REVIEW - CÃES DE ALUGUEL
O primeiro longa-metragem (completo) de Quentin Tarantino já consolida o seu estilo exagerado. Em Cães de Aluguel o diretor capricha na violência utilizando litros de sangue e muita bala. O baixo orçamento não deixou o diretor/roteirista ampliar o seu leque de recursos, mas já conseguiu dar uma amostra do que estava para vir em suas futuras produções. As referências aos ídolos e modas pop dos anos 70 e 80 é uma delas. Não apenas nas falas de suas personagens (a sua explicação sobre a música Like A Virgin, da Madonna, é hilariamente inesquecível), mas nos figurinos e na direção de arte é evidente essa sua idolatria. É notória, também, a sua predileção pelo estilo quase kitsch e cores contrastantes, traço que se acentuará mais nas suas obras seguintes. Os movimentos de câmera também são experimentados para adicionar nervosismo e criar o ambiente de tensão que vai se desvendando numa montagem, que também já se tornou típica de Tarantino, que não obedece a ordem cronológica dos acontecimentos, mas apenas a ordem da necessidade das explicações.
Quando um chefão do crime organizado Joe Cabot (Lawrence Tierney) planeja assaltar uma joalheria para roubar um carregamento de diamantes, ele reune um grupo de ladrões experientes para executar o serviço e lhes dá codinome de cores para que suas identidades permaneçam sempre em sigilo: Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Orange (Tim Roth), Mr. Pink (Steve Buscemi), Mr. Blonde (Michael Madsen), Mr. Brown (Quentin Tarantino) e Mr. Blue (Edward Bunker). Não contavam, contudo, que um delator entre eles estivesse ajudado a polícia a prender todo o bando no momento em que estávam executando sua ação criminosa. O desespero para tentar sair do cerco das autoridades e desvendar quem foi o traidor entre eles é o motivo maior do filme. É neste momento desesperador sem liderança e sem controle que os valores íntimos afloram, tornando-se a única necessidade para quem não tem mais escapatória.
Filme de baixo orçamento (cerca de 900 mil dólares), mas que se tornou um marco na carreira do diretor prodígio. Cães de Aluguel é Quentin Tarantino puro.
Notas:
Tarantino queria James Woods em seu filme e fez cinco ofertas para que ele aceitasse o papel. O agente de Woods recusou a oferta sem mesmo mencionar a Woods que os valores oferecidos estavam bem abaixo daqueles que o ator recebe normalmente. Quando Tarantino e Woods se encontram posteriormente pela primeira vez, Woods ficou sabendo sobre a oferta e ficou chateado o bastante chegando até a trocar de agente. Tarantino evitou contar a Woods qual o papel seria dado a ele já que o ator que acabou aceitando executou-o maravilhosamente bem. É sabido por todos que o papel seria o do Sr. Orange.
Tarantino escreveu inicialmente o papel de Mr. Pink para ele mesmo.
A palavra fuck é dita 252 vezes.
Em flashbacks do Mr. White, Joe pergunta a ele sobre uma garota chamada Alabama. Esta é uma referência à personagem de Patrícia Arquette no filme Amor à Queima Roupa (1993) roteirizado por Tarantino. Tarantino afirmou que originalmente pretendia que essa personagem se encontrasse com o Mr. White e se tornassem parceiros no crime. Quando Amor à Queima Roupa estreiou um ano depois de Cães de Aluguel, o final da estória estava mudado, tornando esta estória inconsistente já que Alabama não poderia mais encontrar-se com Mr. White.
Steve Buscemi fez testes inicialmente para o papel do Mr. White.
David Duchovny fez testes para um papel.
O primeiro título do roteiro foi Little Green Back, uma música do álbum do grupo de rock Pink Floyd. Foi posteriormente mudado por que Tarantino ouviu a música na rádio e achou este título muito nostálgico.
Mr. Pink manifesta a sua discordância em dar gorjetas logo no ínicio do filme, curiosamente o ator Steve Buscemi fez uma ponta como garçon no próximo filme dirigido por Tarantino, Pulp Fiction (1994). Michael Madsen originalmente fez testes para o papel de Mr. Pink. Samuel L. Jackson fez testes para o papel do Mr. Orange e não conseguiu o papel. Quentin Tarantino ficou tão impressionado com sua performance nos testes que o escalou para o seu próximo filme: Pulp Fiction.
Uma vez que Tim Roth estava escalado, Tarantino o queria para o papel de Mr. Pink ou Mr. Blonde.
A impressão do filme chegou do laboratório apenas três dias antes de ser exibida no Festival Sundance.
O título do filme veio de uma combinação de outros dois filmes. Tarantino, não muito bom falando françês, sempre se referia ao filme Au Revoir Les Enfants (1987) simplesmente como "aquele filme Reservoir". Ele também era um grande fã de Sam Peckinpah e de seu filme Sob O Domínio do Medo (Straw Dogs, 1971). Assim, ele combinou os dois títulos para formar Reservoir Dogs.
Munido com 30 mil dólares e uma câmera de 16mm, Quentin Tarantino preparou-se para rodar o filme utilizando um grupo de amigos, incluindo o seu parceiro de produção Lawrence Bender que iria interpretar Nice Guy Eddie. Foi quando Tarantino recebeu uma chamada de Harvey Keitel para saber se ele não apenas poderia estar no filme, mas também se poderia ajudá-lo a produzir. Keitel se envolveu no projeto graças à esposa do professor de Artes Cênicas de Lawrence Bender, que conseguiu uma cópia do roteiro e passou para Keitel. Keitel ajudou o orçamento do filme subir para 1,5 milhão de dólares.
Madonna nunca concordou com a explicação que ele deu para a música Like A Virgin no começo do filme. Ela deu uma cópia do álbum Erótica e assinou dizendo "Para Quentin. Não tem nada haver com pau. Tem haver com amor. Madonna".
Robert Kuztman fez a maquiagem de Cães de Aluguel gratuitamente na condição de que Quentin Tarantino escrevesse o roteiro de Um Drink No Inferno (1996) que foi baseado numa estória de Kuztman.
Durante as filmagens, um paramédico ficou sempre a postos para garantir que a quantidade de sangue perdida pelo Mr. Orange fosse mantida numa quantidade consistente e real de como seria se ele houvesse realmente levado um tiro.
Para evitar que os patrocinadores do filme ficassem perdidos na trajetória de seu investimento o produtor Lawrence Bender executou primeiros as cenas mais tranquilas do filme, pois assim as filmagens diárias dariam mais suporte e confiança aos diretores para as cenas violentas e sanguinárias.
Laurence Tierney diz "Morto como Dillenger" perto do fim do filme. Ele estrelou como John Dillinger no filme Dillinger (1945).
A loja em que se passa a maior parte do filme está cheia de caixões. Mr. Blonde não fica sentado em cima de caixas e sim em cima de um carro funerário.
A atriz que faz o papel da senhora que atira no Mr. Orange é a professora de fala de Tim Roth. Ele insistiu para que ela fizesse o papel já que fora tão exigente com ele nas aulas para que amenizasse o sotaque inglês.
Foi oferecido o papel de Mr. Orange para Christopher Walken, mas ele recusou.
A frase que o Sr. White diz ao Sr. Pink "Eu preciso que você fique frio. Você está frio?" foi adicionada ao roteiro após um desentendimento entre Laurence Tierny e Carl Madsen. Para quebrar o clima, Tarantino disse "Laurence eu preciso que você fique frio. Você está frio?".
Quando o policial implora por sua vida, alegando num determinado momento que ele tem um filho para criar, esta fala foi improvisada por Kirk Baltz. Logo quando ele disse, Michael Madsen, que tinha se tornado pai recentemente, ficou tão perturbado com a idéia de deixar uma criança sem pai que não conseguiu terminar a cena.
Por várias vezes Tim Roth ficou tanto tempo dentro da poça de sangue que este ressacava e Roth tinha que ser removido com ajuda pois ficava grudado no chão. Este processo consumia alguns minutos.
O orçamento do filme não era muito grande por isso algumas das vestimentos eram dos próprios atores por exemplo: o jeans usado pelo Sr. Pink, as botas de cowboy do Sr. Blonde e a jaqueta de Nice Guy Eddie.
Funcionava uma casa mortuária no galpão utilizado no filme.
As numerosas referências em ser "profissional" se refere ao diretor Howard Hawks um dos preferidos de Tarantino.
O apartamento dos Sr. Orange fica em cima do galpão onde ocorre a maioria das cenas do filme. Os cineastas o redecoraram para parecer um apartamento real com o objetivo de economizar dinheiro em ter que pagar por um apartamento de verdade.
George Clooney recusou o papel para o Sr. Blonde.
Michael Madsen teve dificuldades em gravar as cenas de torturas, particularmente naquelas em que ele tem que atingir Kirk Baltz que faz o papel do policial.
Kirk Baltz pediu para que Madsen o levasse para uma volta dentro do porta-malas do carro para saber qual seria a sensação de estar preso. Madsen atendeu o pedido e foi além, para aperfeiçoar o caráter de sua personagem ele entrou com o carro num beco onde o calçamento estava cheio de buracos e depois foi num drive-thru onde pegou alguns tacos. No final ele voltou ao estacionamento de origem e liberou Baltz que ficou furioso com ele pela tortura real que lhe foi imposta.
Tarantino evita por marcas de produtos em seus filmes o máximo possível. Por isso todos que fumam no filme estão fumando um pacote de "Red Apples", uma marca inventada por Quentin. Isto é porque, também, qualquer cereal em seus filmes (Fruit Brute, Kaboom, etc. ) são todas marcas que deixaram de existir desde os anos setenta.
O filme foi lançado no Estados Unidos praticamente sem promoção alguma, por isso não foi bem nas bilheterias. Na Inglaterra, contudo, foi um sucesso tão grande que Tarantino era seguido por várias pessoas enquanto andava pelas ruas de Londres. Cineastas britânicos foram, de uma certa forma, influenciados por este trabalho desde então.
Votado como o filme independente mais importante de todos os tempos. Votado também como o filme que mais influenciou outros nos últimos 15 anos.
Robert Foster audicionou para o papel de Joe Cabot.
Timothy Carey audicionou para o papel de Joe Cabot, mas Tarantino achou que esse papel não era apropriado para ele e posteriormente dedicou o filme a ele.
Para o lançamento na Europa o distribuidor usou um cartaz para cada personagem no poster de divulgação. Foi quase uma estratégia inovadora na época e agora tem se tornado largamente utilizada.
Todos os atores que são bandidos no filme já passaram, pelo menos uma vez, algum tempo na cadeia.
Quentin Tarantino escreveu o primeiro esboço do roteiro em três semanas e meia.
O terno usado por Harvey Keitel era dele mesmo. Tinha sido feito especialmente para ele pelo estilista françês Agnès B.
Quando um chefão do crime organizado Joe Cabot (Lawrence Tierney) planeja assaltar uma joalheria para roubar um carregamento de diamantes, ele reune um grupo de ladrões experientes para executar o serviço e lhes dá codinome de cores para que suas identidades permaneçam sempre em sigilo: Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Orange (Tim Roth), Mr. Pink (Steve Buscemi), Mr. Blonde (Michael Madsen), Mr. Brown (Quentin Tarantino) e Mr. Blue (Edward Bunker). Não contavam, contudo, que um delator entre eles estivesse ajudado a polícia a prender todo o bando no momento em que estávam executando sua ação criminosa. O desespero para tentar sair do cerco das autoridades e desvendar quem foi o traidor entre eles é o motivo maior do filme. É neste momento desesperador sem liderança e sem controle que os valores íntimos afloram, tornando-se a única necessidade para quem não tem mais escapatória.
Filme de baixo orçamento (cerca de 900 mil dólares), mas que se tornou um marco na carreira do diretor prodígio. Cães de Aluguel é Quentin Tarantino puro.
Notas:
Tarantino queria James Woods em seu filme e fez cinco ofertas para que ele aceitasse o papel. O agente de Woods recusou a oferta sem mesmo mencionar a Woods que os valores oferecidos estavam bem abaixo daqueles que o ator recebe normalmente. Quando Tarantino e Woods se encontram posteriormente pela primeira vez, Woods ficou sabendo sobre a oferta e ficou chateado o bastante chegando até a trocar de agente. Tarantino evitou contar a Woods qual o papel seria dado a ele já que o ator que acabou aceitando executou-o maravilhosamente bem. É sabido por todos que o papel seria o do Sr. Orange.
Tarantino escreveu inicialmente o papel de Mr. Pink para ele mesmo.
A palavra fuck é dita 252 vezes.
Em flashbacks do Mr. White, Joe pergunta a ele sobre uma garota chamada Alabama. Esta é uma referência à personagem de Patrícia Arquette no filme Amor à Queima Roupa (1993) roteirizado por Tarantino. Tarantino afirmou que originalmente pretendia que essa personagem se encontrasse com o Mr. White e se tornassem parceiros no crime. Quando Amor à Queima Roupa estreiou um ano depois de Cães de Aluguel, o final da estória estava mudado, tornando esta estória inconsistente já que Alabama não poderia mais encontrar-se com Mr. White.
Steve Buscemi fez testes inicialmente para o papel do Mr. White.
David Duchovny fez testes para um papel.
O primeiro título do roteiro foi Little Green Back, uma música do álbum do grupo de rock Pink Floyd. Foi posteriormente mudado por que Tarantino ouviu a música na rádio e achou este título muito nostálgico.
Mr. Pink manifesta a sua discordância em dar gorjetas logo no ínicio do filme, curiosamente o ator Steve Buscemi fez uma ponta como garçon no próximo filme dirigido por Tarantino, Pulp Fiction (1994). Michael Madsen originalmente fez testes para o papel de Mr. Pink. Samuel L. Jackson fez testes para o papel do Mr. Orange e não conseguiu o papel. Quentin Tarantino ficou tão impressionado com sua performance nos testes que o escalou para o seu próximo filme: Pulp Fiction.
Uma vez que Tim Roth estava escalado, Tarantino o queria para o papel de Mr. Pink ou Mr. Blonde.
A impressão do filme chegou do laboratório apenas três dias antes de ser exibida no Festival Sundance.
O título do filme veio de uma combinação de outros dois filmes. Tarantino, não muito bom falando françês, sempre se referia ao filme Au Revoir Les Enfants (1987) simplesmente como "aquele filme Reservoir". Ele também era um grande fã de Sam Peckinpah e de seu filme Sob O Domínio do Medo (Straw Dogs, 1971). Assim, ele combinou os dois títulos para formar Reservoir Dogs.
Munido com 30 mil dólares e uma câmera de 16mm, Quentin Tarantino preparou-se para rodar o filme utilizando um grupo de amigos, incluindo o seu parceiro de produção Lawrence Bender que iria interpretar Nice Guy Eddie. Foi quando Tarantino recebeu uma chamada de Harvey Keitel para saber se ele não apenas poderia estar no filme, mas também se poderia ajudá-lo a produzir. Keitel se envolveu no projeto graças à esposa do professor de Artes Cênicas de Lawrence Bender, que conseguiu uma cópia do roteiro e passou para Keitel. Keitel ajudou o orçamento do filme subir para 1,5 milhão de dólares.
Madonna nunca concordou com a explicação que ele deu para a música Like A Virgin no começo do filme. Ela deu uma cópia do álbum Erótica e assinou dizendo "Para Quentin. Não tem nada haver com pau. Tem haver com amor. Madonna".
Robert Kuztman fez a maquiagem de Cães de Aluguel gratuitamente na condição de que Quentin Tarantino escrevesse o roteiro de Um Drink No Inferno (1996) que foi baseado numa estória de Kuztman.
Durante as filmagens, um paramédico ficou sempre a postos para garantir que a quantidade de sangue perdida pelo Mr. Orange fosse mantida numa quantidade consistente e real de como seria se ele houvesse realmente levado um tiro.
Para evitar que os patrocinadores do filme ficassem perdidos na trajetória de seu investimento o produtor Lawrence Bender executou primeiros as cenas mais tranquilas do filme, pois assim as filmagens diárias dariam mais suporte e confiança aos diretores para as cenas violentas e sanguinárias.
Laurence Tierney diz "Morto como Dillenger" perto do fim do filme. Ele estrelou como John Dillinger no filme Dillinger (1945).
A loja em que se passa a maior parte do filme está cheia de caixões. Mr. Blonde não fica sentado em cima de caixas e sim em cima de um carro funerário.
A atriz que faz o papel da senhora que atira no Mr. Orange é a professora de fala de Tim Roth. Ele insistiu para que ela fizesse o papel já que fora tão exigente com ele nas aulas para que amenizasse o sotaque inglês.
Foi oferecido o papel de Mr. Orange para Christopher Walken, mas ele recusou.
A frase que o Sr. White diz ao Sr. Pink "Eu preciso que você fique frio. Você está frio?" foi adicionada ao roteiro após um desentendimento entre Laurence Tierny e Carl Madsen. Para quebrar o clima, Tarantino disse "Laurence eu preciso que você fique frio. Você está frio?".
Quando o policial implora por sua vida, alegando num determinado momento que ele tem um filho para criar, esta fala foi improvisada por Kirk Baltz. Logo quando ele disse, Michael Madsen, que tinha se tornado pai recentemente, ficou tão perturbado com a idéia de deixar uma criança sem pai que não conseguiu terminar a cena.
Por várias vezes Tim Roth ficou tanto tempo dentro da poça de sangue que este ressacava e Roth tinha que ser removido com ajuda pois ficava grudado no chão. Este processo consumia alguns minutos.
O orçamento do filme não era muito grande por isso algumas das vestimentos eram dos próprios atores por exemplo: o jeans usado pelo Sr. Pink, as botas de cowboy do Sr. Blonde e a jaqueta de Nice Guy Eddie.
Funcionava uma casa mortuária no galpão utilizado no filme.
As numerosas referências em ser "profissional" se refere ao diretor Howard Hawks um dos preferidos de Tarantino.
O apartamento dos Sr. Orange fica em cima do galpão onde ocorre a maioria das cenas do filme. Os cineastas o redecoraram para parecer um apartamento real com o objetivo de economizar dinheiro em ter que pagar por um apartamento de verdade.
George Clooney recusou o papel para o Sr. Blonde.
Michael Madsen teve dificuldades em gravar as cenas de torturas, particularmente naquelas em que ele tem que atingir Kirk Baltz que faz o papel do policial.
Kirk Baltz pediu para que Madsen o levasse para uma volta dentro do porta-malas do carro para saber qual seria a sensação de estar preso. Madsen atendeu o pedido e foi além, para aperfeiçoar o caráter de sua personagem ele entrou com o carro num beco onde o calçamento estava cheio de buracos e depois foi num drive-thru onde pegou alguns tacos. No final ele voltou ao estacionamento de origem e liberou Baltz que ficou furioso com ele pela tortura real que lhe foi imposta.
Tarantino evita por marcas de produtos em seus filmes o máximo possível. Por isso todos que fumam no filme estão fumando um pacote de "Red Apples", uma marca inventada por Quentin. Isto é porque, também, qualquer cereal em seus filmes (Fruit Brute, Kaboom, etc. ) são todas marcas que deixaram de existir desde os anos setenta.
O filme foi lançado no Estados Unidos praticamente sem promoção alguma, por isso não foi bem nas bilheterias. Na Inglaterra, contudo, foi um sucesso tão grande que Tarantino era seguido por várias pessoas enquanto andava pelas ruas de Londres. Cineastas britânicos foram, de uma certa forma, influenciados por este trabalho desde então.
Votado como o filme independente mais importante de todos os tempos. Votado também como o filme que mais influenciou outros nos últimos 15 anos.
Robert Foster audicionou para o papel de Joe Cabot.
Timothy Carey audicionou para o papel de Joe Cabot, mas Tarantino achou que esse papel não era apropriado para ele e posteriormente dedicou o filme a ele.
Para o lançamento na Europa o distribuidor usou um cartaz para cada personagem no poster de divulgação. Foi quase uma estratégia inovadora na época e agora tem se tornado largamente utilizada.
Todos os atores que são bandidos no filme já passaram, pelo menos uma vez, algum tempo na cadeia.
Quentin Tarantino escreveu o primeiro esboço do roteiro em três semanas e meia.
O terno usado por Harvey Keitel era dele mesmo. Tinha sido feito especialmente para ele pelo estilista françês Agnès B.
Título Original: Reservoir Dogs.
Gênero: Policial / Ação.
Ano: 1992.
País de Origem: EUA.
Duração: 99 min.
Língua:Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Quentin Tarantino.
Elenco: Harvey Keitel, Steve Buscemi, Michael Madsen, Tim Roth, Chris Penn, Laurence Tierney, Kirk Baltz, Edward Bunker, Quentin Tarantino.
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