Saturday, July 22, 2006

REVIEW - POLTERGEIST II O OUTRO LADO

Um ano se passou do início da primeira assombração que aconteceu no novíssimo conjunto residencial de Creast Valley. A família Freeling ficou, desde então, aguardando o seguro pela casa destruída (que provavelmente não será aceito, já que a forma como houve a perda do imóvel não consta nas cláusulas de cobertura da apólice). Hospedados com sua mãe (a vovó Jess), Diane, seu marido Steve e os filhos Robbie e Caroll Anne (estranhamente a primeira filha, Dana, foi esquecida sem ter um representante para o personagem e nem mesmo uma explicação. A atriz que fazia o seu papel, Dominique Dunne, fora assassinada antes mesmo da estréia do primeiro filme da trilogia), não estão livres da perseguição fantasmagórica que agora tem um líder que, tendo a forma humana do reverendo Henry Kane, tenta desestabilizar e desunir os Freeling e levar para o além a pequena Caroll Anne. Só a força do amor que os mantém juntos é que será capaz de combater as forças do mal que tentam se impor.
Quatro anos após as filmagens do primeiro Poltergeist, e apostando no sucesso do filme produzido (talvez dirigido) por Steven Spielberg em 1982, Poltergeist II - O Outro Lado tenta assustar mas não tem mais a força da imprevisibilidade do primeiro e não consegue surpreender. Embora tenha acrescentados alementos mais assustadores (o reverendo Kane), o filme se desfez de uma das suas personagens mais incomuns e carismáticas a médium Tangina (resumida a poucas cenas e com um ar de impotência que não fazia parte de sua característica), para acrescentar um índio feiticeiro pouco interessante.
Mesmo com bons efeitos especiais para a época, não se pode fazer um filme apostando apenas no vácuo deixado pelo original, tem que haver um roteiro plausível. O que não ocorre neste caso. O outro lado não parece ser tão interessante como gostaríamos que fosse até mesmo para Steven Spielberg que não quis se meter nessa enrrascada sobrenatural.

Notas:
Numa determinada cena do filme, Steve, interpretado por Craig T. Nelson, comenta com o índio Taylor, interpretado por Will Sampson, que talvez ele seja um louco fugido do hospício. No filme Um Estranho no Ninho, Sampson interpreta um interno do hospício que foge do lugar.
Há uma maldição que cerca a trilogia do filme Poltergeist. A atriz Dominique Dunne foi assassinada pelo namorado antes da estréia do primeiro filme. O ator Julian Beck morreu de câncer no estômaco depois de filmar o segundo filme. A atriz Heather O'Rourke morreu de um estranho caso de estenose intestinal logo após ser completado o terceiro filme. As carreiras de muitos atores sofreram abalos após participações nos filmes.
Fato desconhecido por muitos integrantes do elenco e equipe de filmagem era que os esqueletos que aparecem nas cenas eram de verdade. Sabendo disso a equipe exigiu que um exorcismo fosse realizado para diminuir a tensão crescente. O exorcismo foi realizado logo após o pedido.
O exorcismo foi feito por Will Sampson que era na vida real um shaman de vários grupos diferentes até sua morte. A segurança do estúdio foi alertada para deixar o set aberto e desocupado para que ele pudesse ir no meio da noite realizar o ritual de exorcismo.





Título original: Poltergeist II: The Other Side.

Gênero: Terror / Thriller.

Ano: 1986.

País de origem: EUA.

Duração: 91 min.

Língua: Inglês.

Cor: Colorido.

Diretor: Brian Gibson.

Elenco: Craig T. Nelson, Jobeth Williams, Heather O'Rourke, Oliver Robins, Zelda Rubenstein, Will Sampson, Julian Beck, Geraldine Fitzgerald.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

8:22 AM  

Post a Comment

<< Home

  • Edite
  • http://cinept.blogspot.com/