Thursday, October 19, 2006

REVIEW - PROCURANDO NEMO

Sem dúvida uma das melhores, senão a melhor animação feita pelos estúdios da Pixar até hoje. Procurando Nemo é um show de cores e imagens inesquecivelmente belas que complementam um enrendo que agrada tanto a adultos como a crianças indiscriminadamente. Os cuidados com que foi utilizado para o desenvolvimento desta animação digitalizada dá o diferencial da realidade maior sem o ar 'computadorizado' que impera na grande maioria dos filmes que se utilizam dessa técnica.
Neste 5º filme da parceria Pixar e Disney, Nemo é um peixe-palhaço que porta uma singularidade: uma de suas nadadeiras é menor do que a outra. Ele está vivo por pura sorte. Quando ainda era uma ova apenas, uma barracuda devorou todos os seus 'irmãozinhos' junto com sua mãe Coral, deixando vivo seu valente pai Marlin, que milagrosamente sobreviveu ao ataque do ameaçador peixe. Marlin dedica todos os seus cuidados, excessivamente super-protetores, para o bem estar de Nemo que sente-se sufocado e envergonhado quando tanta atenção é, principalmente, demonstrada na frente de seus amigos. Numa atitude para se auto-afirmar como corajoso ele arrisca-se em mar aberto e acaba sendo caputurado por um mergulhador na frente de seu pai que, desta vez, não pode impedir que seu único filho vá embora. A partir de então, uma busca frenética é iniciada por Marlin para encontrar Nemo e trazê-lo de volta para casa. Alia-se a Marlin, a atrapalhada Dory, um peixe fêmea azul que sofre de perda de memória recente . Ela é uma das personagens mais comicamente graciosas de Procurando Nemo que é repleto de muitos outros animais que os criadores conseguiram imprimir características inteligentemente diferenciadoras e que detém um papel importante no filme.
O capricho que foi dado para a construção de cada cena nos detalhes mais sutis dão uma força ao conjunto, ajudando a imersão total do público.
Inegavelmente Procurando Nemo já um clássico da animação moderna e um dos melhores de todos os tempos.

Notas:
A produção de Procurando Nemo teve início em novembro de 2000.
Procurando Nemo é o primeiro longa-metragem produzido pela Pixar a ser lançado nos cinemas no período do verão americano.
O ator John Katzenberger, que dubla Moonfish em Procurando Nemo, participou na dublagem de todos os longa-metragens da Pixar lançados anteriormente.
Um dos tubarões brancos vistos no filme se chama Bruce. Trata-se de uma citação a Tubarão (1975), no qual o diretor Steven Spielberg apelidou o tubarão eletrônico com este nome.
O orçamento de Procurando Nemo foi de US$ 94 milhões.
Foi o 3º filme mais visto em 2003 no Brasil, tendo levado 4.931.137 pessoas aos cinemas.
A maior bilheteria alcançada por um desenho animado no final de semana de estréia.
Com medo que as crianças soltassem seus peixes em descargas e ralos de torneira, uma companhia americana fabricante de equipamentos para manuntenção de aquários fez uma campanha alertando que os peixes que forem soltos pela tubulação comum como mostrado no filme estarão mortos antes de chegar ao mar, pois existem componentes químicos de tratamento de água e processos que envolvem a trituração de objetos solidos, tornando impossível a sobrevivência do animal no percurso.
Os trabalhos para o filme se iniciaram em 1997. A execução física do projeto, contudo, só teve início em 2000 com uma equipe final de 180 pessoas.
Para dar um movimento ondular e sinuoso similar aos filamentos da anêmona foi utilizada a mesma técnica utilizada para suavizar os movimentos dos pêlos de Sully em Monster S. A. (2001) .
A aparência e sensação de estar no mundo subaquático era essencial para o sucesso do filme. A equipe, para atingir essa finalidade, fizeram mergulhos em Monterrey e no Hawai, foram a exposições em aquários, estudaram a vida marinha e até tiveram aulas em suas residências com um especialista da fauna e flora dos oceanos.
Para a seqüência das águas-vivas a equipe de animação oceânica criou todo um novo sistema de sombra o qual eles chamaram de Transblurrence, ou seja, Transparência Turva.
Cerca de cinqüenta tartarugas são vistas por trás na seqüência do nado das tartarugas.
Como pesquisa, os principais responsáveis pela animação tiveram que aprender a mergulhar e depois foram visitar a barreira de corais australiana por insistência de John Lasseter.
Para saber o quanto de realismo eles poderiam dar às cenas, foi pedida a equipe de arte para fazer desenhos idênticos das tomadas dentro da água e fora da água. Por fim os resultados foram considerados muito 'realistas' para um desenho animado, sendo posto de lado.
O DVD Procurando Nemo bateu o recorde de vendas em um único dia nos Estados Unidos com oito milhões de cópias.
Em Janeiro de 2005 foi reconhecido como sendo o DVD mais vendido de todos os tempos com 22 milhões de cópias.
Para se criar um quadro com cerca de 1/24 de segundos levou-se até quatro dias devido a complexidade do ambiente aquático, como nas cenas em que a luz do sol penetra na água e atinge os cardumes dando um reflexo característico.
Dory Lane e Marlin Drive são os nomes de duas ruas que se conectam na Bay Area, em São Francisco, perto da sede da Pixar.
Inicialmente a estória sobre a morte de Coral, mãe de Nemo, seria contada no desenrolar do filme, mas, para dar uma justificativa imediata às preocupações de Marlin, os executivos decidiram contar a estória logo de início.
Os animadores estudaram as expressões faciais do cachorro, dando uma atenção particular aos olhos. Isto foi feito para animar os peixes com um efeito maior.




Título Original: Finding Nemo.

Gênero: Animação.

Ano: 2003.

País de Origem: EUA.

Duração: 100 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Andrew Stanton.

Elenco (Vozes da dublagem original): Albert Brooks, Ellen Degeneres, Eric Bana, William Dafoe, Alexander Gould, Geoffrey Rush.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/