REVIEW - FEIRA DAS VAIDADES

B
aseado no romance do novelista William Makepeace Thackeray, Feira das Vaidades concentra seu foco principal nas artimanhas estabelecidas entre as classes para melhorar seu status quo perante uma sociedade em mudanças. A burguesia querendo se estabelecer como elite em busca de um título e a nobreza empobrecida deseja manter seu
padrão de vida e para isso pactua com os ricos emergentes.


A obra não tem a sensibilidade feminina 'chic' dos livros da escritora Jane Austen, mas consegue captar de forma irônica e com muita consistência a hipocrisia da sociedade inglesa no
século XIX. O destaque é dado em cima da necessidade de se sobressair neste círculo restrito, nem que para isso tenha que por os verdadeiros sentimentos em segundo plano.
O filme tem seu epílogo com Becky Sharp, ainda criança. Ela é filha
de um artista que, embora talentoso, passa por dificuldades financeiras e se vê obrigando a vender todas as artes que possui, inclusive um retrato pintado de sua mãe que vai parar nas mãos de um rico mecenas inglês, O Marques de Steyne.

O filme tem seu epílogo com Becky Sharp, ainda criança. Ela é filha

Quando seu pai morre ela se torna orfã e é enviada para uma
instituição responsável pela formação de futuras governantas. Educada com todas as matérias pertinentes a uma lady para a época, ela deseja agora emergir na sociedade conseguindo um bom marido para que possa deixar para trás, definitavamente, a
pobreza de sua infância e a humilhação que sempre sofreu por ser filha de um pintor e de uma dançarina de cabaré. Com a ajuda de sua amiga Amelia Sedley, cuja família possui título de nobreza, ela começa a se infiltrar nas altas rodas inglesas. Sua sorte muda apenas quando começa a
trabalhar como governanta na casa da família de nobres decadentes dos Crawley, onde oportunidades surgirão para que possa efetuar investidas que determinarão o seu futuro.



Feira das Vaidades serviu como um trampolim de divulgação para a então starlet e agora
oscarizada Reese Witherspoon. Com uma interpretação contida e com poucos maneirismos, a moça se sai bem interpretando a ambiciosa e calculista Becky Sharp. A direção de arte é bem acabada e a inserção de detalhes de época é muito bem planejada. O ritmo constante e o bom desenvolvimento tornou
Feira das Vaidades um bom filme agradável de se ver.


Não se trata aqui de nenhuma produção by James Ivory, mas não é por isso desapontador, ao contrário, até certo ponto, ele é surpreendentemente simpático.
Notas:
Filmado anteriormente em 1911,
1915, 1922, 1923, 1932, 1935, 1967, 1987 e 1998. As três últimas versões foram em formato de mini-série, para a TV.

O orçamento de Feira das Vaidades foi de US$ 23 milhões e foi filmado em 55 dias.
A maior parte dos figurinos foram feitos propositalmente em um
número menor que o necessário, para aumentar levemente a dimensão de suas imagens nas cenas.

Natasha Little que faz o papel de Lady Jane Sheepshanks fez o papel de Becky Sharp em
Feira das Vaidades, de 1988, adaptação para a TV em formato de mini-série.

Depois de pedir, numa brincadeira, a Reese Witherspoon para engravidar para o papel, Mira Nair (diretora do filme), que achava Reese muito magra para o papel, ficou extremamente satisfeita quando Witherspoon anunciou que já estava esperando um bebê.
Título Original: Vanity Fair.
Gênero: Drama / Romance.
Ano: 2004.
País de Origem: Reino Unido / EUA.
Duração: 141 min.
Língua: Inglês / Francês / Alemão.
Cor: Colorido.
Diretor: Mira Nair.
Elenco: Reese Whiterspoon, Roger Lloyd-Pack, Gabriel Byrne, Romola Garai, Jonathan Rhys Meyers, William Dobbin, Bob Hoskins.
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