Sunday, April 27, 2008

REVIEW - CLOVERFIELD - MONSTRO

Tudo começa de uma forma um pouco incomum. O nosso olho é uma câmera manual. Inicialmente o que testemunhamos é a imagem que a personagem que detem a câmera nos convida a ver através das lentes do aparelho digital. Passamos tempo demais assistindo um casal filmando seus momentos de intimidade logo ao acordar, uma festa de amigos com situações triviais. A demora é tanta para se ter alguma ação de fato que nos perguntamos se realmente estávamos assistindo ao filme certo. Apenas quase 25 minutos após a projeção, somos lembrados que estamos num filme de terror/suspense pelas cenas de tensão que se iniciam. Cloverfield pode ser meio sem pé e nem cabeça e a proposta de criar situações que misturam Godzilla, Resident Evil e Bruxa de Blair confundem, mas ao mesmo tempo o tira da mesmice e lhe dá certa distinção.
Quatro amigos tentam desesperadamente se salvar numa Nova Iorque sitiada pelo ataque de um monstro que aparece do nada no meio de Manhattan. Não me perguntem de onde ele veio e o que ele quer e nem para onde vai pois tenho certeza que nem o roteirista sabe ao certo para dar um destque maior (talvez para ele isso tenha sido o de menos importância). Destruindo arranha-céus e pontes e liberando pequenos monstrinhos devoradores de gente, a criatura vai desafiando até as forças armadas que não poupam munição para por a criatura abaixo.
Utilizando idéias já manjadas de outros filmes, mas dentro de uma mistura criativa, Cloverfield é um filme B de luxo que resgata um certo estilo cataclísmico clássico dos anos 40/50.
Notas:
O filme não apresenta trilha sonora e a música para os créditos finais so ocorrem um minuto e trinta após o encerramento do filme.Nos Estados Unidos muitas salas de exibição tiveram que expor um cartaz avisando que como o filme era rodado com câmera manual os movimentos da ação poderiam causar enjôos nas pessoas mais sensíveis.
A seqüencia de fogo cruzado foi filmada a noite no estúdio da Warner em Burbanks. Os extras atiraram com armas carregadas de verdade até as 10 horas da noite quando foram obrigados a utilizar armas artificiais por conta das leis que não permitem sons mais altos após o horário.
O orçamento de Cloverfield - Monstro foi de US$ 30 milhões.
Os atores apenas receberam autorização para ler o roteiro após assinarem o contrato para estrelarem o filme.
O título Cloverfield era inicialmente um codenome para o filme, sendo o nome da rua em Santa Monica onde estavam os escritórios da produtora Bad Robot durante a realização das filmagens.









Título Original: Cloverfield.


Gênero: Suspense/Terror.


Ano: 2008.


País de Origem: EUA.


Duração: 85 min.


Língua: Inglês.


Cor: Colorido.


Diretor: Matt Reeves.


Elenco: Lizzy Caplan, Jessica Lucas, T. J. Miller, Michael Stahl-David, Mike Vogel.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O filme é show de bola! Só naum entendi o final: umas pedras caem neles e do nada eles tão numa roda gigante.

10:54 AM  

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/