![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/320/478286/ice_age.jpg)
O que acontece quando três animais de espécies completamente
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/5224/theiceage05.jpg)
diferentes e em pleno início da Era Glacial, se juntam para proteger um bebê que acabara de perder a mãe, e iniciam uma jornada não com a intenção de migrar, para escapar do frio, mas para localizar o pai do 'filhote' de humano? Confusões a perder de
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/257527/theiceage06.jpg)
vista além de muita lição de moral. Os discursos preservacionistas é o traço típico dos desenhos ecologicamente corretos feitos na atualidade. Eles põe o homen numa posição mais selvagem do que os própios bichos. Este é a principal mensagem desta criativ
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/781716/theiceage02.jpg)
a animação.
Em
A Era do Gelo os estúdios da Fox acertam em cheio no enredo e nas personagens que, por serem tão diferentes uma da outra, acabam formando um conjunto cujas possibilidades de se criar situações são infinitas.
A seqüência de abertura tem início
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/458798/theiceage03.jpg)
com um esquilo que, por si só já merecia ter o seu próprio longa-metragem. Scrat é o nome dessa criatura que nos introduz ao mundo hostil de milhares de anos atrás. Sua obsessão por avelãs é a grande atração da personagem já que sua teimosia em perseguir a noz, onde quer que e
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/250987/theiceage08.jpg)
sta esteja, o levará sempre a perigos absurdamente engraçados. As expressões nervosas dadas para o animalzinho nas intermináveis perseguições em que ele empreende para deter a avelã, que teimosamente está sempre lhe escapando, são hilárias.
A animação segue seu curso e, eventualmente, é enxertada
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/390554/theiceage24.jpg)
uma tomada de Scrat em mais um de seus apuros. O filme dirige-se para o seu foco principal quando nos é apresentado o encontro de Manfred, um mamute, e Sid, um bicho-preguiça, onde o primeiro salva o segundo de um ataque de rinocerontes enraivecidos. Sid, então, decide
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/590782/theiceage15.jpg)
manter-se sob a proteção constante de Manfred, este não aprova a idéia mas acaba vencido pela insistência da indesejada companhia. Quando a dupla encontra um bebê na beira de um rio, Sid decide que devem achar o pai da criança e entregá-la a salvo nas mãos dos homens,
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/53282/theiceage17.jpg)
contrariando Manfred que não concorda ter que se envolver neste problema. O bebê no entanto é perseguido por um grupo de tigres dentes-de-sabre que deseja devorá-lo como vingança pelo grupo humano ter dizimado boa parte de sua espécie. O chefe do bando
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/61787/theiceage09.jpg)
designa Diego como o responsável pela captura da criança. O maquiavélico tigre tem seu interesse barrado na presença do grandalhão Manfred e é obrigado a reformular uma outra estratégia para que cumpra a ordem de seu chefe. A partir deste
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/680646/theiceage19.jpg)
momento, a história inicia as reviravoltas necessárias para concretizar um final característico para a maioria dos filmes derecionados ao público infanto-juvenil.
A Era do Gelo segue a tendência de bons roteiros dispensados aos desenhos computadorizados que são feitos hoje em dia. A facilidade de se
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/741399/theiceage13.jpg)
construir o filme atráves deste técnica aumenta o poder de implementação das idéias criativas dos desenhistas que não detém-se apenas nas posibilidades da animação tradicional, mas reinventam sempre novas técnicas e formas, que dão mais vida às formas e aumentam a beleza do
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/460968/theiceage04.jpg)
espetáculo nesta área da arte cinematográfica.
Notas:Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme de Animação.
A Era do Gelo é o primeiro longa-metragem dirigido por Chris
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/552364/theiceage18.jpg)
Wedge.
Este é o 3º filme de animação produzido pela 20th Century Fox. Os demais foram
Anastasia (1997) e
Titan (2000).
O personagem Scrat foi desenvolvido especialmente para o filme.
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/484018/theiceage31.jpg)
Os realizadores criaram uma combinação de esquilo e rato, inicialmente como uma maneira de dar ao filme em si uma presença. Tudo o que a criatura quer é enterrar uma bolota, como os esquilos fazem para se preparar para o inverno. Porém, à medida que Scrat tenta empurrar a noz
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/498110/theiceage34.jpg)
para dentro da geleira, dá início à era do gelo, quebrando o gelo e fazendo com que a geleira se mova para frente. Scrat se tornou um sucesso com o público.
A Era do Gelo é um filme de animação totalmente digital da Twentieth Century Fox e do diretor
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/51550/theiceage10.jpg)
vencedor do Oscar Chris Wedge. O diretor, um dos fundadores do Blue Sky Studios, teve um papel-chave no desenvolvimento do software de iluminação da companhia.
O diretor Chris Wedge refere-se ao filme como "
Três Mamíferos Pré-Históricos e um Bebê", devido
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/441828/theiceage11.jpg)
ao desenrolar da trama, que inclui ação, humor, aventura e sentimento.
O brasileiro Carlos Saldanha assina a co-direção do filme. Ele faz parte da equipe criativa do Blue Sky Studios desde 1993. Saldanha ganhou vários prêmios, incluindo o People's Choice no
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/277352/theiceage30.jpg)
Images du Futur, em Montreal, e o Best Artistic Film, no International Computer Film Festival, em Genebra, na Suiça.
O tamanho e as características do mamute Manny, como a tromba longa que cobre seu rosto e a abundância de pele, tornaram-no um dos personagens mais
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/638500/theiceage01.jpg)
desafiadores para levar às telas. Na versão em inglês o ator Ray Romano é quem dá voz a Manny. Na versão dublada, Diogo Villela é quem interpreta o mamute rabujento que faz as coisas a sua maneira. Para o ator, "
foi um enorme prazer
participar desta aventura. O filme é lindo, rico e o roteiro é um exemplo para a humanidade, por falar da solidariedade entre os animais em perigo".
O centro cômico do filme é a preguiça preguiçosa Sid, interpretada na versão original por John
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/993388/theiceage26.jpg)
Leguizamo. O ator se preparou para o papel assistindo a vídeos desses mamíferos lentos que vivem em árvores. Os realizadores entregaram desenhos no papel e no computador do personagem a Leguizamo, bem como modelos de barro para ajudá-lo a criar a voz e a emoção de Sid.
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/826810/theiceage36.jpg)
Depois de experimentar quase 30 vozes, Leguizamo acabou achando a voz do personagem bem perto de casa. "
A voz do Sid acabou sendo meio parecida comigo, só que um pouco mais alta e animada", revelou o ator. Ele também deu a Sid uma "
pronúncia
lateral", depois de saber que as preguiças guardam comida dentro das bochechas, como os esquilos. Tadeu Mello é quem faz o divertido e atrapalhado bicho preguiça na versão dublada. O ator disse que ficou apreensivo ao dublar pela primeira vez em sua carreira.
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/80728/theiceage32.jpg)
"
Mas, o carisma de Sid me favoreceu", afirma ele.
O ator e apresentador Marcio Garcia - que já havia trabalhado com a Fox em
Dr. Dolitte 2 (2001) - repete a experiência e faz, desta vez, a voz do tigre Diego. "
Foi muito divertido, p
rincipalmente porque o personagem começa como vilão e termina como herói". Na versão original, é o ator Denis Leary quem dá voz ao tigre dente-de-sabre. Depois de fazer a voz de Francis em
Vida de Inseto (1998), Denis Leary estava familiarizado com filme de animação. "
Durante anos, uma geração inteira de
crianças, incluindo os meus filhos, me conheceram como uma joaninha, então achei que seria legal - e mais parecido comigo mesmo - ser um tigre dente-de-sabre", brinca o ator.
Para pesquisar o período da Era do Gelo, os membros da equipe técnica do filme procuraram um dos poucos repositórios do mundo de artefato da era do gelo: o Museu Americano de História Natural de Nova York
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/665195/theiceage22.jpg)
. Eles passaram horas incontáveis olhando para ossos de um mamute, debruçados sobre centenas de livros e em consultas com paleontólogos e arqueólogos.
O filme fez referência e a versão do livro mostrava a personagem da preguiça Sylvia, que não foi lançada na edição final para o cinema. No
livro, Sid evita ter que acompanhá-la na
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/814997/1111.jpg)
migração dos animais que vão ao sul, pois ela estava interessada em um compromisso e ele não.
O filme originalmente foi concebido para ser um drama, mas a Fox aceitaria apenas se ele fosse uma comédia de animação infantil.
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/776396/iceage_2002_img5.jpg)
Chris Wedge se arrependeu de não ter tirado o coelho do seu curta
Bunny (1998) para adicioná-lo no filme como um coelho da páscoa.
A equipe de filmagem pensou, inicialmente, em dar um efeito de congelamento à logomarca da Fox quando ela aparece antes do
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/82562/ice%20age.jpg)
início do filme. Este efeito aparece em um dos traillers, mas a idéia foi cortada e a logo aparece normal na exibição inicial do filme.
Os atores que dublaram as vozes das personagens foram encorajados a improvisar suas interpretações para dar um ritmo
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/778103/theiceage29.jpg)
mais espotâneo possível à animação.
Scrat era para aparecer apenas alguns minutos na seqüência de abertura do filme, mas sua personagem teve uma aceitação tão boa junto à platéia nos testes de exibição que lhe foram acrescentadas outras cenas.
A
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/961398/theiceage23.jpg)
pré-produção levou um ano antes que se iniciasse os trabalhos efetivos.
A decisão de fazer Scrat ter voz foi rapidamente desqualificada já que a personagem sem voz dava um efeito cômico muito melhor.
A responsabilidade para realização da seqüência de animação em
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/365429/theiceage16.jpg)
que Sid desce a montanha fazendo snowboard foi dada aos componentes da equipe que de fato já praticaram o esporte.
O filme estreou em março de 2002. Em três semanas de exibição, se tornou o primeiro filme do ano a ultrapassar a barreira de 100
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/688353/theiceage25.jpg)
milhões de dólares de arrecadação nas bilheterias.
O único detalhe que os antropologistas consultores do Museu de História Natural de Nova Iorque fizeram questão que fosse respeitado era o fato de não pôr dinossauros no filme, já que estes estavam extintos há mais de vinte mil anos atrás na época.
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/173198/theiceage12.jpg)
Primeira produção com uso exclusivo de computação gráfica feita pela Blue Sky Studios.
B
lue Sky Animation ve
m desenvolvendo melhoras na composição de personagens através da computação já há mais de 15 anos. Eles
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/471012/ice.jpg)
foram responsáveis por alguns dos efeitos especiais em
Alien: A Ressurreição (1997)
e
Joe Contra as Baratas (1996).
A Blue Sky tem engenheiros dentro de sua equipe que conhecem a física aplicada a luz e ao som e de que forma esses elementos
![](http://photos1.blogger.com/x/blogger/6984/1502/200/780619/theiceage14.jpg)
afetam os movimentos das personagens.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home