REVIEW - LITTLE LORD FAUNTLEROY
Antes de iniciar o comentário sobre o filme Little Lord
Fauntleroy, sinto-me compelido a dar um breve histórico de uma das pessoas que mais estabeleceram diretrizes para o cinema comercial que conhecemos hoje: Mary Pickford. Mary Pickford é um caso único na história do cinema mundial. Numa área dominada pelos homens ela estabeleceu seu pionerismo não apenas como a primeira atriz a fazer sucesso e a ser reconhecida internacionalmente. Ela, também foi, no auge de sua carreira, a primeira mulher a ter controle sobre a produção e distribuição de seus filmes. Com uma visão empresarial
aguçada, Pickford quebrou barreiras e se tornou dona de um estúdio, a United Artists, numa sociedade que incluia seu marido Douglas Fairbanks, Charles Chaplin e D. W. Griffith. Por conta de sua iniciativa foi criada a Academia de Artes e Ciências Ciências Cinematográficas de Hollywood e o subseqüente prêmio Oscar que se tornaria o maior reconhecimento comercial de uma produção em cada um de seu aspecto artístico. 
aguçada, Pickford quebrou barreiras e se tornou dona de um estúdio, a United Artists, numa sociedade que incluia seu marido Douglas Fairbanks, Charles Chaplin e D. W. Griffith. Por conta de sua iniciativa foi criada a Academia de Artes e Ciências Ciências Cinematográficas de Hollywood e o subseqüente prêmio Oscar que se tornaria o maior reconhecimento comercial de uma produção em cada um de seu aspecto artístico. 
O início do empreendedorismo de Mary Pickford se deu, de início, dentro das telas. Consciente de seu carisma e da popularidade que tinha junto ao público que ia ao cinema assistir a jovem de cabelos cacheados, ela passou a exigir junto aos estúdios melhores salários compatíveis com seu apelo comercial. Não demorou muito para Mary Pickford ser aclamada como a "American Sweetheart" ou seja a "Queridinha da América" graças ao seu carisma. As personagens escolhidas por Mary Pickford acabaram por lhe criar um esteriótipo de
boa moça. Sua suavidade e meiguice ao interpretar de forma espontânea meninas altruistas, ingênuas e de bom coração que sempre buscavam a felicidade lutando contra toda a má sorte da vida, transformaram-na em um lenda da sétima arte. No início do cinema, em seus primeiros filmes, os atores eram considerados apenas peças secundárias. A referência eram os nomes dos estúdios que faziam os filmes. Mary Pickford no início de carreira, por exemplo, era conhecida como a menina de cachos dourados da Biograph. As suas exigência acabaram
levando auto-afirmação á classe dos atores que passaram a ser considerados os bem mais valiosos para os estúdios alcançando o patamar de estrelas e dando origem ao que ficaria conhecido como o "star system" dos estúdios. É de Mary Pickford a célebre frase que resume a nova era em Hollywood: "Para se ter bons atores devemos pagá-los bem e mantê-los sob contrato". A partir deste instante os astros e estrelas da tela prateada teriam seus nomes expostos com destaque nos créditos iniciais de abertura dos filmes.
boa moça. Sua suavidade e meiguice ao interpretar de forma espontânea meninas altruistas, ingênuas e de bom coração que sempre buscavam a felicidade lutando contra toda a má sorte da vida, transformaram-na em um lenda da sétima arte. No início do cinema, em seus primeiros filmes, os atores eram considerados apenas peças secundárias. A referência eram os nomes dos estúdios que faziam os filmes. Mary Pickford no início de carreira, por exemplo, era conhecida como a menina de cachos dourados da Biograph. As suas exigência acabaram
levando auto-afirmação á classe dos atores que passaram a ser considerados os bem mais valiosos para os estúdios alcançando o patamar de estrelas e dando origem ao que ficaria conhecido como o "star system" dos estúdios. É de Mary Pickford a célebre frase que resume a nova era em Hollywood: "Para se ter bons atores devemos pagá-los bem e mantê-los sob contrato". A partir deste instante os astros e estrelas da tela prateada teriam seus nomes expostos com destaque nos créditos iniciais de abertura dos filmes.Em Little Lord Fauntleroy ( segunda versão levada ao cinema, as outras foram de 1914, 1936 e 1980) Mary Pickford assume o papel duplo do
jovem herdeiro do título de conde e de sua mãe. Explorando as características de interpretação que lhe tornaram referência
jovem herdeiro do título de conde e de sua mãe. Explorando as características de interpretação que lhe tornaram referênciade pureza e amabilidade, Pickford consegue surpreender tanto quando faz a resignada e humilde mãe solteira - carinhosamente chamada pelo seu filho de 'Dearest' (querida) como quando faz o inquieto e cativante Cedric. A história trata do reconhecimento do filho ilegítimo de seu filho morto, pelo Conde de Dorincourt, que vê ameaçada a sua descendência por não haver mais descendentes.
Sabendo que seu falecido filho deixara nos Estados Unidos um herdeiro fruto de uma relação não-conjugal ele manda trazê-lo para a Inglaterra com o propósito de prepará-lo para ser o seu sucessor. Embora, a princípio, rejeite a idéia de ter que aceitar um neto desconhecido e uma mulher o qual despreza e considera desonrada, a aproximação entre avô e neto é inevitável e o pequeno Cedric começa a operar
mudanças no coração embrutecido do Conde. . e A interpretação do cinema mudo exigia um leque de expressões indicativas e mímicas intensas para dar força ao que o ator queria representar. Frequentemente, contudo, a performance era exagerada e o ator tornava-se mais anti-natural do que já se exigia pela falta de som. Mary Pickford, contudo, consegue
passar ao público com menos maneirismos e pantomimas, apelos distintos vindo das personagens com simples olhares e gestos simbólicos. O elenco de apoio formado na sua grande maioria de experientes atores e atrizes do teatro de Nova Iorque e do cinema nascente como Claude Gillingwater que faz o papel do Conde de Dorincourt e Kate Price como a senhora McGinty
tornam o filme ainda mais interessante. Produzido de forma suntuosa e com uma fotografia de primeira linha feita pelo mítico Charles Rosher (Scaramouche, Pollyanna, Kismet). Little Lord Fauntleroy é um bom exemplo do cinema mudo de qualidade feito em uma Hollywood nostálgica que enfeitiçava as platéias do mundo no início do século XX e que mantém sua aura translúcida até hoje.
Sabendo que seu falecido filho deixara nos Estados Unidos um herdeiro fruto de uma relação não-conjugal ele manda trazê-lo para a Inglaterra com o propósito de prepará-lo para ser o seu sucessor. Embora, a princípio, rejeite a idéia de ter que aceitar um neto desconhecido e uma mulher o qual despreza e considera desonrada, a aproximação entre avô e neto é inevitável e o pequeno Cedric começa a operar
mudanças no coração embrutecido do Conde. . e A interpretação do cinema mudo exigia um leque de expressões indicativas e mímicas intensas para dar força ao que o ator queria representar. Frequentemente, contudo, a performance era exagerada e o ator tornava-se mais anti-natural do que já se exigia pela falta de som. Mary Pickford, contudo, consegue
passar ao público com menos maneirismos e pantomimas, apelos distintos vindo das personagens com simples olhares e gestos simbólicos. O elenco de apoio formado na sua grande maioria de experientes atores e atrizes do teatro de Nova Iorque e do cinema nascente como Claude Gillingwater que faz o papel do Conde de Dorincourt e Kate Price como a senhora McGinty
tornam o filme ainda mais interessante. Produzido de forma suntuosa e com uma fotografia de primeira linha feita pelo mítico Charles Rosher (Scaramouche, Pollyanna, Kismet). Little Lord Fauntleroy é um bom exemplo do cinema mudo de qualidade feito em uma Hollywood nostálgica que enfeitiçava as platéias do mundo no início do século XX e que mantém sua aura translúcida até hoje.O seu irmão, Jack Pickford foi creditado como um dos diretores do filme. Ele faleceria em 1933 por falência renal causada pelo anos de alcolismo.
Na cena em que Cedric reencontra a sua mãe (ambos papéis protagonizados por Pickford), a cena da troca de beijos na bochecha levou 15 horas para ser concluido para uma edição de apenas 3 segundos que é visto no filme. Isso se deveu a complexidade das múltiplas exposições de câmera que foram necessárias para dar realismo à cena. Para garantir estabilidade entre as várias tomadas feitas, o cinegrafista Charles Rosher aumentou o peso da câmera que operava as cenas para quase uma tonelada.
Título Original: Little Lord Fauntleroy.
Ano: 1921.
País de Origem: EUA.
Duração: 112 min.
Língua (Subtítulos): Inglês.
Cor: Preto e Branco.
Diretor: Alfred E. Green / Jack Pickford.
Elenco: Mary Pickford, Claude Gillingwater, Joseph J. Dowling, James A. Marcus, Kate Price, Fred Malatesta, Rose Dione.


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