REVIEW - PERGUNTE AO PÓ
Arturo Bandini (Collin Farell) é um jovem escritor vindo do Colorado e de origem italiana. Hospedado numa pensão nos arredores de Los Angeles na década de 30, ele tenta ser reconhecido mas falta-lhe inspiração para que possa escrever algo que seja publicado e aceito pelo editor. A história começa quando Bandini (Colin Farrell), sobrevivendo à base de laranjas e cigarros e com seis semanas de atraso em seu aluguel, reflete sobre o que fazer com sua última moeda. Não lhe restam muitas opções a não ser extrair idéais dos acontecimentos diários de sua vida nessa Los Angeles dos sonhos.
Ele, então, acaba por conhecer Camilla Lopez (Salma Hayek), imigrante mexicana que trabalha num bar e deseja se naturalizar americana. A antipatia incial e troca de insultos reflete apenas a insegurança provinda da origem étnica de suas personagens. Eles acabam desenvolvendo entre si um sentimento que oscila entre o fascínio e o preconceito embutido de suas idéias.
Pergunte ao Pó é uma das obras do aclamado novelista John Fante, trata basicamente das memórias da personagem principal, suas experiências e divagações em plena crise de produção e criatividade. Os traumas de infância que Bandini apresenta para justificar o seu comportamento diante de determinadas situações é o que parece ser mais relevante e é o que determina o foco principal do conflito no filme, mas mesmo assim aparece apenas como um detalhe mal explorado, quando achávamos que se formaria uma situação maior em cima do fato.
Infelizmente o filme, produzido por Tom Cruise, não consegue despertar um interesse de destaque. Embora tenha sido construído em cima de imagens poéticas elas não resultam num fim direcionado e acabam se bastando por elas mesmas. Destaque vai para a bela fotografia e o figurino bem elaborado.
Salma Hayke e Colin Farrell atuam dentro de um comprometimento necessário que o papel exige, não há nada de excepcional em suas interpretações, mesmo porque os caracteres não pedem um esforço maior para suas expressões. Os contornos ficam meio místicos já que não são mais aprofunddos.
Falta conteúdo para que Pergunte ao Pó se substancie. O filme não é ruim, simplesmente não há uma mensagem final e inédita para que se justifique o seu tempo de projeção.
Notas:
Val Kilmer estava originalmente envolvido no projeto, mas abandou por razões que não foram especificadas.
Idina Menzel teve que deixar de atuar no papel principal da peça da Broadway Wicked por algumas semanas, para poder realizar suas filmagens na África do Sul.
Willy, o cachorro, é interpretado por Danny Finn. Seu dono teve que ficar próximo ao adestrador da companhia que a produção contratou, pois o cachorro não era ator profissional e não prestava atenção nos movimentos corretos que deveria executar.
Robert Towne terminou o roteiro deste filme no começo dos anos 90, mas não tinha suporte financeiro para levá-los à tela. Mesmo com Johnny Depp interessado no projeto o roteiro vagou de estúdio para estúdio.
Nos primeiros estágios da produção do filme Johnny Depp se envolveu nos trabalhos durante um ano.
Os direitos do projeto já perteceram a Mel Brooks, mas o prazo de detenção expirou.
Robert Towne se interessou pelo projeto quando se encontrou com John Fante, o autor da novela, enquanto fazia pesquisas para o filme Chinatown no início da década de 70.
Quando Towne apresentou o papel a Salma Hayke ela recusou pois não queria ser esteriotipada com papéis mexicanos. Ela acabou aceitando o papel oito anos depois.
Título original: Ask the Dust.
Gênero: Drama / Romance.
Ano: 2006.
País de Origem: EUA.
Duração: 117 min.
Língua: Inglês.
Cor: Colorido.
Diretor: Robert Towne.
Elenco: Colin Farrell, Salma Hayek, Donald Sutherland, Idina Menzel, Justin Kirk, Eileen Atkins.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home