Wednesday, November 01, 2006

REVIEW - TORRENTES DE PAIXÃO

Marilyn Monroe mostra seu lado femme fatale com toda a força sexy-pulsante neste thriller noir dirigido por Henry Hathaway.
Rose (Marilyn Monroe) e George (Joseph Cotten) vivem um casamento fracassado. Logo de ínicio nos é dado um perfil que apresenta Rose como uma ex-garçonete oportunista na época que conheceu George. Desde que estão juntos, ele nutre por ela um ciúme obsessivo e uma paixão que supera o seu amor próprio. Não sem motivo, já que a loira tem um caso e planeja ficar viúva o mais rápido possível estabelecendo-se com seu amante.
Na tentativa de oxigenar a relação já, não sabe ele, condenada, eles decidem passar alguns dias num conjunto de casas de veraneio situado ao lado das cataratas do Niágara como já fizeram anos antes. Eles acabam conhecendo os novos veranistas, os recém-casados Polly (Jean Peters) e Ray (Max Showalter).
Graças ao espírito solidário do jovem casal, rapidamente se estabelece um vínculo de vizinhos-amigos onde a aproximação entre eles é inevitável. Polly e Ray em pouco tempo irão perceber o comportamento histérico de George e testemunharão um dos passeios adúlteros praticados por Rose.
Quando Patrick (Richard Allen), namorado de Rose, decide, juntamente com ela, implementar o plano criminiso o tiro sai pela culatra. As conseqüências dessa ousada tentativa irão tirar a tranquilidade da lua-de-mel de Polly e Ray.
Torrentes de Paixão não é só um veículo de exaltação à beleza estonteante e luminosa de Marilyn. É também um belo exercício de cinema noir pós-década de 40 (onde o gênero atingiu o seu pico maior) é uma interpretação poderosa de Joseph Cotten.

Notas:
Jean Peters conseguiu o papel de Polly Cutler após a desistência de Anne Baxter. Após a saída de Baxter, o filme foi revisto para dar mais ênfase à participação de Marilyn Monroe.
O roteiro do filme não fora escrito era para ser um veículo de promoção de Marilyn Monroe, mas ela acabou tornando-o dessa forma.
Diferentemente dos filmes noir daquela época, Torrentes de Paixão foi filmado em Technicolor e acabou tornando um das maiores bilheterias da Fox naquele ano. Este filme, juntamente com Os Homens Preferem As Loiras (1953) e Como Agarrar Um Milionário (1953), solidificaram o status de Monroe como uma atriz de grande poder atrativo frente ao público nas bilheterias.
Considerado o primeiro papel em que Monroe atua como principal, numa participação de estrela.
Título Original: Niagara.

Gênero: Drama / Noir / Thriller.

Ano: 1953.

País de Origem: EUA.

Duração: 92 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Henry Hathaway.

Elenco: Marilyn Monroe, Joseph Cotten, Jean Peters, Max Showalter, Richard Allan, Russell Collins, Denis O'Dea, Don Wilson, Lurene Tuttle.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/