Monday, January 29, 2007

EM EXIBIÇÃO - DIAMANTE DE SANGUE

Os filmes de denúncia política continuam se proliferando. Com um toque mais espetacular, típico de hollywood, Diamante de Sangue se promove através de Leonardo Di Caprio que consegue fazer o seu melhor trabalho no ano.
Num periodo conturbado de plena guerra civil em um dos países mais pobres do mundo, Serra Leoa na África, um contrabandista de diamantes Danny Archer (Leonardo Di Caprio), faz fortuna trocando a pedra preciosa por armamentos para as melícias e para o governo oficial. Quando ele descobre que Solomon (Djimon Hounsou), um dos prisioneiros do grupo terrorista dominante achara um diamante rosa altamente valioso enquanto garimpava como escravo num dos campos de concentração mantido pelo grupo, Danny lhe fará uma proposta em que aceitará ajudá-lo no resgate de seu filho que fora capturado para servir como soldado nas forças rebeldes.Com a ajuda da repórter Maddy (Jennifer Connelly), também interessada em extrair um furo de reportagem sobre a relação entre o tráfico de armas e o comércio ilegal de diamantes, ele vai obtendo informações importantes sobre o paradeiro da criança e com isso chegar ao cobiçado tesouro.
Tratado com menos densidade política do que habitualmente acontece com filmes de temática denuncista, Diamante de Sangue capricha nas cenas espetaculares de ação que beiram a improbabilidade de fato. O jogo de interesses que vai alinhavando o roteiro é bem construido e não se desfaz por um instante sequer, até os momentos decisivivos onde prevalece o virtuosismo e o bom coração. Não há como deixar de se envolver com a história, cujo cenário foi baseado num acontecimento real, e repudiar os atos bárbaros que foram cometidos contra a população civil, principalmente contra as crianças tiradas de seus pais e transformadas em assassinas.
O título em português é a tradução literal do que ele recebeu em inglês, Blood Diamond, e sintetiza muito bem o significado que a pedra preciosa teve naqueles momentos de extrema violência. Num país devastado por forças internas e externas, onde a ganância e a exploração ditam as regras, a vida humana é o que menos vale no final das contas.

Notas:
Jennifer Connelly sofreu uma contusão no pescoço quando gravava a cena do carro.O nome do filho de Solomon é Dia, que significa cara em krio - um lingua adptada em Serra Leoa.Quando Danny Archer chega na África do Sul há duas mulheres paradas em frente ao aeroporto e ele passa por elas. Essas mulheres são a avó e a mãe de Leonardo DiCaprio.
Russel Crowe foi considerado para o papel de Danny Archer.
Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator (Leonardo DiCaprio), Melhor Ator Coadjuvante (Djimon Hounson), Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som.Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Leonardo DiCaprio).
Título Original: Blood Diamond.

Gênero: Drama/Ação.

Ano: 2006.

Pais de Origem: EUA.

Duração: 143 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Edward Zwick.

Elenco: Leonardo Di Caprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou, Kagiso Kuypers, Arnold Vosloo.

Tuesday, January 23, 2007

EM EXIBIÇÃO - ERAGON

Quando pensamos em filmes fantásticos em que batalhas são travadas num ambiente medieval cheio de magia, ação e aventura e em que a vitória sobre o mal é tudo que interessa para se ter o final feliz, que filme vêm a cabeça ? Se a resposta é a Trilogia Guerra nas Estrelas, como o marco inicial moderno e outra trilogia O Senhor dos Anéis, como o apogeu do gênero na atualidade você acertou. Estes filmes estabeleceram um parâmetro que dificilmente será batido. Para que o impacto de Guerra nas Estrelas de George Lucas fosse, senão superado mas igualado, teve que se esperar por quase trinta anos a transformação de O Senhor dos Anéis, de um livro em filme magistral e intocável, que deu muito trabalho e custou inimagináveis zilhões de dólares (rendendo mais inimagináveis ainda outros zilhões).
Outra trilogia se dispõe em, aproveitando o vácuo deixado por Frodo e companhia limitada, estabelecer uma nova seqüencia de histórias em que a virtude e exaltada através das ações heróicas de personagens de bom coração e cujos destinos já foram traçados. Eragon é um jovem camponês que vive juntamente com seu tio e primo numa fazenda numa terra imaginária dominada pelo maligno rei Galbatorix. Desde que todos os dragões juntamente com seus 'caveleiros' foram exterminados pelo terrível rei, a população vive em extrema opressão. A única esperança que resta é da profecia de que um dia um cavaleiro e seu dragão irão erguer-se novamente triunfando contra Galbotrix. Não por sorte, Eragon descobre o ovo de um dragão (que fora tirando do rei e o qual este já o procura para evitar a concretização da profecia). Quando o dragão nasce, ele e o menino tornam-se amigos imediatos e em pouco tempo estarão lutando para o restabelecimento da paz.
De forma pálida, o mal-feito roteiro de Eragon tenta implementar uma emoção pálida do filmes de fantasia que fizeram mais sucesso anteriormente mas nem de longe passar a tal emoção. A sala da edição deve ter trabalhado muito, porque se tem a impressão que tudo está ocorrendo num mesmo dia, como dizia minha avó, nas carreiras. As personagens tomam posições, fazem entendimentos de situações traumáticas, agem incoerentemente de forma brusca e inconcebível tal qual um cartoon estilo Caverna do Dragão. Acaba que Eragon se torna um filme tão bobo, chato e previsível que a faixa etária que pode alcançar e fazer algum sucesso é com o público abaixo dos 12 anos. Os diálogos não ajudam, as interpretações não convencem e o roteiro é um lixo. Até a dragão fêmea irrita quando por telepatia fala com o herói do filme, nos lembra que estamos perdendo o tempo com uma bobagem onde é impossível extrair algo que preste. Se algum coisa se salva ? Talvez os efeitos especiais, mas estes já não são novidades para ninguém. Assistir Eragon é ter a mesma experiência em assistir um filme de Didi ou da Xuxa: programa para baixinhos.

Notas:
Elijah Wood e Shia LaBeouf estiveram cotados para interpretar o personagem Eragon.Alex Pettyfer foi a escolha original para o personagem Eragon, mas ele desistiu do papel devido às filmagens serem em Budapeste e ele ter medo de voar. Foram cerca de 180 mil candidatos para o personagem Eragon. O personagem Brom foi oferecido a Ian McKellen e Patrick Stewart, que não puderam aceitar devido ao compromisso já firmado por ambos com X-Men - O Confronto Final (2006).
Guy Pearce esteve cotado para interpretar o personagem Durza.
Filme de estréia de Joss Stone.
Christopher Paolini, autor do livro o qual Eragon é baseado, declarou vontade de aparecer em uma pequena ponta no filme, como um dos guerreiros da batalha de Farthen Dur. Porém a apertada agenda do escritor impossibilitou sua participação. As filmagens ocorreram entre 1º de agosto e 19 de novembro de 2005. - O orçamento de Eragon foi de US$ 100 milhões.
Os movimentos de Safira voando tiveram como modelo os movimentos do vôo de uma águia.
Existem cerca de cinqüenta divergências entre o livro e o roteiro que foi adptado.
Título Original: Eragon.

Gênero: Fantasia.

Ano: 2006.

País de Origem: EUA.

Duração: 104 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Stefen Fangmeir.

Elenco: Edward Speleers, Jeremy Irons, Sienna Guillory, Robert Carlyle, John Malkovich, Garret Hedlund, Joss Stone, Rachel Weisz (voz de Safira).

Thursday, January 18, 2007

REVIEW - HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA

A adaptação do segundo filme baseado na obra de fantasia da escritora multi-milionária J.K. Rowling traz Harry Potter enfrentando novos desafios e com aventuras tão arrebatadoras quanto o primeiro longa da série.
Depois do período de férias fora de Hogwarts, o bruxinho retorna à Escola de Magia e Bruxaria mesmo contra a vontade de seu tio e, também, de um elfo misterioso que aparece em seu quarto e que tenta convencê-lo a não retornar para a sua escola de bruxos alertando-o do perigo que estaria correndo ao chegar no local. Na Escola, ele reencontra velhos amigos como Hermione, Ron e todo o corpo docente acrescido de novas figuras como a professora Sprout (Miriam Margolyes). Para se juntar à turma do mal chega Lucius Malfoy (Jason Isaac), arrogante e vaidoso, ele é pai de Draco Malfoy (Tom Feldon), o maior rival de Harry em Hogwarts. Neste caso, vemos a genética funcionado tendo em vista que pai e filho desfrutam de características físicas idênticas.
Os problemas se iniciam quando a temível e lendária Câmara Secreta é reaberta e alguns alunos são encontrados em estado de petrificação após se depararem com uma critura temerosa que está associada à Câmara. O alerta de perigo dado pelo elfo começa a fazer sentido e Harry Potter acaba tomando conhecimento de segredos guardados a sete chaves pelos dirigentes de Hogwarts. Mais uma vez o jovem mago irá enfrentar desafios espetaculares para reestabelecer a paz no local e vencer mais uma batalha contra as forças maléficas patrocinadas pelo seu arqui-inimigo de sempre, Voldemort.
Embora Chris Columbus não esteja mais dirigindo este segundo episódio, Harry Potter e a Câmara Secreta mantém o padrão de acabamento e primorosidade vistos no primeiro filme. O mundo de J.K. Rowland continua tão fiel aos seus livros quanto possível, mantendo o ritmo da aventura e da ação neste fascinante mundo de fantasia.

NOTAS:
Os atores Hugh Grant e Alan Cumming estiveram cotados para interpretar o personagem Gilderoy Lockhart.
O ator Robert Carlyle esteve cotado para interpretar o personagem Arthur Weasley.
É o último filme do ator Richard Harris, que faleceu um mês antes do lançamento do filme nos cinemas.
Este é o 2º de 5 filmes em que Julie Walters e Rupert Grint atuaram juntos. Os demais foram Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), Lições de Vida (2006) e Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007).
Apesar de ter 23 anos e os produtores estarem inicialmente procurando por alguém que estivesse na faixa de 15 a 17 anos, o ator Christian Coulson acabou sendo escolhido para interpretar o personagem Tom Riddle.
Daniel Radcliffe ganhou um salário de US$ 3 milhões por sua atuação em Harry Potter e a Câmara Secreta.
Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter, declarou que Harry Potter e a Câmara Secreta é seu livro favorito entre todos os já lançados da série.
Apesar de aparecer no livro, no filme Harry Potter e a Câmara Secreta a personagem Madame Hooch não está presente.
O orçamento de Harry Potter e a Câmara Secreta foi de US$ 100 milhões.
As filmagens de Harry Potter e a Câmara Secreta tiveram início em novembro de 2001, ainda antes do lançamento do primeiro filme, tendo durado até maio de 2002.
Precedido por Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).
Seguido por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), e Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007).
Shirley Henderson, que vive a fantasma Murta Que Geme, apesar da voz e do rosto infantil, já tinha 35 anos quando foi escalada para o papel.
O interior da estação que aparece nos filmes é a de St. Pancras, que fica num prédio ao lado de King's Cross.
Aragog, a aranha gigante de Hagrid, pesava 750 Kg e tinha 3 metros de altura e mais de 5 metros de envergadura.
A Câmara Secreta mede 76m x 36m e o Salão Comunal 47m x 12m.
A água da Câmara Secreta foi tingida de preto para dar a sensação de profundidade.
Foram usados quatorze carros para fazer o Ford Anglia voador do Sr. Weasley.
Nos extras do DVD, existe uma foto professor do Gilderoy Lockhart na capa do livro Quem sou eu?, na vitrine da Livraria Floreios e Borrões, numa referência a sua perda de memória após os acontecimentos na Câmara secreta.
A fala "Esperamos que o Sr. Potter sempre esteja presente para salvar o dia." foi improvisada por Daniel Radcliffe e Jason Isaacs.
Quando Harry Potter entra no escritório do Prof. Dumbledore pode ser visto um retrato de Gandalf - O Cinzento, da Trilogia O Senhor dos Anéis, entre os retratos dos grandes magos.
Alguns dos retratos em Hogwarts apresentam, na realidade, os rostos do Projetista Stuart Craig e do Produtor Executivo Mark Radcliffe (pai do ator Daniel Radcliffe).
Recebeu 3 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção e Melhor Som.
Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Interpretação Virtual (Dobby).
Modelos de tamanho real dos atores que são petrificados do filme foram construídos para substituí-los nas cenas em que se encontram sob o feitiço.
No roteiro inicial Hermione abraçaria Harry e Ron na cena final. Como Emma Watson, na época com onze anos de idade, sentiu-se envergonhada em abraçar os atores na frente da equipe a cena foi mudada para apenas um abraço em Harry e um aperto de mãos em Ron. No abraço de Harry, Emma disse numa entrevista que o abraço em Daniel aconteceu muito rápido, o que acabou obrigando a equipe a congelar por alguns segundos a cena do abraço com Harry.






Título Original: Harry Potter and The Chamber of Secrets.

Gênero: Fantasia.

Ano: 2002.

País de Origem: Reino Unido / EUA / Alemanha.

Duração: 161 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Chris Columbus.

Elenco: Daniel Radcliff, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Harris, Maggie Smith, Fiona Shaw, Richard Griffiths, Julie Walters, Alan Rickman, Tom Felton, Jason Isaacs, Kenneth Branagh, John Cleese, Robbie Coltrane, Shirley Henderson, Christian Colson.

Thursday, January 11, 2007

REVIEW - OS INCRÍVEIS

Diversão garantida para todas as idades é a animação Os Incríveis que foi produzido pelos estúdio da Pixar e que se baseia no personagem o Sr. Incrível dos quadrinhos e desenhos da TV. A forma adulta como o estúdio dá vida às personagens, proporciona para ele um alcance universal atingindo o público de todas as faixas etárias. A problemática pela qual Beto Pêra (Sr. Incrível) e sua família atravessam no cotidiano de suas vidas como simples "mortais", é tão corriqueira como a de qualquer humano, com a diferença que inevitalmente eles se utilizam dos super poderes para manter a ordem, ou, no caso das crianças, para se saírem bem de suas brigas de irmãos.
Tirados de circulação como super-heróis por causar transtornos à cidade, embora sempre estivessem salvando a população em perigo, eles entram num programa do governo destinados a ex-super-heróis para manter uma vida no anonimato. Beto traballha numa agência de seguros e recebe sempre bronca do chefe, Helena (A Mulher-Elástica) é a dona de casa zelosa e mãe dedicada ao filhos Violeta, Flecha e do bebê Zezé. Para sair do tédio e conter um pouco de sua índole heróica, Beto e Lucius (O Homen-Gelado) atuam de forma clandestina e esporádica salvando os cidadões de situações de perigo. A vida do Sr. Incrível e de sua família sofrerá uma guinada quando ele aceita participar de uma missão secreta que na verdade é uma armadilha que intenciona destruir todos os super-heróis existentes.
Os Incríveis possuem gags no mínimo hilárias e personagens marcantes como Edna Moda, a lendária estilista dos super-heróis. Só o desenvolvimento que deram para a cheia-de-personalidade-e-excêntrica Edna já vale o filme e a põe dentro da galeria das figuras mais interessantes da animação de todos os tempos.
Os Incríveis é divertimento certo para todas as idades.

Notas:
Trata-se do mais longo filme de animação em computação gráfica já lançado até o momento.
A personagem Edna Moda foi inspirada em Edith Head, que trabalhou como figurinista de centenas de filmes produzidos em Hollywood por mais de 50 anos.
Em um dos trailers do filme aparece na capa da TV Guide que é lida pelo Sr. Incrível a seguinte manchete: "Kevin O'Brien: First Artist on the Moon" (traduzindo, "Kevin O'Brien: Primeiro Artista na Lua"). Kevin O'Bryan é o responsável pelos storyboards de Os Incríveis.
O orçamento de Os Incríveis foi de US$ 92 milhões.
Ganhou 2 Oscars, nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Edição de Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Som e Melhor Roteiro Original.
Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme
Comédia/Musical.
Recebeu 2 indicações ao MTV Movie Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme e Melhor Equipe (Craig T. Nelson, Holly Hunter, Spencer Fox e Sarah Vowell).
Para que pudesse dar ao Flecha uma voz ofegante, Brad Bird fez com que Spencer Fox desse voltas em torno do estúdio para ter o efeito desejado na dublagem.






Título Original: The Incridibles.

Gênero: Animação.

Ano: 2004.

País de Origem: EUA.

Duração: 115 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Brad Bird.

Elenco (vozes da animação original): Craig T. Nelson, Holly Hunter, Samuel L. Jackson, Jason Lee, Spencer Fox, Sarah Vowell, Brad Bird.
  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/