Wednesday, April 30, 2008

REVIEW - A DAMA DAS CAMÉLIAS (1936)

Considerado o filme com a melhor atuação da lenda Greta Garbo (e sem dúvida é o que ela está mais bonita), A Dama das Camélias ganha sua segunda versão no cinema. A primeira é uma versão muda feita em 1922 com Rudolph Valentino e Alla Nazimova.
Este é um bom motivo do porque, na época de ouro do cinema, a MGM era sinônimo de produções glamourosas e de qualidade impecável. Todo o capricho e muito dinheiro foram utilizados na reconstituição deste melodrama de época bastante conhecido do escritor Alex Dumas. O trio figurino-direção de arte-fotografia, Adrian-Gibbons-Daniels, provam porque eram infalíveis e os melhores de todos os tempos, conseguindo extrair imagens inesquecíveis de Garbo, graças também a direção talentosa de George Cukor.
O cenário é a Paris do final do século XIX, onde a prostituição requintada era um estilo de vida escolhido por muitas "damas" de coração fechado cujo objetivo se resumia em seduzir homens ricos que pudessem bancar os seus gastos e luxos. Para Marguerite Gautier (Greta Garbo) ativa participante deste círculo, seus interesses também não eram diferentes até se apaixonar por Armando Duval (Robert Taylor) e em nome deste amor renunciar sua vida de conveniências e facilidades.
Embora A Dama das Camélias não deixe de ser um veículo de exploração da beleza inquestionável de Garbo pela MGM, as suas qualidades, entre elas a propria interpretação da atriz sueca, é notória. Ela nos presenteia com uma Marguerite cujo brilho da vida vai se esvanecendo a medida que o destino vai lhe subtraindo suas perspectivas de felicidade. Embora tenha a ajuda de um elenco de suporte talentoso, a química com seu oponente Robert Taylor não foi das melhores. A dupla não funcionou bem mais por causa de Taylor que apareceu apático e sem muito vigor ao lado de Garbo.
Segundo disse uma vez em entrevista muitos anos depois "Robert Taylor era bonito, mas tinha cara de bobo".
Notas:
O filme favorito de Garbo entre todos o que ela já fez.
Greta Garbo usava chinelos embaixo dos vestidos que utilizou nos filmes, isso lhe dava uma maior comfortabilidade e ajudava a dar uma naturalidade na execução das cenas.







Título Original: Camille.

Gênero: Drama.

Ano: 1936.

País de Origem: EUA.

Duração: 109 min.

Língua: Inglês.

Cor: Preto e Branco.

Diretor: George Cukor.

Elenco: Greta Garbo, Robert Taylor, Lionel Barrymore, Elizabeth Allen, Jessie Ralph, Henry Daniell, Lenore Ulric, Rex O'Malley, Laura Hope Crews.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/