feita pela TV em 2005.




Título original: Flight 93.

Gênero: Drama.

Ano: 2006.

País de origem: EUA.

Duração: 90 min.

Língua: Inglês / Árabe.

Cor: Colorido.

Diretor: Peter Markle.

Elenco: Ty Olsson, Monnae Michaell, April Telek, Laura Mennel, Brennan Elliot, Kendal Cross, Jerry Waserman, Gwynyth Walsh, Marilyn Norry, Kirsten Williamson, Jaqueline Ann Stuart, Karen Holness.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/